Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Oficial: Fifa exclui Rússia da Copa do Mundo devido à guerra na Ucrânia

Punição se estende às seleções masculina, feminina e de base.

O Liberal

Em meio a pressão internacional devido à guerra na Ucrânia, a FIFA excluiu a Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Segundo o site da entidade, a punição estende aos clubes russos e às seleções masculina, feminina e de base. 

VEJA MAIS

Banida! Fifa decide banir Rússia de competições oficiais; veja
Entidade máxima do futebol condenou os ataques soviéticos e disse que russos terão que atuar por "União de Futebol da Rússia"

UEFA: Final da atual Champions League não será mais disputada na Rússia
Por meio de comunicado, UEFA confirma transferência da final da Champions para o Stade de France, em Paris

Federação Inglesa anuncia boicote aos jogos contra Rússia; entenda
Medida adotada também por Polônia, Suécia e República Tcheca, coloca a Rússia contra a parede, após ataques na Ucrânia

As medidas foram tomadas pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância da entidade que inclui os presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da Uefa – órgão que toma todas as decisões mais importantes do futebol europeu. A Uefa também anunciou a rescisão do contrato de patrocínio com a empresa russa Gazprom.

A decisão da FIFA ocorre no mesmo dia em que o COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendou às federações de todas as modalidades que excluam a Rússia e Belarus das competições internacionais. 

A Rússia disputaria uma partida pela repescagem das Eliminatórias da Copa no dia 24 de março, contra a Polônia. Os poloneses se recusam a participar do jogo em qualquer circunstância. A  posição também é compartilhada por República Tcheca e Suécia, que podem enfrentar a Rússia nas Eliminatórias.

No último domingo (27), a Fifa anunciou o primeiro pacote de punições contra a Rússia, que incluía a proibição de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino. Também houve condenações à Rússia por parte da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol.

Caso a Rússia seja eliminada da Copa, ainda não está decidido se a Polônia vai avançar diretamente à próxima fase das Eliminatórias da Europa ou se alguma outra solução esportiva será encontrada. O certo é que a Uefa é quem tomará essa decisão.

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES