Rússia x Ucrânia: o que é e como funciona um míssil hipersônico

Armamento foi lançado pela 1º vez pela Rússia na guerra contra a Ucrânia

Byanka Arruda, especial para O Liberal
fonte

A Rússia confirmou, neste sábado, 19, que utilizou pela primeira vez um míssil hipersônico na guerra contra a Ucrânia (que entrou para o 25º dia). Com o novo armamento, as Forças Aéreas russas teriam atingido um depósito de mísseis ucranianos que estava escondido no solo na região de Ivano-Frankivsk, distante cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Romênia. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o míssil hipersônico 'faz parte de um armamento "invencível'.

O que é um míssil hipersônico?
É considerado uma arma revolucionária, podendo alcançar qualquer parte do mundo em poucos minutos. Com alvos direcionados, é capaz de viajar mais de 5 vezes a velocidade do som. Não emite ruído ou qualquer outro tipo de som que possa impedir o ataque.  

Como funciona?
Lançado de aviões de guerra do tipo MiF-31, os mísseis hipersônicos Kinzhal (ou Dagger) podem atingir, com precisão, alvos situados a distâncias expressivas, com capacidade para destruição de até 2 mil quilômetros de distância. Os mísseis viajam a 6 mil quilômetros por hora, sendo capazes, ainda, de realizar manobras no trajeto. São armas direcionadas para alvos específicos e não emitem nenhum tipo de som ou outro alerta que possa frear o ataque. Até o momento, não há nenhum tipo de defesa capaz de monitorar ou deter os armamentos.

Quem fabrica?
O armamento é desenvolvido em larga escala nos Estados Unidos, Rússia, China e Coreia do Norte, mas também há outros países na 'disputa armamentista'.

 

Leia mais:

image Míssil atinge prédio enquanto voluntário gravava vídeo
O impacto fez com que o homem fosse arremessado no chão

image China desmente teste de míssil hipersônico
País diz que testou, em julho, veículo espacial e não míssil

image Coreia do Norte testou com sucesso míssil hipersônico
Informação é da agência oficial norte-coreana KCNA

image Guerra Ucrânia e Rússia: o que se sabe até agora, 23/02
Veja as principais notícias sobre o conflito iniciado com a invasão russa autorizada pelo presidente Vladimir Putin a Kiev e ao leste ucraniano

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO