Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Poodle: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Brincalhões, muito inteligentes e extremamente fiéis aos tutores, a raça também adora nadar e gastar energia

Maiza Santos

Fofo, obediente e muito divertido, o Poodle é um dos pets mais famosos no Brasil e no mundo. Cheio de particularidades, eles ocupam o segundo lugar no ranking de raça mais inteligente. Além disso, também são muito amáveis, o que o tornou um dos preferidos para adoção entre os tutores. Confira as características, cuidados e curiosidades do Poodle:

VEJA MAIS

Yorkshire: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Os yorkies podem viver até 17 anos e são muito apegado aos seus tutores. A raça de pequeno porte pode viver em apartamento, mas odeia ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade e estresse

Onde passear com pet em Belém: confira restaurantes que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Diversos restaurantes permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos; Confira quais são

Saiba as regras de como viajar com animais de suporte emocional
As regras variam entre as companhias aéreas e é necessário ficar atento para os prazos de solicitação do serviço

O poodle é uma raça de origem oficial na França, no entanto, muitos pesquisadores afirmam que tenha surgido primeiro na Alemanha (o primeiro poodle, o poodle gigante, é de lá). Essa incerteza ocorre devido ao nome, já que Poodle vem de pfudel, uma palavra alemã que significa “poça”, referindo-se a uma das principais características da raça já que esses cães são excelentes nadadores e adoram uma brincadeira com água.

Poodle (Reprodução: Pixabay)

Características

O poodle possui quatro portes: Grande, Médio, Anão e Toy. Todos são muito fiéis ao tutor, o que o torna carinhoso e querido. Também possuem pelos cacheados e macios, bem fartos e espessos. As cores dos pets são as mais variadas, podendo ser:

  • branco
  • preto
  • marrom
  • cinza
  • abricó
  • fulvo avermelhado

Geralmente quando um filhote nasce de uma cor, ela se mantém até o animal ficar adulto, podendo apenas clarear um pouco.

O melhor é que eles não soltam pêlo e a manutenção exige escovação apenas uma vez na semana, para evitar que formem nós. Caso isso ocorra, pode ser doloridos e criar um emaranhado em poucos dias no cão). Um Poodle saudável, com uma boa criação e bem cuidado pode viver de 12 a 15 anos.

Saiba quais são os principais cuidados:

  • Limpar os olhos do Poodle pois eles lacrimejam muito e pode ficar sobre o pelo dos olhos. Limpe ao redor dos olhos todos os dias com um pano umedecido em água morna.
  • Confira as orelhas. Pode acumular sujeira e ocasionar infecções no ouvido. Raças com orelhas grandes, como o Poodle, tendem a ter infecções no ouvido, pois o canal auditivo fica úmido. Sempre verifique.
  • Corte as unhas do Poodle de uma a duas vezes por mês. Quando elas começam a bater no chão, é um sinal de que está na hora de cortá-las.

Onde passear com pet em Belém: confira docerias que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Muitas docerias e cafés de Belém permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos. Confira quais são

Onde passear com pet em Belém: confira lugares que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Diversos estabelecimentos permitem e até possuem áreas exclusivas para seu amiguinho de quatro patas. Confira

Poodle pode ser criado em apartamento?

O poodle toy é o ideal para quem vive em apartamento ou gosta de viajar, ele é o típico cão que “cabe na bolsa” e se adapta aos locais de moradia.

O poodle mini é o mais versátil. Ele se adapta bem a apartamentos e a famílias com crianças grandes e pequenas. Pode ser tímido com estranhos, mas adora as pessoas com quem convive.

O poodle standard, ou poodle gigante, precisa de mais espaço, por causa de seu porte. Ele é ideal para quem vive em casa com um grande quintal. Costuma ser bastante agitado e é bastante extrovertido.

Poodle (Reprodução: Pixabay)

É difícil cuidar de um Poodle?

O Poodle é sensível ao tom de voz, e pode não obedecer se ele sentir que é mais forte que o tutor. Porém, não seja muito severo porque isso também não vai funcionar. Os donos precisam ter calma e ainda possuírem um ar de autoridade naturalmente.

Um Poodle que foi bem domesticado tem um comportamento calmo, especialmente se ele estiver fazendo exercícios e atividades diárias para gastar a enorme energia que possuem. Alguns donos dizem que o Poodle Toy e o Miniatura são um pouco mais estressados, porém alguns outros donos discordam.

Onde passear com pet em Belém: confira os cafés que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Pensou em tomar um café no fim da tarde na companhia do seu pet? Confira os locais que permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos

Por que um cachorro dócil se torna agressivo de repente? Saiba o que fazer

Poodle (Reprodução: Pixabay)

Quantas vacinas um Poodle tem que tomar?

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8; 
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Pet Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL