Upcycling: conheça a moda sustentável

Diferente a customização, o Upcycling é a transformação de roupas em novas peças

Bruna Dias
fonte

Com tanta rapidez tecnológica e com a necessidade que a rotina diária nos impõe, estar na moda passa a ser desafiador. Mas a readaptação e o aproveitamento, pode tornar essa rotina mais prática. Pensando um pouco mais além, a vida nos pede também sustentabilidade na moda, partindo disso surgiu o Upcycling.

 “É a criação de moda conhecida como “reciclagem de roupas”. Diferente da customização que acrescenta algum elemento a uma peça de vestuário (usando bordado, pintura, aplicações…), o upcycling consiste em dar uma cara nova a peça e literalmente transformar uma peça em outra, usando, principalmente, a costura para realizar essa mudança. Além disso, é uma técnica que fomenta a economia circular e tem se popularizado no mercado de moda mundial. Já é possível ver nas passarelas de grandes marcas o uso desse artifício como meio de criação. O uso da técnica de Upcycling pode, sem dúvida, abrir portas para o empreendedorismo e o começo de novos negócios”, explicou Bruno Sacramento.

O profissional, e o seu companheiro Luiz Cordeiro, iniciaram uma empresa/projeto de experimentação de moda que se chama Babildri. São oferecidos por eles, serviços de produção de moda, venda de peças, cursos de costura, oficinas de bordado. “Estamos descobrindo, cada vez mais, novas possibilidades no mercado de moda”, explicou.

“Nos últimos anos, tenho usado constantemente nas minhas produções, tanto pela estética visual que a técnica pode trazer quanto pelo estímulo criativo que ela me proporciona. Além do costura, também aplico outras técnicas para o embelezamento dessas peças como, por exemplo, o bordado. A indústria de moda é considerada uma das mais poluentes do mundo atualmente, então o mercado tem voltado os olhos para práticas que amenizem esse impacto, uma das principais é o Upcycling”, acrescentou Bruno.

Conheça peças de Upcycling de Bruno Sacramento

No perfil do Instagram da @babildri nos deparamos com as mais diversas peças e produções. Uma das roupas é a utilização de diversas parte de jeans, que foram transformadas em um vestido.

“O Upcycling é uma prática que tem ganhado, aos poucos, o gosto do público. Na internet e redes sociais, já é bem aceito pelo impacto visual e por ser, muitas vezes, ‘instagramáveis’. Leva até um tempo para as pessoas assimilarem esse novo modo de produzir moda. Mas, sem dúvida, é uma prática de grande valor pra nossa produção de moda local que, por muitas vezes, se limita pela escassez de matéria-prima presente no mercado”, explicou Bruno.

Até chegar ao resultado final das peças, o processo é longo, que vai desde estudo, criação até o resultado final. “Geralmente, ao produzir peças em Upcycling, eu procuro utilizar o que tenho em casa, sempre deixo separadas aquelas peças que eu não uso mais e que vejo um potencial para uma possível transformação. Quando surge algum trabalho de produção de moda, recorro a esse mini acervo de peças não usadas para dar uma cara nova a elas. E sempre funciona. Para a construção desses figurinos, procuro mesclar texturas e tons diferentes de uma mesma cor. Sempre funciona. O principal é soltar a criatividade”, finalizou Bruno Sacramento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Moda e Beleza
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM MODA

ÚLTIMAS EM MODA