Guerra Ucrânia e Rússia: o que se sabe até agora, 23/02
Veja as principais notícias sobre o conflito iniciado com a invasão russa autorizada pelo presidente Vladimir Putin a Kiev e ao leste ucraniano

A guerra entre Ucrânia e Rússia tem assustado o mundo desde a madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, quando o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou e já iniciou o ataque a bombas ao território ucraniano. O bombardeio começou na capital Kiev e em outras cidades do leste da Ucrânia. Em quase ano, o conflito resultou em milhares de mortos e feridos. Veja abaixo as principais notícias sobre a guerra:
O ataque da Rússia à Ucrânia
23/02/22 • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento aos cidadãos russos, na noite desta quarta-feira (23), em tom de ameaça aos demais países. “Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, declarou, ao anunciar o início da operação militar no leste da Ucrânia.
24/02/22 • A Rússia iniciou ataque a bombas em uma operação militar contra a Ucrânia, no início da madrugada desta quinta-feira (24). O ataque foi autorizado pelo presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com as agências de informação da Rússia - RIA e Interfax - e sites brasileiros, as explosões aconteceram no leste da Ucrânia, principalmente na capital, Kiev.
24/02/22 • As tropas russas conseguiram tomar o controle da antiga usina nuclear de Chernobyl, após uma batalha militar contra os ucranianos, que tentavam a todo custo defender a área da usina, que estava sendo invadida. A notícia foi dada pelo assessor do ministro do Interior da Ucrânia, na tarde desta quinta-feira (24).
02/03/22 • Um míssil explodiu um prédio em Kharkiv, na Ucrânia, enquanto um voluntário gravava vídeo para comentar sobre as doações destinadas às vítimas do conflito com a Rússia. Nas imagens, é possível ouvir o barulho do artefato se aproximando em alta velocidade, até o momento em que ele atinge o prédio. A cena aconteceu em fração de segundos, sem haver chance do voluntário deixar o local antes da colisão. O impacto fez com que o homem fosse arremessado no chão. Apesar da queda, a câmera seguiu ligada e registrando o ocorrido.
02/03/22 • O major-general Andrei Sukhovetsky, general que comandou a 7ª Divisão Aerotransportada russa e atualmente era tornou-se vice-comandante do 41º Exército de Armas Combinadas, foi morto em combate na Ucrânia, na quarta-feira (2). Ele é o oficial russo de mais alto escalão morto até o momento na invasão.
02/03/22 • Segundo levantamento feito pela agência de refugiados da ONU (ACNUR), mais de 1 milhão de pessoas já saíram da Ucrânia desde o início da guerra contra a Rússia. A contagem equivale a mais de 2% da população da Ucrânia em movimento em menos de uma semana. O Banco Mundial contabilizou a população em 44 milhões no final de 2020.
04/03/22 • Maior avião do mundo, o cargueiro Antonov An-225 ficou totalmente destruído após bombardeio no aeroporto de Gostomel, a cerca de 20 minutos de Kiev, no último domingo (27). Imagens da aeronave foram exibidas por uma TV estatal russa.
04/03/22 • O incêndio na maior usina nuclear da Europa (a Zaporizhzhia) causado por um bombardeio russo nesta quinta-feira, 3, foi extinto, segundo confirmou serviço de emergência estatal da Ucrânia, nesta sexta-feira, 4. O fogo foi controlado pelos bombeiros às 6h20 (horário local).
04/03/22 • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (3) que “todos os alvos que estabelecemos [na Ucrânia] estão sendo atingidos”. De acordo com ele, a “operação militar especial” segue conforme o esperado e irá acabar “com essa anti-Rússia criada pelo Ocidente”.
04/03/22 • A Marinha ucraniana afundou seu maior navio de guerra, a fragata Hetman Sahaidachny, que estava parcialmente desmontado, passando por reparos, na cidade de Mykolaiv, perto do litoral do Mar Negro. Era impossível montá-la e restaurar sua capacidade de combate a tempo de enfrentar os russos. A inteligência ucraniana obteve a informação de que uma operação especial das forças especiais navais de Moscou havia sido planejada para apreender o Hetman Sahaidachny.
04/03/22 • As ações dos ucranianos “pararam” o grande comboio militar russo em direção à Kiev, disse o porta-voz do Pentágono John Kirby durante um briefing nesta sexta-feira (4) no Pentágono.
04/03/22 • O presidente russo Vladimir Putin negou nesta sexta-feira (4) que as tropas russas tenham bombardeado Kiev e outras cidades da Ucrânia. Segundo afirmou o líder do governo da Rússia, essas acusações seriam "falsidades grosseiras". "Informações sobre o suposto bombardeio de Kiev e de outras grandes cidades são falsidades grosseiras e propagandísticas", disse Putin durante uma conversa telefônica com o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, disse o Kremlin em um comunicado oficial.
04/03/22 • Sete pessoas morreram durante um ataque aéreo russo em uma área residencial rural na região de Kiev, nesta sexta-feira (4). Por meio de um comunicado, a polícia ucraniana confirmou que entre as vítimas estão duas crianças. A polícia disse que o ataque atingiu a vila de Markhalivka, a cerca de 10 km da periferia sudoeste da capital.
04/03/22 • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu que o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia solicitasse aos fabricantes russos de fertilizantes que suspendessem a exportação do produto. O governo e o agronegócio do Brasil acompanham com preocupação o desdobramento da guerra entre Rússia e Ucrânia, porque cerca de 60% de tudo o que o País importou da Rússia no ano passado foram desses insumos.
04/03/22 • A Rússia está tornando mais dura a pena para quem espalhar informações falsas sobre as forças armadas do país. Conforme Lei aprovada pelo parlamento russo nesta sexta-feira (4), a pena nesses casos pode chegar a 15 anos de prisão. O argumento é de que o país sofre o que eles chamam de ‘guerra de informação’ sobre o conflito na Ucrânia, com a disseminação de fake news pelos inimigos, como os Estados Unidos e seus aliados, numa tentativa de semear a discórdia e dividir seu povo.
04/03/22 • A abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim foi realizada durante a manhã desta sexta-feira (horário de Brasília). Pontualmente às 9h no Brasil, pode-se se ver uma cerimônia marcada pelo discurso antiguerra em meio à invasão de Rússia e Belarus à Ucrânia. Atletas dos dois países invasores foram excluídos dos Jogos em decisão anunciada nesta quinta-feira (3).
04/03/22 • Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados afirma que Mais de 1,2 milhão de pessoas já mfugiram da Ucrânia desde o início da ofensiva russa. Mais da metade dos refugiados foi acolhido na Polônia, um total de 649.903 pessoas. A maior parte é de mulheres e crianças que chegam de toda a Ucrânia. A Hungria, que possui cinco postos fronteiriços com a Ucrânia e várias cidades limítrofes, acolheu 144.738 refugiados. A Moldávia é o terceiro destino dos refugiados com 103.254 pessoas. A lista segue em ordem com Romênia, Eslováquia e Rússia.
05/03/22 • A cidade portuária de Mariupol, no leste da Ucrânia,foi atacada e bloqueada pelas forças russas, conforme declarou o prefeito Vadim Boitchenko. Ele pediu que fosse formado um corredor humanitário para levar mantimentos essenciais à cidade. Se for capturada, a cidade de Mariupol, com 450 mil habitantes, localizada à beira do Mar de Azov, representará mais uma vitória para Moscou na invasão da Ucrânia, pois conectaria as forças russas na península ocupada da Crimeia com as tropas separatistas pró-russas no leste ucraniano.
Cidade portuária ucraniana de Mariupol foi bloqueada pelas forças russas, diz prefeito
05/03/22 • A Rússia anunciou um cessar-fogo parcial, por cerca de cinco horas, para viabilizar a evacuação de civis por meio de “corredores humanitários” nas cidades de Mariupol e Volnovakha, na Ucrânia.
06/03/22 • O gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que as evacuações de civis foram interrompidas em Mariupol, onde autoridades de defesa russas haviam anunciado um cessar-fogo mais cedo. Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete de Zelensky, afirmou que o esforço para a evacuação foi interrompido porque a cidade de Mariupol permaneceu sob ataque.
06/03/22 • O presidente russo Vladimir Putin disse que os países que tentarem impor zona de exclusão aérea na Ucrânia assumirão uma postura declarada de guerra contra a Rússia. "Qualquer movimento nesta direção será considerado por nós como uma participação no conflito armado por aquele país", pontuou.
06/03/22 • O escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas atualizou o número de vítimas confirmadas na Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. Segundo a ONU, pelo menos 364 civis foram mortos na Ucrânia. Desse total, 25 são crianças. Há também outros 759 feridos. A ONU acrescenta que os verdadeiros números são provavelmente “consideravelmente maiores”.
06/03/22 • O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou que haverá, nesta segunda-feira, 7, um "assassinato deliberado" contra o seu país, em razão dos bombardeios russos.
07/03/22 • A Rússia anunciou um cessar-fogo para às 10h (horário local) desta terça-feira, 8, em várias cidades ucranianas para a evacuação de civis, por meio de corredores humanitários. A Ucrânia ainda não concordou formalmente com a proposta de cessar-fogo temporário, pois metade dos corredores, porém, segue em direção à Rússia e Belarus, e o governo ucraniano rejeitou a proposta. "Não é uma opção aceitável", disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereschuk.
07/03/22 • O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que o general russo Vitaly Gerasimov foi morto durante combate na cidade de Kharkiv. Ele ocupava o cargo de major-general e, segundo as informações ucranianas, era chefe de gabinete e primeiro vice-comandante do 41º Exército do Distrito Militar Central da Rússia.
07/03/22 • O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky usou as redes sociais, nesta segunda-feira (7), para provar, através de um vídeo, que está em Kiev. “Eu fico em Kiev. Na rua Bankova. Não estou a esconder-me. E eu não tenho medo de ninguém”, escreveu Zelensky, no Instagram.
07/03/22 • Os Estados Unidos decidiram mandar mais 500 militares para a Europa para reforçar a segurança da Otan, anunciou nesta segunda-feira (7) o Pentágono, que estima que a Rússia já tenha enviado ao território ucraniano quase todas as tropas que estavam concentradas na fronteira.
07/03/22 • O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse em suas redes sociais que o país tem boas perspectivas relacionadas a uma admissão no grupo dos países que fazem parte da União Europeia (UE). "A situação mudou. Não vou falar sobre quais países específicos estão céticos agora, mas alguns desses países que eram negativos agora realmente nos apoiam. Alguns ainda não. Mas espere. Esta semana serão notícias sérias relacionadas com a nossa adesão à União Europeia", disse Kuleba.
08/03/22 • A Polônia anunciou, nesta terça-feira, 8, que está pronta para colocar todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, e colocá-los à disposição dos Estados Unidos, e pediu aos outros membros da Otan que possuem aviões desse tipo que façam o mesmo.
09/03/22 • A Rússia bombardeou um hospital pediátrico em Mariupol, um porto do sudeste da Ucrânia, nesta quarta-feira (9), anunciou um alto funcionário regional, Pavlo Kirilenko. Ao menos dezessete adultos ficaram feridos.
09/03/22 • Mais de 35 mil pessoas foram resgatadas nesta quarta-feira, 9, de cidades ucranianas sitiadas por tropas russas, segundo informou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. A retirada de civis deve ser retomada nesta quinta-feira (10), através de corredores que serão abertos nas cidades de Mariupol, há vários dias sob cerco russo; Volnovakha, no sudeste; e Izium, no leste do país.
10/03/22 • O bombardeio a um hospital pediátrico ucraniano localizado na cidade portuária de Mariupol (que está sitiada por tropas russas) causou indignação ao redor do mundo nesta quarta-feira, 9.
10/03/22 • Chegou à Ucrânia o atirador canadense Wali, conhecido como o atirador "mais letal" de todos, sendo capaz de entregar "40 inimigos mortos por dia”. Os feitos do novo reforço na luta contra os russos estão sendo explorados pela propaganda ucraniana. Apesar da força militar razoável, o país governado por Volodymyr Zelenski tenta derrotar uma das maiores potências bélicas do mundo.
11/03/22 • O Conselho de Segurança da ONU deve se reunir nesta sexta-feira (11), para discutir a denúncia feita pela Rússia de que os Estados Unidos estariam envolvidos no desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia. Os russos têm acusado a Ucrânia de ter ao menos 30 laboratórios para a produção de armas com doenças fatais como a peste bubônica, antraz e cólera.
11/03/22 • A Ucrânia acusou, nesta sexta-feira (11), as forças russas de violar a lei internacional ao sequestrar o prefeito de Melitopol, uma cidade no sudeste da Ucrânia que está sob controle russo durante a invasão.
12/03/22 • Equipes de reportagens que estão na Ucrânia relataram ter ouvido fortes explosões nas proximidades de Kiev, capital ucraniana, nas primeiras horas da manhã de sábado, horário local). A cidade está sendo cercada há dias pelas tropas russas.
13/03/22 • Duas detenções “inusitadas” foram registradas na Praça Manezhnaya, no centro de Moscou. Nas imagens feitas por uma organização ativista russa, no último domingo, cinegrafistas perguntam às pessoas que passam no local a opinião sobre uma "operação militar especial" na Ucrânia.
14/03/22 • Um jornalista americano foi morto e outro ferido a tiros neste domingo (13) em Irpin, no extremo noroeste de Kiev. Nessa área estão se desenrolando intensas batalhas pelo domínio da região. Forças ucranianas tentam defender a cidade invadida pela Rússia.
14/03/22 • O bombardeio lançado pela Rússia a uma base militar no oeste da Ucrânia, perto da fronteira polonesa, neste domingo (13), matou 35 pessoas. A investida sangrenta faz parte do cerco das forças russas para tomar a capital Kiev.
14/03/22 • O papa Francisco se somou às vozes que pedem pelo fim da guerra na Ucrânia e se dirigiu, neste domingo (13), aos fiéis reunidos na Praça São Pedro no Vaticano para a oração do Angelus.
14/03/22 • Mais de 5.550 pessoas foram retiradas das cidades na linha de frente do enfrentamento entre russos e ucranianos. Eles puderam escapar por nove corredores humanitários. Pelo menos 3.950 foram retirados de vilas e cidades da região de Kiev.
;
14/03/22 • A Rússia e Ucrânia afirmaram, neste domingo (13), que a próxima rodada de negociações sobre a guerra entre os dois países, a quarta até então, vai acontecer nesta segunda-feira (14).
15/03/22 • Uma mulher grávida que havia sido ferida na maternidade de Mariupol, na Ucrânia, na semana passada, não sobreviveu aos ferimentos, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia. O bebê que ela esperava também morreu.
15/03/22 • Enquanto muitos repórteres brasileiros dos principais veículos de comunicação do país estão deixando a capital ucraniana por causa das crescentes tensões entre Ucrânia x Rússia, o fotógrafo paraense Gabriel Chaim é o único que segue por conta própria cobrindo a guerra internacional há mais de duas semanas.
15/03/22 • Novas imagens de satélite divulgadas nesta segunda-feira (14) mostram a destruição em Mariupol, cidade portuária do Mar Negro, ao sul da Ucrânia, em meio à guerra da Rússia com o país governado por Volodymyr Zelensky.
15/03/22 • O assessor da presidência ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, disse que nesta terça-feira (15) cerca de 29 mil pessoas foram retiradas de áreas de conflito por meio de corredores humanitários.
15/03/22 • O cinegrafista da Fox News, Pierre Zakrzewski, que cobria o conflito provocado pela a invasão russa à Ucrânia, foi morto na segunda-feira (14), enquanto cobria ataques nos arredores de Kiev. A notícia foi confirmada esta terça (15), pela CEO do canal jornalístico, Suzanne Scott.
15/03/22 • A jornalista ucraniana Oleksandra "Sasha" Kuvshinova, de 24 anos, que atuava como consultora da Fox News no terreno durante a invasão russa, foi morta na segunda-feira ao lado do cinegrafista da Fox News Pierre Zakrzewski quando seu veículo foi atingido por um tiroteio, segundo o site oficial da Fox News.
15/03/22 • O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, disse nesta terça-feira, 15, que pode buscar outras formas de garantias de segurança que não sejam por meio da adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A fala ocorre em meio a mais uma rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia sobre um possível cessar-fogo.
15/03/22 • Equipes jornalísticas que estão trabalhando na cobertura da guerra da Ucrânia ouviram novas explosões próximo de Kiev, nesta terça-feira (15), e sirenes de ataque aéreo soaram novamente na capital ucraniana. As explosões começaram após o anoitecer, logo depois da imposição de um toque de recolher prolongado pelo prefeito Vitali Klitschko.
15/03/22 • Rússia e Ucrânia devem retomar nesta quarta-feira (16) as negociações que têm como objetivo acabar com a guerra, iniciada em 24 de fevereiro, segundo o negociador ucraniano, Mykhailo Podoliak.
15/03/22 • Um tribunal de Moscou multou em cerca de R$ 1,5 mil e libertou a jornalista russa Marina Ovsyannikova nesta terça-feira (15), informou a própria instituição. A editora de notícias do canal estatal russo Channel One foi presa depois de protestar ao vivo contra a guerra na Ucrânia.
15/03/22 • Os moradores de Kiev, capital da Ucrânia, estão proibidos de deixar suas casas sem permissão especial até às 7h (horário local) desta quinta-feira, 17, segundo anunciou o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, por meio do Telegram.
16/03/22 • Um prédio residencial de 12 andares foi atingido na manhã desta quarta-feira, 16, no distrito de Shevchenkivsky, em Kiev, na Ucrânia. No bombardeio, duas pessoas teriam ficado feridas e 37 foram evacuadas do local.
16/03/22 • O chefe de Gabinete da Presidência da Ucrânia, Kirilo Tymoshenko, informou que o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, foi resgatado pelas forças ucranianas de um cativeiro em Luhansk, República separatista ao norte ucraniano, nesta quarta-feira (16), e “já está seguro”.
16/03/22 • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “criminoso de guerra” nesta quarta-feira (16).
16/03/22 • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em vídeo publicado nas redes sociais que suas prioridades nas negociações com a Rússia, para um possível cessar-fogo, "são absolutamente claras": fim da guerra, garantias de segurança, soberania, restauração da integridade territorial, "garantias reais" e "proteção real" para o país.
16/03/22 • O governador regional de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, disse que os russos atacaram intencionalmente civis em um ataque aéreo que atingiu um teatro e uma piscina em Mariupol, nesta quarta-feira (16).
16/03/22 • Pelo menos três navios de bandeira panamenha foram atingidos por mísseis russos no Mar Negro desde a invasão da Ucrânia pela Rússia no mês passado, informou a Autoridade Marítima do Panamá nesta quarta-feira (16). Um navio afundou, disse a autoridade em comunicado.
16/03/22 • Reino Unido, Estados Unidos, Albânia, França, Noruega e Irlanda pediram a realização na tarde de quinta-feira (17) de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a deterioração da situação humanitária na Ucrânia, informaram nesta quarta (16) fontes diplomáticas.
16/03/22 • A Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haia, ordenou nesta quarta-feira (16) que a Rússia interrompa imediatamente as operações militares na Ucrânia. O principal tribunal das Nações Unidas (ONU) também ordenou que Rússia e Ucrânia evitem quaisquer ações que possam agravar ou estender o conflito.
16/03/22 • Rússia e Ucrânia deram sinais de avanço nas negociações nesta quarta-feira (16), após quase três semanas de guerra. Entretanto, os países reconheceram que ainda estão longe de chegar a um ponto em comum.
16/03/22 • Até o momento, a guerra na Ucrânia já deixou cerca de 3,1 milhões de refugiados, sendo que 1,9 milhão fugiu pela fronteira com a Polônia, o principal país de destino dos deslocados.
16/03/22 •Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira, 16, que vão enviar novas armas e equipamentos para a Ucrânia, permitindo que as forças de Kiev se defendam melhor contra aeronaves e blindados russos à distância. Serão enviados mísseis de defesa de longo alcance e drones.
17/03/22 • O Ministério da Defesa do Reino Unido disse, através do Twitter, que a Rússia gastou mais mísseis do que havia previsto no conflito contra a Ucrânia e agora recorre a armas mais antigas e menos precisas. Segundo o Ministério da Defesa britânico, esses armamentos são menos eficazes e têm maior probabilidade de resultar em mortes de civis.
17/03/22 • Pelo menos 21 pessoas morreram e 25 ficaram feridas em um bombardeio na cidade de Merefa, na região leste da Ucrânia, nesta quinta-feira, 17. As informações são do Ministério Público regional.
18/03/22 • A cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, amanheceu sob sons de sirenes e explosões em pelo menos três pontos da localidade nesta sexta-feira, 18. Os estrondos típicos da guerra foram ouvidos por volta de 6h (horário local).
18/03/22 • O Papa Francisco pediu aos bispos e sacerdotes de todas as partes do mundo para se juntarem a ele em oração pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, que neste sábado completa 24 dias. A cerimônia de entrega da Rússia e Ucrânia à Nossa Senhora está marcada para a próxima sexta-feira, 25, na Basília de São Pedro, no Vaticano.
18/03/22 • Os ex-presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton e George W. Bush, demonstraram solidariedade à Ucrânia, que está em guerra contra a Rússia há quatro semanas. Os dois visitaram uma igreja ucraniana em Chicago, nesta sexta-feira, 18.
19/03/22 • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, nesta sexta-feira, 18, que 'chegou a hora de dialogar sobre paz e segurança'. A declaração do presidente ucraniano acontece após 24 dias de guerra entre Rússia e Ucrânia. Zelensky fez um alerta para Moscou e disse que 'sem diálogo as consequências serão sentidas por várias gerações na Rússia'.
19/03/22 • Em guerra contra a Rússia há 25 dias, a Ucrânia pediu à China (aliada estratégica de Moscou) que repudie a "barbárie" cometida pelas forças russas. O pedido aconteceu neste sábado, 19.
19/03/22 • A Rússia confirmou, neste sábado, 19, que utilizou pela primeira vez um míssil hipersônico na guerra contra a Ucrânia (que entrou para o 25º dia). Com o novo armamento, as Forças Aéreas russas teriam atingido um depósito de mísseis ucranianos que estava escondido no solo na região de Ivano-Frankivsk, distante cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Romênia.
20/03/22 • Uma escola de artes que estava servindo de abrigo para cerca de 400 pessoas na cidade ucraniana de Mariupol foi bombardeada na manhã deste domingo (22) por forças russas, de acordo com o conselho municipal da cidade. O órgão informou que o prédio foi destruído e haveria pessoas sob os escombros, mas o número de vítimas ainda não foi confirmado.
20/03/22 • A Ucrânia rejeitou a proposta da Rússia para entregar a cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país, até esta segunda-feira, 21. O anúncio foi feito pela vice primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, neste domingo, 20.
20/03/22 • O Papa Francisco chamou, neste domingo, 20, a guerra entre Rússia e Ucrânia de "massacre sem sentido". Ele pediu a todos os agentes internacionais que se comprometam a encerrar a guerra, que nesta segunda, 21, completa 26 dias.
21/03/22 • A Ucrânia acusou a Rússia de disparar contra manifestantes desarmados que protestavam pelo fim da guerra, que já dura 27 dias. A ação foi registrada nesta segunda-feira, 21, na praça da Liberdade, na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, que foi tomada pelo exército russo.
22/03/22 • A Rússia garantiu, nesta terça-feira, 22, que só usará armas nucleares na Ucrânia se enfrentar uma 'ameaça existencial' na guerra. A declaração foi feita pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. O conflito entre os dois países já dura quatro semanas, sem perspectivas de encerramento.
22/03 • O presidente ucraniano Volodimir Zelensky fez um apelo e pediu que o papa Francisco atue como mediador nas negociações para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. O conflito entre as tropas russas e ucranianas está na quarta semana. O pedido foi feito durante uma ligação telefônica entre o Pontífice e o presidente ucraniano.
23/03/22 • O presidente ucraniano Volodimir Zelensky convocou o mundo para se manifestar contra a guerra que ocorre em seu país desde o final do mês de fevereiro deste ano. O conflito entre Rússia e Ucrânia completa um mês nesta quinta-feira, 24 de março.
23/03/22 • Otan reforçará apoio às tropas ucranianas em Kiev
24/03/22 • Rússia e Ucrânia trocaram os primeiros prisioneiros de guerra desde o início do conflito entre os dois países, há um mês. A confirmação da operação de troca foi feita por Kiev e Moscou nesta quinta-feira, 24. Foram trocados dez soldados que foram feitos reféns de cada lado da guerra.
24/03/22 • O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pediu 'ajuda ilimitada' da Otan para que o país passe da resistência ao ataque às tropas russas. O conflito entre Rússia e Ucrânia já se estende por mais de 30 dias.
25/03/22 • A Ucrânia acusou a Rússia de utilizar bombas de fósforo na guerra que acontece no território ucraniano há mais de 30 dias. A bomba de fósforo é uma arma incendiária e proibida em algumas circunstâncias, segundo convenção internacional que veta esse tipo de recurso em casos específicos.
25/03/22 • A atleta ucraniana Valentina Veretska, que fugiu recentemente de seu país para escapar da guerra contra a Rússia, venceu a maratona de Jerusalém, em Israel, onde está refugiada. A corrida aconteceu nesta sexta-feira, 25. A atleta venceu a prova em 2 horas, 45 minutos e 54 segundos.
26/03/22 • Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas durante ataques das tropas russas registrados neste sábado, 26, na cidade Lviv, no oeste da Ucrânia. Segundo informou o governador da região, Maxime Kozytsky, por meio do Telegram, a cidade foi bombardeada duas vezes no mesmo dia. Rússia e Ucrânia estão em guerra há mais de 30 dias.
29/03/22 • Cerca de 5 mil pessoas morreram na cidade de Mariupol, região portuária da Ucrânia, desde o início da guerra contra a Rússia, que completou 35 dias nesta terça-feira, 29. A afirmação foi feita pela assessora da presidência da Ucrânia, Tetiana Lomakina, que coordena os corredores humanitários no país.
30/03/22 • O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky admitiu que a Ucrânia pode considerar atender duas exigências da Rússia para encerrar a guerra, que já dura quase 40 dias, mas que os dois termos precisam de emendas constitucionais ou referendo, duas alternativas proibidas em tempos de guerra.
31/03/22 • A agência de espionagem britânica Government Communications Headquarters (GCHQ) disse nesta quarta-feira, 30, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria avaliado mal a situação na Ucrânia e afirmou que alguns soldados russos estão se recusando a cumprir ordens.
01/04/22 • O governador de Belgorod, na Rússia, Vyacheslav Gladkov, acusa a Ucrânia de bombardear um depósito de combustível localizado na cidade, que fica a cerca de 40 quilómetros da fronteira entre os dois países. O ataque teria sido feito por helicópteros, sendo a primeira vez que as forças ucranianas cruzaram a fronteira para fazer uma ação aérea na Rússia.
02/04/22 • Com o recuo do exército russo pelas cidades próximas à Kiev, as tropas ucraniana conseguiram retomar o controle na região. A informação foi divulgada pela ministra interina da defesa da Ucrânia, Hanna Malyar. Hoje, o conflito entre Rússia e Ucrânia entra para o 38º dia.
03/04/22 • Recuperada recentemente pelos ucranianos, a cidade de Bucha, que foi invadida pelo exército russo, virou palco de uma das cenas mais impactantes desta guerra. Pelo menos vinte corpos foram encontrados espalhados pelas ruas, todos com roupas civis e posicionados ao longo de centenas de metros. Um deles estava com as mãos amarradas. De acordo com denúncia apresentada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, houve um “massacre deliberado” na cidade.
04/04/22 • Após o governo ucraniano acusar as forças russas de assassinarem centenas de civis nos arredores da capital, o país governado por Vladimir Putin convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. O objetivo é discutir o que a Rússia chama de “provocações odiosas” por parte do país vizinho. No último domingo, foram exibidas imagens que mostram corpos de civis espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, na Ucrânia, mas a Rússia nega o massacre.
05/04/22 • Segundo autoridades ucranianas, um ataque russo atingiu um tanque de ácido nítrico na cidade de Rubizhne, perto de Luhansk, causando uma nuvem de fumaça tóxica que cobriu a área.
06/04/22 • Durante a conferência geral desta quarta-feira (6), o líder da Igreja Católica, Papa Francisco, estendeu uma bandeira da Ucrânia vinda diretamente de Bucha, cidade a 30 km da capital Kiev, e condenou o que ele chamou de “massacre” contra ao habitantes locais. “As recentes notícias sobre a guerra na Ucrânia, em vez de trazer alívio e esperança, atestam novas atrocidades, como o massacre de Bucha”, declarou.
Fotos e vídeos da guerra
Veja abaixo mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia
Negociação entre Rússia e Ucrânia
28/02/22 • Terminou sem acordo a primeira rodada de negociações entre os países da Rússia e Ucrânia, nesta segunda-feira (28), em Belarus. Foram seis horas de diálogo. Os representantes dos dois países optaram por retornar aos respectivos governos e remarcar uma nova rodada.
05/03/22 • Foi agendada para a próxima segunda-feira (7) a terceira rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia. A informação foi publicada por David Arakhamia, membro da delegação ucraniana, via rede social.
07/03/22 • Os representantes da Rússia chegaram à terceira rodada de negociações com os ucranianos apresentando três demandas: Que a Ucrânia não faça parte em nenhum momento da Otan, reconheça a separação da Crimeia, anexada à Rússia, e reconheça a independência de Donbass. As informações foram repassadas por um porta-voz russo, antes da reunião.
10/03/22 • A primeira reunião entre dirigentes do alto-escalão de Ucrânia e Rússia desde o início da guerra terminou sem progressos para um possível cessar-fogo. Mediado pelos governos da Turquia e Israel, o encontrou reuniu os ministros de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e Rússia, Sergei Lavrov.
EUA fazem manobra com submarino nuclear
01/03/22 • Um dia após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocar as forças de dissuasão do país equipadas com armas nucleares em alerta, um submarino nuclear norte-americano emergiu no litoral da Colômbia, durante um exercício de defesa tática. O comandante da Marinha Nacional, almirante Gabriel Alfonso Pérez Garcés, lembra que a Colômbia é, atualmente, um parceiro global da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). “Temos que viver de acordo com o que isso significa”, declarou.
O medo e a reação da população diante da guerra
28/02/22 • A Miss Ucrânia de 2015, Anastasiia Lenna, decidiu se afastar do seu trabalho como relações públicas e embarcar no conflito armado para impedir o avanço das tropas russas no país.
24/02/22 • Com o início do ataque russo à Ucrânia, cerca de 20 brasileiros, entre eles algumas crianças, ficaram presos em um hotel localizado na cidade de Kiev, capital ucraniana. Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais, eles pedem ajuda à embaixada brasileira para deixar o país.
24/02/22 • Após o início do ataque russo, um caos tomou conta da Ucrânia. Milhares de moradores tentam deixar o País às pressas, gerando enormes congestionamentos nas estradas. Estações de ônibus e trens do metrô também estão lotados. O início da guerra entre os dois países provocou ainda uma corrida por mantimentos nos supermercados e combustíveis nos postos de gasolina, mas vários deles já não têm o produto para vender.
02/03/22 • Um empresário russo usou as redes sociais para oferecer um prêmio de US$ 1 milhão para quem capturar o presidente Vladimir Putin. Alex Konanykhin chegou a ser a pessoa mais rica da Rússia no ano de 1992, mas em 1996 foi preso nos Estados Unidos sob suspeita de desviar US$ 8 milhões do Russian Exchange Bank. Na época, ele alegou que foi coagido a cometer o crime por funcionários do banco, e investigações mostraram que a máfia russa estava envolvida. Agora, ele quer que o presidente do País pague por ‘assassinato em massa’.
02/03/22 • Os ataques russos à Ucrânia completaram, nesta terça-feira (02), uma semana. Nesta data, ucranianos foram até a histórica Igreja Saints Peter and Paul Garrison, em Lviv, no oeste do país, e acenderam velas, num momento em que a Rússia intensifica os ataques com bombardeios e lançamentos de mísseis sobre a Ucrânia. Dentre tantos significados, a iniciativa é uma forma de pedir pelo fim da guerra, bem como homenagear as vítimas da invasão.
04/03/22 • Chegado o oitavo dia do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, mais de um milhão de pessoas já deixaram o território ucraniano em direção a nações que fazem fronteira na Europa Oriental. Para se ter uma ideia, a Ucrânia mantinha uma população de mais de 40 milhões de pessoas, sendo o oitavo país mais populoso de toda a Europa.
06/03/22 • Mais de 4.640 pessoas foram presas, neste domingo (6), em 65 cidades russas, por participarem de protestos contra a invasão à Ucrânia, informou a Agência France Presse, a partir de dados da ONG OVD-Info, que monitora as manifestações no país. Com isso, subiu para cerca de 13.000 o número total de manifestantes presos na Rússia desde 24 de fevereiro, quando a Ucrânia foi invadida.
Resposta da Ucrânia à invasão da Rússia
26/02/22 • Mesmo com armas e tropas em quantidade muito inferiores ao poderio militar da Rússia, a Ucrânia vem tentando responder aos ataques do país vizinho, governado por Vladimir Putin, e está estimulando seus cidadãos a também lutarem na guerra. Em um pronunciamento feito nesta quinta-feira (24), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky informou que armas já estão sendo distribuídas entre os cidadãos do País. Ele pediu para que as pessoas que se consideram aptas a “defender a Ucrânia” procurem os centros do exército nas cidades.
24/02/22 • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convocou “todos os que puderem” a se alistar para lutar junto às forças armadas na reação à ofensiva do governo russo. “Esteja pronto para defender seu país nas praças e cidades”, continou Zelensky. “Nós temos armas para defender nossa soberania”. Postos de alistamento foram criados em várias cidades ucranianas e, na capital, Kiev, o alistamento atraiu longas filas de pessoas dispostas a lutar.
25/02/22 • Uma rede de TV da Ucrânia transmitiu instruções de como preparar os coquetéis molotov, enquanto as tropas russas começam a entrar na capital do País, Kiev. O Ministério da Defesa pediu aos cidadãos ucranianos do distrito de Obolon, próximo à capital, que preparem o artefato - uma espécie de bomba caseira feita com algum tipo de combustível, como gasolina ou álcool – para ajudarem a enfrentar os russos. Aos "moradores pacíficos" da região, o Ministério pediu tenham cuidado e não saiam de casa.
25/02/22 • As imagens de um ucraniano e da filha dele chorando enquanto se despedem um do outro comoveu o mundo, em meio ao terror da guerra entre Rússia e Ucrânia. O homem enviava a menina para um lugar seguro, antes de se alistar para lutar no conflito. Mesmo se quisesse ir com a filha, ele não teria escolha. Todos os cidadãos do sexo masculino, com idades entre 18 e 60 anos, estão proibidos de deixar a Ucrânia, segundo o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado.
15/03/22 •Pelo menos três helicópteros da Rússia que estavam estacionados no Aeroporto Internacional de Kherson, no sul da Ucrânia, foram destruídos na manhã desta terça-feira, 15, por militares ucranianos.
Que países apoiam a Rússia no conflito com a Ucrânia?
26/02/22 • Antes mesmo de lançar uma invasão total da Ucrânia, a Rússia já vinha encarando reações de líderes mundiais de diversos países. Desde quando os movimentos do presidente russo, Vladimir Putin, de intensificar a presença de tropas na fronteira com a Ucrânia começaram, Estados Unidos e parte da Europa têm condenado as atitudes. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente que conta com 30 membros, tem, inclusive, fornecido apoio logístico e militar à Ucrânia.
25/02/22 • No entanto, o líder russo conta com o apoio de alguns aliados. Países que já dependeram ou precisaram da ajuda da Rússia em outros momentos decisivos da história se solidarizaram com a decisão de Putin de invadir a Ucrânia. Os apoiadores declarados, até o momento, são Belarus, Venezuela, Nicarágua, Cuba, Síria, Irã e China.
Qual é o posicionamento do Brasil sobre a guerra?
24/02/22 • Em comunicado divulgado às 10h55 desta quinta-feira (24), horas após a Rússia invadir a Ucrânia, o Ministério das Relações Exterior (Itamaraty) informou que o Governo brasileiro acompanha com ”grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia”.
24/02/22 • Os pré-candidatos à Presidência usaram as redes sociais para se manifestar sobre a invasão russa ao território ucraniano nesta quinta-feira (24). Jair Bolsonaro, Lula, Sérgio Moro, João Dória, Simone Tebet e Ciro Gomes.
07/03/22 • Uma aeronave da Força Aérea Brasil está levando cerca de 12 toneladas de medicamentos, alimentos e itens de primeira necessidade que serão doados pelo Brasil às vítimas da guerra na Ucrânia. O avião da FAB partiu na tarde desta segunda-feira, 7, com destino à Varsóvia, na Polônia. A aeronave deve chegar à capital polonesa na quarta-feira, 9.
10/03/22 • Aterrissou em Recife, capital pernambucana, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para a Polônia com objetivo de resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia. Na aeronave, vieram 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Entre os passageiros estavam também 14 crianças, mas a FAB não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades.
Paraense vive drama na Ucrânia
25/02/22 • A paraense Christiane Nedashkovskaya deu um relato ao vivo, nesta sexta-feira (25), no programa Mais Você, sobre sua tentativa de fuga da Ucrânia para a Romênia após a Rússia invadir o país.
24/02/22 • Brasileiros que moram na Ucrânia estão relatando por redes sociais e entrevistas o drama após a invasão da Rússia na Ucrânia na manhã desta quinta-feira (24). A publicitária paraense Cristiane Barros Nedashkovskaya, 30, mora em Bila Tserkva, na região metropolitana de Kiev, uma das cidades atingidas pelos ataques aéreos.
Jogadores brasileiros que vivem na Ucrânia pedem socorro
24/02/22 • Com o início do ataque russo à Ucrânia, cerca de 20 brasileiros, entre eles algumas crianças, ficaram presos em um hotel localizado na cidade de Kiev, capital ucraniana. Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais, eles pedem ajuda à embaixada brasileira para deixar o país.
27/02/22 • Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, os jogadores brasileiros foram imediatamente lembrados, porque aquele país tem sido um destino dos atletas há vários anos. São 30 jogadores brasileiros que atuam na primeira divisão do futebol ucraniano. E, na manhã deste domingo (27), chegaram, fugindo da guerra, os jogadores Gabriel Busanello, Felipe Pires e Fabricio Rodrigues, o “Bill”, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Eles atuam no time ucraniano Dnipro.
Entenda o contexto histórico do conflito entre Rússia e Ucrânia
27/02/22 • Para entender a crise entre a Rússia e a Ucrânia, é preciso olhar para o passado. As duas repúblicas possuem uma longa história, permeada de momentos de guerra e paz, crises e acordos. A soma de todos esses fatores resultou na invasão da Ucrânia por parte da Rússia no dia 24 de fevereiro de 2022. Ao contrário das civilizações americanas, nascidas de processos coloniais por parte de países já estabelecidos, as nações europeias nasceram do conflito entre civilizações distintas ao longo de milhares de anos. Quando os povos eslavos do oriente apareceram no século 6, eles rumaram para o Leste Europeu e por lá se estabeleceram. No século 9, os vikings da denominação Rus avançaram sobre o território que hoje é a Ucrânia, e fundaram a Rússia de Kiev, ou Rússia Kievana, uma confederação com os povos eslavos do leste que tinha como capital a cidade de Kiev. Por isso, desde então, os russos reivindicam Kiev como o berço da "civilização russa".
O que especialistas falam sobre a guerra na Ucrânia
25/02/22 • Ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou que espera uma posição mais direta do Brasil sobre o conflito. Assista abaixo!
Consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia
28/02/22 • Em meio a pressão internacional devido à guerra na Ucrânia, a FIFA excluiu a Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Segundo o site da entidade, a punição estende aos clubes russos e às seleções masculina, feminina e de base.
28/02/22 • Apesar de não estar diretamente envolvido no conflito entre Rússia e Ucrânia, o Brasil, assim como muitos outros países, será fortemente afetado pelo embate. A economia brasileira é uma das principais áreas que sofrerá impactos, devido às associações e vínculos com outras nações ligadas aos dois países envolvidos nesta guerra. A paralisação no abastecimento de produtos do mercado internacional preocupa e trará prejuízos ao bolso da população, principalmente no que diz respeito ao petróleo e à alimentação.
Mais fatos sobre a Guerra
03/03/22 • Rússia e Ucrânia entram em acordo para formar corredores humanitários para civis em fuga dos países.
13/03/22 • Rússia avança para o oeste da Ucrânia, disparando mísseis contra uma base em Yavoriv, perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan. O ataque deixa 35 pessoas mortas e 134 feridos.
03 e 04/04/22 • Ucrânia acusa a Rússia de crimes de guerra após encontrar uma vala comum e corpos de pessoas baleadas na cidade recapturada de Bucha. A Rússia nega responsabilidade e afirma que as imagens de corpos foram encenadas.
08/04/22 • Ucrânia acusa a Rússia de atacar com mísseis uma estação de trem em Kramatorsk que deixou pelo menos 52 pessoas, onde tentavam fugir da ofensiva no leste ucraniano. A Rússia nega responsabilidade mais uma vez.
25/05/22 • O Ministério da Defesa da Ucrânia divulga que começou a utilizar canhões Caesar, tidos como carro-chefe da artilharia francesa. Valery Zaluzhny, comandante das Forças Armadas da Ucrânia, diz que ele permite atingir o inimigo a uma distância de 20 quilômetros ou mais da linha de frente com alta precisão.
02/06/22 • O Exército russo aumenta o cerco no leste da Ucrânia, controlando 20% do território ucraniano, ou seja, em torno de 125.000 km2.
28/07/22 • Guerra da Ucrânia entra em sua terceira grande fase. Ucrânia amplia contraofensiva, enquanto a Rússia retoma o avanço no leste ucraniano atacando com mísseis.
02/08/22 • Rússia acusa os Estados Unidos de envolvimento direto na Guerra da Ucrânia compartilhando informações de inteligência entre Washington e Kiev, capital do país ucraniano. As afirmações vieram após o vice-chefe da inteligência militar ucraniana, Vadim Skibitski, afirmar que o sucesso do uso dos foguetes de longa distância lançados pelos sistemas americanos Himars se devia às "excelentes imagens de satélite e informação em tempo real".
28/09/22 • O porta-voz da Rússia Dmitri Peskov disse que a guerra da Ucrânia irá durar "no mínimo até a liberação da República Popular de Donetsk". Foi a primeira vez que o país definiu uma meta da guerra.
10/10/22 • Após mais de três meses sem ataques, Kiev volta a ser bombardeada pela Rússia. Na ocasião, 14 civis morreram e 97 ficaram feridos. A Rússia atacou ainda outras cidades grandes da Ucrânia, indicando uma nova fase de escalada do conflito.
15/11/22 • A cúpula do G20 na Indonésia aumenta a pressão internacional sobre a Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia, alegando que o conflito teve consequências devastadoras em todo o mundo.
23/12/22 • Vladimir Putin afirma que a Rússia quer o fim da guerra na Ucrânia com uma solução diplomática. A fala do presidente ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receber o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na Casa Branca. Na ocasião, Biden anunciou um novo pacote de ajuda militar de US$ 1,85 bilhão, incluindo um sistema de defesa antimísseis Patriot.
Fatos de 2023
11/01/23 • Rússia troca de comando na guerra na Ucrânia. O Ministério da Defesa russo nomeou o general Valery Gerasimov como novo comandante de operação na Ucrânia. A vaga era ocupada pelo militar Sergei Surovikin, que havia sido nomeado em outubro de 2022. Além dessas mudanças, a pasta definiu Oleg Saliukov e Alexei Kim como adjuntos.
18/02/23 • O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky devem conversar por telefone após o feriado de Carnaval. Será a primeira conversa entre os dois chefes de Estado. Desde o início do conflito, o governo brasileiro tem mantido uma posição neutra sobre o assunto.
20/02/23 • Joe Biden visita a Ucrânia em uma demonstração de apoio antes de completar um ano do início da invasão da Rússia. Durante a passagem, o presidente dos EUA anunciou um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 500 milhões.
21/02/23 • A União Europeia deve fechar o 10º pacote de sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia até esta quarta-feira (22), caso os governos da UE consigam superar as diferenças sobre a proibição das importações russas de borracha e diamantes. O novo pacote, no valor de 11 bilhões de euros, também deve incluir, pela primeira vez, a proibição de todas as exportações para sete entidades iranianas que supostamente fabricam itens usados pela Rússia na guerra.
21/02/23 • O vice-chanceler Mikhail Galuzin disse em uma entrevista à agência estatal russa Tass que a Rússia está analisando a proposta feita pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a criação de um grupo de países não envolvidos na Guerra da Ucrânia para tentar mediar uma saída pacífica para o conflito que completa um ano nesta sexta (24).
Resumo sobre a guerra Rússia Ucrânia
• O que está acontecendo entre Ucrânia e Rússia?
A Ucrânia está lutando contra as forças russas, após o presidente Putin começar a bombardear o leste ucraniano e outras regiões, incluindo Kiev. Mas, o que teria acontecido para a briga existir?
• Entenda o porquê da Rússia querer invadir a Ucrânia
Em novembro do ano passado, comunidades internacionais já compreendiam supostas ameaças russas contra a Ucrânia. O motivo? Conflitos da época da Guerra Fria, que envolviam costumes e heranças históricas, que nunca foram resolvidas. Hoje, a soma de problemas fez com que Putin quisesse criar uma ‘retaliação’ com um ataque militar.
Geográficos também acreditam que trata-se de uma crescente aproximação entre a Ucrânia com o Ocidente, o que não teria agradado nada os russos. Principalmente, porque o governo local teria interesse em fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou mesmo na União Europeia (UE).
• Qual o motivo da invasão russa?
A invasão russa a Ucrânia teria sido motivado por antigas divergências estratégicas entre Moscou e os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a qual o país europeu teria interesse em fazer parte.
• Por que os russos invadiram Chernobyl?
De acordo com os professores de História, a antiga usina fica na fronteira da Ucrânia com a Bielorússia, um país que está dando apoio à Rússia no conflito com Kiev. Os reatores, que chamaram atenção, estão na fronteira com a Bielorrússia, próximo a cidade ucraniana Pripyat.
• Qual a importância de Chernobyl na guerra Rússia x Ucrânia?
Até 1994, a Ucrânia chegou a ser o terceiro país com maior arsenal nuclear do mundo. Mas, quando assinou o Memorando de Budapeste, abriu mão das armas. Contudo, na usina de Chernobyl, território ucraniano, ainda há uma grande quantidade de material nuclear, o que chama atenção dos russos.
Além da usina ser um forte símbolo da antiga União Soviética. Unidos a todos estes fatores, a importância para os russos de invadir Chernobyl está em dominar tudo o que sobrou de negativo da ‘era soviética’.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA