O animal de estimação gripou? Saiba como cuidar do pet contra a influenza canina

A gripe canina deve ser levado a sério apesar de não ser contagiosa aos humanos. Por isso, levo o bicho de estimação sempre à um veterinário

O Liberal
fonte

As mudanças climáticas repentinas, tão típicas em países tropicais como o Brasil, também podem ser prejudiciais aos animais de estimação, que não estão suscetíveis a escapar dos vírus. Mesmo que não seja grave, a gripe canina, ou a influenza canina, causada pela Influenza A, requer a atenção do tutor ao seu bichinho para que não evolua e torna-se um problema sério, como por exemplo, uma pneumonia. As informações são do portal Blog Petz.

O contágio do cão com o vírus pode ocorrer das mesmas formas comuns de uma transmissão da gripe humana: convivência com outro animal contaminado; compartilhamento de bebedouros com outro bicho adoentado ou locais fechados fechados.  Mas, vale ressaltar que a gripe canina não passa para o dono do animal, sendo um risco apenas para outros bichanos.

LEIA MAIS: O perigo dos medicamentos sem orientação
O que significa a tosse para o pet?

Se o animalzinho ficou mais manhoso ou carente é importante observar se ele também apresenta sintomas clássicos de uma gripe como a perda de apetite, tosse, febre e os olhos lacrimejando. No entanto, nem todos os cachorros apresentam estes sinais. Por isso, médicos veterinários indicam que haja um acompanhamento contínuo do pet com um especialista da área, porque somente ele poderá fazer um diagnóstico preciso. 

Durante esse período, assim como ocorre durante uma gripe humana, é necessário que haja um cuidado redobrado para evitar a piora da doença. Então, o dono do animal deve servir bastante água ao pet, oferecer uma alimentação saudável, assim como manter que ele fique em um ambiente limpo e confortável. O uso de antibióticos e antiinflamatórios devem ser feitos apenas com prescrição médica do veterinário.

Também é importante ressaltar que a vacinação do animal tanto quanto a vermifugação devem ficar em dia para manter a saúde em dia do bichinho. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL