Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pet Liberal

Por Rogério Politi

Coluna assinada por Rogério Politi, formado em 1988 pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP- Botucatu). Sócio fundador da Clínica Veterinária São Francisco de Assis desde 1989. Analista de Crédito Rural no Banco da Amazônia durante 12 anos. Médico veterinário da Sesma, por 12 anos na área de vigilância sanitária e zoonoses.

O que significa a tosse para o pet?

Rogério Politi

É um reflexo protetor do sistema respiratório, quase essencial para a vida, cuja função é eliminar materiais irritantes das vias respiratórias, através da passagem forçada e rápida de ar para o exterior.

A tosse é desencadeada por qualquer agente irritante que entre em contato com a superfície da glote, da traqueia ou de um brônquio, tais como gases irritantes, poeiras, liberação de histamina e outros estímulos.

No pulmão, existem três tipos de receptores. Estes receptores são terminações nervosas não mielinizadas que se ramificam entre células epiteliais na traqueia, na laringe, nos grandes brônquios e nas vias respiratórias intrapulmonares.

Os sinais sensoriais são transmitidos para o bulbo raquidiano e, posteriormente, os sinais motores são transmitidos de volta para o sistema respiratório e para a laringe, a fim de provocar a tosse. Através da estimulação destes receptores é provocada a tosse bem como bronco constrição, secreção de muco e respiração superficial rápida, todos com a mesma finalidade: eliminar o agente irritante do sistema respiratório. Ocorre, inicialmente de forma muito intensa, a contração dos músculos expiratórios, produzindo uma pressão muito elevada em nível pulmonar, enquanto que as cordas vocais permanecem fechadas.

Subitamente, ocorre a abertura das cordas vocais, permitindo a saída do ar sob pressão dos pulmões sob forma explosiva. Assim, toda matéria estranha indesejável é eliminada das vias respiratórias.

Ossos

Ossos de couro podem se tornar muito perigosos se o seu cão conseguir arrancar pedaços grandes e engoli-los de uma só vez. Estes pedaços podem causar bloqueio no intestino ou na garganta do seu bichão. Sempre que o seu cachorro tiver roído um destes ossos até um tamanho que caiba inteiramente em sua boca é hora de jogar este pedaço fora. Outra solução ideal para cães que arrancam pedaços dos ossos de couro é substituí-los por uma bola no tamanho certo para o seu peludo.

Período de socialização canina

De 21 a 49 dias de vida, é quando o filhotinho aprende os comportamentos específicos que fazem dele um cachorro. Por isso é tão importante não tirar o filhote da ninhada antes de 7 semanas de vida. É durante este período que ele aprende noções de higiene, respeito à hierarquia, e a ser disciplinado. Com os irmãozinhos ele aprende o jogo "dominante x dominado".

O período de socialização com humanos é de 7 a 12 semanas de vida. Este é o melhor período para o filhote se juntar à sua nova família. Esta também é a melhor época para introduzi-lo às coisas que farão parte da sua vida. Por exemplo, automóveis, outros animais, crianças, idosos, sons, etc. Tudo aprendido nesta fase é permanente.

Pet Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL