Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Golden Retriever: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Considerado por muitos como o ‘cão dos sonhos’, essa raça é inteligente e companheira. Além do mais, os Golden são dóceis, ativos e gostam de agradar a todos, o que os tornam ótimos cães-guia

Maiza Santos

Um dos cães mais inteligentes do mundo, o Golden Retriever conquista a todos com seu jeito extremamente dócil e amoroso. Essa raça é muito ativa, leal e apegada aos tutores, no entanto, também costuma agradar aqueles que não conhece tão bem. Adora truques e precisa de muita atenção e de tempo disponível para gastar energia. Eles se dão muito bem com crianças e adoram se divertir com os pequenos.

VEJA MAIS

Pug: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Essa raça costuma ser muito companheira e astuta. Além de ter facilidade para demonstrar amor por seus tutores a todo tempo, ficando sempre ao lado deles e brincando muito.

Cachorro uivando: o que pode ser?
Comportamento herdado dos lobos, quando excessivo, pode indicar problemas; entenda

Pitbull: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Ao contrário do que muitos pensam, essa raça é carinhosa e muito companheira. A personalidade do Pitbull, como a de qualquer outro cão, vai depender de como ele for criado e domesticado.

Considerado por muitos como o “cão dos sonhos”, o Golden é companheiro e obediente. Todas essas qualidades os fazem ser a melhor escolha para serem usados como cães de terapia e cães-guia para cegos e pessoas com deficiências motoras.

Características

O Golden Retriever é um cão de porte médio e possui uma altura que varia de 51 a 61 cm. Eles possuem uma estimativa de vida que pode alcançar 12 anos e chegam a pesar cerca de 36 quilos. Seus pelos são, como o nome já diz, de um tom amarelo dourado (claro ou escuro), muito densos e semi compridos. Na velhice, é normal que os cabelos brancos apareçam. Cães de cor Vermelha, mogno (marrom avermelhado) ou qualquer outra coloração não é reconhecida como oficial.

Tipos de Golden Retriever:

Britânico: comum em toda a Europa e Austrália, possui um focinho mais largo e curto e sua testa é mais quadrada. As pernas são mais curtas, assim como a sua cauda, e seu peito é um pouco mais profundo. A pelagem britânica possui tonalidade dourada ou creme. Os machos costumam ter a altura entre 56-61 cm, já as fêmeas 51-56 cm.

Americano: a pelagem é densa, repelente de água e dourada, além de possuir um corpo mais esbelto e menos encorpado. Assim como os britânicos, os machos podem ter a altura nos ombros entre 56-61 cm e as fêmeas 51-56 cm.

Canadense: bem semelhantes ao tipo americano no seu peso e altura, geralmente possuem uma pelagem mais escura.

Golden Retriever (Reprodução: Pixabay)

Saiba quais são os principais cuidados:

  • Por terem uma pelagem muito densa, principalmente no calor, eles podem sofrer com dermatite e outros problemas de pele. É necessário escovar os pelos deles duas vezes por semana, o que também ajuda na troca de pelo, que ocorre duas vezes por ano.
  • As unhas devem ser cortadas a cada duas ou três semanas e os dentes precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana.
  • Atividades físicas, principalmente na água, são muito divertidas para os goldens e podem ser fundamentais para a saúde desses pets. A natação auxilia no fortalecimento muscular, na saúde do coração e também na manutenção do peso.
  • Esses cães encontram lama e poças d’água e se divertem nelas. Por essa razão, precisam de banhos regulares. Esteja preparado para entrar no banho com eles, pois eles veem o banho como uma brincadeira.
  • É necessário ter muita disposição para brincar e passear, além de muita força e controle sobre o golden. Afinal, são cães que gostam de atenção, de agradar e conviver com a família.

Shih-tzu: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhão, inteligente e muito afetuoso, essa raça é a melhor escolha para quem quer companhia e demonstrações de afeto do amiguinho de quatro patas

Pode dar dipirona para cachorro?
O remédio é comum para humanos, mas o que você, talvez, não saiba, é que ele também pode ser prescrito a cachorros

Husky Siberiano: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Uma das raças mais amigáveis que existem, o Husky é gentil, atento e muito independente. Esse pet é um ótimo companheiro para quem tem filhos, pois ama crianças

Atenção com a saúde:

Apesar de serem muito saudáveis no geral, golden retrievers podem ter alguns problemas de saúde, como em todas as raças. São eles:

Quadril: a displasia de quadril é uma doença genética que causa má formação das articulações do quadril durante o crescimento do cachorro. Além de fazer o cão sentir dor, a condição costuma causar artrite, agravando o problema.

Cotovelo: a displasia de cotovelo é uma doença que impede o desenvolvimento da cartilagem da articulação do cotovelo, o que a torna grossa e danificada. Pode causar dores crônicas de nível leve a grave, além de deixá-los propensos à artrite.

Coração: alguns Goldens possuem um defeito no coração, geralmente causado por fatores genéticos e de alta complexidade. A grande dificuldade está em descobrir a doença para tratá-la, uma vez que os cães quase não demonstram a existência do problema.

Olhos: o golden têm tendência a desenvolver problemas na visão, por isso é importante ficar atento aos olhos do cachorro.

Golden pode ser criado em apartamento?

Pode sim. O golden precisa somente de atenção, companhia do dono e gastar energia. O tutor deve ter tempo e paciência para passear com eles todos os dias, independentemente do tamanho do lugar onde moram. Eles gostam de ir em parquinhos, praças e fazer amizade com outros animais.

Poodle: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhões, muito inteligentes e extremamente fiéis aos tutores, a raça também adora nadar e gastar energia

Cachorro vomitando? Saiba o que pode ser
Problemas como ingestão de objetos estranhos, alterações no fígado e estômago vazio podem ocasionar o vômito no pet; saiba mais

Chihuahua: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Um dos menores cães do mundo, o Chihuahua é conhecido por ser corajoso, atrevido e brincalhão. Muito fiel, ele mantém um vínculo forte e duradouro com seus tutores. Entenda mais sobre essa raça

O que o golden não gosta?

Golden retrievers não gostam muito de ficar longos períodos sozinhos e sem se exercitar. Eles podem se sentir infelizes e desenvolver uma personalidade diferente da normal, até destruidora.

É difícil cuidar de um Golden?

Os Golden Retriever saudáveis não precisam de cuidados especiais além de uma boa alimentação, companhia e afeto. Além disso, também é preciso ter assistência veterinária de rotina e muito exercício físico e passeios.

O que fazer em caso de morte de cachorro? Destino indicado é a cremação; descarte em lixeira é crime
Empresa no Pará oferece serviço de cremação de pets; destino irregular dos animais pode levar a reclusão de 1 a 4 anos e multa que pode chegar a 13 mil reais

Quem atropela cachorro tem que pagar? Veja para quem ligar e de quem é a responsabilidade nesse caso
Não existe lei específica para punição de condutores que atropelam animais, no Brasil; Em alguns casos, condutor pode até mesmo ser ressarcido por eventuais danos causados pelo acidente com o pet

Oração de São Francisco de Assis para a saúde e proteção do seu pet
São Francisco de Assis é padroeiro dos animais e do meio ambiente

O golden é destruidor?

Pode ser. O golden retriever possui muita energia e é agitado, especialmente quando filhote. Por isso, o ideal é que ele tenha bastante espaço para brincar e gastar toda essa energia, além de passeios ou corridas diárias, para evitar que desenvolva uma personalidade agressiva e destruidora. Como são desastrados - pois não possuem muita noção de espaço-, é preciso treiná-los e ensiná-los desde pequenos.

O golden late muito?

Não. Os golden retrievers não costumam latir muito, somente quando necessário -  especialmente quando são bem treinados. Podem latir mais quando:

  • ficam por muito tempo sozinhos
  • não têm atenção
  • possuem um baixo nível de atividades

Como dar nome a um novo cachorro ou gato: conheça opções criativas
O portal O Liberal.com separou dicas de quais nomes para dar a novo animal de estimação. Veja dicas para escolher e não confundir o animal

Espaço pet no condomínio: veja as vantagens
Locais para exercício e convivência melhoram a qualidade de vida dos animais domésticos

Como cuidar de um cachorro ou gato antes e após castração?
Confira um mini manual de o que fazer para ajudar o animal de estimação ter uma recuperação melhor

Golden Retriever filhote (Reprodução: Pixabay)

O golden é agitado?

Sim, muito. O golden retriever possui uma personalidade brincalhona e cheia de energia. Os cachorros dessa raça estão sempre dispostos a aprender, passear e interagir. Por isso, é preciso ter bastante disposição para o acompanhar e força para controlá-lo durante os passeios, pois adoram pular e puxar a guia.

Como é a vacinação de um Golden?

Vacinar o golden retriever adulto anualmente é fundamental para prevenir doenças graves. As vacinas V10 ou V8 protegem o cão de problemas como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica também é muito importante para imunizá-lo contra a raiva. Além de perigosa para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem outras vacinas indicadas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do Golden em risco. Consulte o médico veterinário de confiança e se informe sobre o melhor protocolo de imunização para o seu pet.

Yorkshire: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Os yorkies podem viver até 17 anos e são muito apegado aos seus tutores. A raça de pequeno porte pode viver em apartamento, mas odeia ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade e estresse

Onde passear com pet em Belém: confira docerias que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Muitas docerias e cafés de Belém permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos. Confira quais são

Cachorro comendo mato: entenda porque isso acontece
O ato do pet comer grama da rua pode causar estranheza aos tutores. Mas, isso acontece, porque o cachorro tenta "aliviar" a dor que sente

Como evitar vermes, pulgas e carrapatos nos golden?

Além da vacinação anual, existem alguns cuidados com a saúde do Golden que devem ser seguidos. A administração de vermífugos é bastante importante e a necessidade varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que o pet sai de casa. Esse medicamento é utilizado para eliminar vermes que podem ser contraídos na rua, nos alimentos e até mesmo dentro de casa. Consulte o veterinário e descubra a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Golden.

A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras, como:

  • coleiras
  • pipetas
  • sprays
  • medicamentos orais 

Como cuidar de um pet filhote? Saiba qual é a alimentação certa para cada raça
A médica veterinária Josyanne Christine ensina cinco dias de como cuidar do pet filhote

Como prevenir carrapatos no verão? Veja dicas para proteger o pet
O clima quente e úmido do verão ajudam a proliferar carrapatos nas gramas altas. Então, os tutores devem manter o cuidado redobrado para o pet não se contaminar com o parasita

Confira 10 alimentos que cães não podem comer
O hábito de oferecer pequenas quantidades para o pet na hora da refeição pode ser prejudicial; saiba mais

Golden Retriever (Reprodução: Pixabay)

Como é a vacinação de um Golden Retriever filhote?

Quando filhotes, os cães de todas as raças devem ser vacinados por meio de um protocolo diferenciado dos adultos. Veja:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção: É necessário esperar 10 dias após a última dose das vacinas, antes de levar seu filhote para passear na rua em segurança.

‘Verme do coração’: conheça a doença que atinge cães e gatos
A doença é mais comum em períodos com altas temperaturas e em cidades litorâneas

Luto animal: pets também sofrem pela morte e podem ter reações prejudiciais à saúde
Veterinária explica quais comportamentos devem acender o alerta e quais cuidados os tutores devem tomar

Onde passear com pet em Belém: confira lugares que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Diversos estabelecimentos permitem e até possuem áreas exclusivas para seu amiguinho de quatro patas. Confira

Quais os cuidados que se deve ter com o Golden Retriever filhote?

Após o processo de desmame dos filhotes de Golden Retriever, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, é recomendado que eles sejam alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência é importante pois ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

As rações mais indicadas são as especialmente desenvolvidas para filhotes de raças grandes, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações do seu bebê.

O tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, o que prejudica o processo de digestão. Não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos. Sempre mantenha o pote de água ao alcance do bichinho.

Outubro Rosa Pet: quase 50% dos cães e gatos podem desenvolver câncer de mama
Doença não acomete apenas humanos, como aponta o Conselho Federal de Medicina Veterinária. Cerca de 20% dos diagnósticos são tardios.

O animal de estimação gripou? Saiba como cuidar do pet contra a influenza canina
A gripe canina deve ser levado a sério apesar de não ser contagiosa aos humanos. Por isso, levo o bicho de estimação sempre à um veterinário

O que significa a tosse para o pet?

Golden Retrievers filhotes (Reprodução: Pixabay)

Curiosidades:

  • Como a função de seus ancestrais Retrievers era levar a caça intacta aos caçadores, os Goldens têm a incrível habilidade de carregar diferentes coisas com a boca, sem necessariamente destruí-las. Alguns animais da raça, quando treinados, conseguem inclusive carregar ovos crus sem quebrá-los!
  • Dois ex-presidentes norte-americanos escolheram cães da raça como companheiros: Gerald Ford e Ronald Reagan.
  • O Golden também é um cachorro famoso no cinema por estrelar vários filmes, como: "Bud - O Cão Amigos" e suas várias continuações, "Quatro Vidas de um Cachorro" e "Meu Amigo Enzo".
  • A raça, anteriormente, se chamava golden flat-coat.
  • No Brasil, é aceito chamá-lo de "retriever dourado".
  • Muitos criadores acreditam que a raça surgiu, primeiramente, do cruzamento de oito cães de circo da Rússia levados para a Inglaterra durante uma viagem.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Pet Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL