Amazônia Fashion Week começa essa semana com três dias de evento

De 10 a 12 de novembro a moda amazônica será destaque para o grande público

Bruna Dias

Completando 15 anos, o Amazônia Fashion Week (AFW), a mais importante semana de moda do Norte do país, chega à sua 17ª edição. Com o retorno dos desfiles presenciais, depois de dois anos com a programação transmitida pelo YouTube, o evento será de 10 a 12 de novembro, em espaços da Universidade da Amazônia (Unama), Sesc Ver-o-Peso e Espaço São José Liberto, com o tema Modernismos na Moda.

“Esse novo momento que a sociedade vive de esperança e de uma retomada da atividade social e econômica nos níveis presenciais. Então a volta, ela então trazer aquela ideia de que o desfile de moda também faz parte do entretenimento, é o momento das pessoas verem e serem vistas, e logicamente você vê uma roupa ao vivo performando na passarela é muito mais interessante, é muito mais emocionante, é muito mais vivo do que ver no virtual”, disse Felicia Assmar Maia, coordenadora geral do AFW.

VEJA MAIS

Amazônia Fashion Week: artista plástica Rose Maiorana deve customizar roupas para o evento
Rose Maiorana compõe o time de sete artistas plásticos paraenses que devem customizar peças de roupas que serão apresentadas no desfile de abertura do evento de moda, que será realizado de 10 a 12 de novembro, em Belém

Com artistas locais, 'Amazônia Fashion Week' é lançado em centro histórico
Coordenadora do evento fala dos desafios de produzir moda no Norte e do sucesso do AFW

A abertura do AFW será na quinta-feira (10), às 18h30, no Auditório David Mufarrej, na Unama, ocorrerá o desfile “Impressões Caleidoscópicas”, formado por 15 looks icônicos que marcaram a trajetória do evento ao longo desses 15 anos de existência. Essa será também uma oportunidade para homenagear as criadoras e pioneiras da Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), organização que promove o evento.

Poderá ser visto na passarela o processo criativo conjunto de toda a equipe de produção do AFW e pintados à mão pelos artistas plásticos Elieni Tenório, Emanuel Franco, Lara Dahas, Nin Matos, Rose Maiorana, Ruma de Albuquerque e Yuri Dahas. Esse desfile marcará também a abertura da exposição de mesmo nome que ficará em cartaz no Espaço Multiuso da Galeria Graça Landeira, também na Unama, até o dia 14 de novembro.

“Não pra fazer uma moda regional, uma moda local. Na verdade é uma moda que tem as identidades nossas, valoriza nossas matérias primas, as nossas identidades. Mas tem um apelo global, universal, uma moda que pode ser usada, comercializada em qualquer lugar do mundo, esse é o grande ganho do Amazônia Fashion Week, grande ganho da moda paraense e a grande vitrine pro mundo que o AFW é capaz de abrir”, avaliou a coordenadora.

Na sexta-feira (11), oito marcas já consolidadas no mercado autoral da moda paraense apresentam suas coleções a partir das 18h30, no Sesc Ver-o-Peso, são elas: Amazônia Zen, Ludimila Heringer; Jalunalé; Lilia Lima, Madame Floresta, HB Design, Honni Gomes, Daniely Albuquerque e Costamazônia by Rosely Coelho. E, ainda, a artista plástica Elieni Tenório apresentará uma coleção de vestidos em crochê que foram tecidos durante o período de isolamento na pandemia.

No sábado (12), o desfile “Modernismos na Moda”, com 10 marcas de novos criadores encerram a programação, a partir das 17h, no Espaço São José Liberto. Esta noite contará também com a participação especial da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila de Joanes (AERAJ), no Marajó, que apresentará a coleção fruto do projeto "Nossa história cultural na aquarela da natureza", contemplado no edital Prêmio Preamar de Cultura em 2022, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Moda e Beleza
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM MODA

ÚLTIMAS EM MODA