Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Beleza Caboca

Por Daleth Oliveira

Daleth Oliveira jornalista de O Liberal e apaixonada pelo mundo da beleza. | dalethjornalista@gmail.com | @belezacaboca

Batom vermelho: símbolo de beleza e feminismo

Apesar da bandeira feminista ser lilás, é o vermelho que colore uma parte importante do corpo das mulheres: os lábios. Há décadas, mulheres de todos os cantos do mundo têm usado batom vermelho para buscar visibilidade para as pautas do movimento

Daleth Oliveira

A cor vermelha é intensa e frequentemente associada a força, poder, paixão e, por isso, na publicidade, é bastante usada para colorir algo no objetivo de evidenciar essas características. Porém, quando usada nos lábios, a mensagem é outra.

Apesar da bandeira feminista ser lilás, é o vermelho que colore uma parte importante do corpo das mulheres: os lábios. Há décadas, mulheres de todos os cantos do mundo têm usado batom vermelho para buscar visibilidade para as pautas do movimento.

Portanto, caso você pense que o poder do batom vermelho está apenas no campo estético, lembre-se: mulher de batom vermelho também quer dizer revolução.

Conheça alguns fatos históricos sobre o clássico da maquiagem:

  • Na Idade Média, grupos religiosos condenaram o batom vermelho, justificando que o item desafiava Deus e estava ligado ao pecado.
  • Durante seu reinado, a Rainha Elizabeth I, no final do século 16, difundiu a crença de que o batom tinha poderes mágicos de cura e livramento. 
  • Em 1770, o Parlamento Britânico criou uma lei que dizia que mulheres que seduzissem homens para o casamento através de “pinturas de lábios e bochechas” poderiam ser acusadas de bruxaria.
  • No início de 1900 a maquiagem ganhou notoriedade quando as sufragistas, mulheres que defendiam a extensão dos votos a todos, usaram-o em uma manifestação.

Então, já passou o seu batom vermelho hoje?

Top 3 batons vermelhos 

1- O Ruby Woo, da MAC, é um clássico da beleza e se destaca por ser o vermelho curinga que fica sempre incrível. Matte, ele tem uma durabilidade incrível nos lábios.

2- 330, da linha Intense, de O Boticário, tem um vermelho que lembra o clássico da MAC, porém, com um preço que cabe melhor no bolso.

3- Cruella, da NARS, é um batom versátil em formato de lápis e de longa duração. Com textura cremosa, confere aos lábios uma cobertura uniforme, cor intensa e acabamento aveludado e opaco.


 

Beleza Caboca
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE BELEZA CABOCA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA