CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após cobrança sobre posicionamento, secretário de Estado dos EUA telefona a chanceler brasileiro

Conversa acontece um dia depois de norte-americano cobrar que o governo brasileiro condenasse a invasão russa

O Liberal
fonte

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, telefonou para o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, na manhã desta sexta-feira, 25. Eles conversaram sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, após o chefe da diplomacia americana em Brasília, Douglas Koneff, ter cobrado uma posição firme do governo brasileiro acerca do conflito. As informações são da Agência Estado.

Itamaraty afirmou que os dois "discutiram o que é possível fazer para encerrar as operações militares em curso, restaurar a paz e impedir que a população civil continue a sofrer as consequências do conflito".

VEJA MAIS

image Ameaça: Rússia já fala em retaliação à Suécia e Finlândia se entrarem na Otan
Declaração foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia

image Guerra Ucrânia e Rússia: o que se sabe até agora, 23/02
Veja as principais notícias sobre o conflito iniciado com a invasão russa autorizada pelo presidente Vladimir Putin a Kiev e ao leste ucraniano

image Fora da agenda oficial, Papa Francisco vai à Embaixada da Rússia
A visita durou cerca de meia hora. Não é comum a ida do líder católico a uma embaixada fora da agenda

A conversa entre os diplomatas aconteceu depois de, na quinta-feira (24), a embaixada americana ter cobrado do governo brasileiro uma condenação os ataques e assumisse postura mais crítica sobre a ação militar desencadeada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

O presidente Jair Bolsonaro, que havia, na semana anterior, visitado Vladimir Putin na Rússia, tem evitado criticar diretamente o presidente russo e tem se limitado a dar suporte a brasileiros que vivem na Ucrânia.

"Qualquer declaração que condene as ações russas, como violações do direito internacional e da carta das Nações Unidas, ajuda e é bem-vinda. Um pedido de desescalada das hostilidades ao povo ucraniano e de retirada das tropas é um passo importantes para todos os países", disse o atual chefe da diplomacia americana em Brasília, Douglas Koneff. "O Brasil é um País importante, tem assento no Conselho de Segurança. A voz do Brasil importa".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA