CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Por que um cachorro dócil se torna agressivo de repente? Saiba o que fazer

Rogério Politi
fonte

OS TRÊS PROCEDIMENTOS MAIS COMUNS DE VETERINÁRIA

1. Exame de fezes: Um exame de fezes é o melhor método de diagnóstico, quando se suspeita de verminose. A partir do resultado o veterinário vai poder prescrever a medicação de acordo com o tipo de parasita encontrado, se é um verme redondo, chato ou um protozoário, o que aumenta em muito a eficácia do tratamento.

2. Hemograma completo: O hemograma completo irá verificar o nível de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas possibilitando ao médico verificar se há infecção, anemia ou até mesmo parasitas sanguíneos. Em geral, os glóbulos brancos se multiplicam quando há uma infecção bacteriana e diminuem quando há uma infecção viral no corpo. Há também certos parasitas, semelhantes aos encontradas no trato intestinal, que afetam o sangue. Como a leucemia é um câncer do sangue, um exame de sangue pode confirmar o diagnóstico.

3. Urinálise: Na amostra de urina, o veterinário vai poder identificar a presença de leucócitos, sangue, bactérias e cristais entre outros.  Uma quantidade elevada de glóbulos brancos indica infecção. Se forem detectadas na urina, pode dizer ao veterinário que há uma inflamação e uma infecção da bexiga ou nos rins. Em condições normais, existe uma certa quantidade de bactérias não patogênicas que vivem no trato urinário. A formação de cristal na urina pode sugerir ao veterinário a presença de pedras na bexiga ou nos rins.

POR QUE UM CACHORRO DÓCIL SE TORNA AGRESSIVO DE REPENTE

Os machos tendem a apresentar uma necessidade muito maior do que as fêmeas de ser dominante e desafiar o dono. Além disso, a maioria dos donos se deixa levar por aquelas carinhas lindas e indefesas quando eles ainda são filhotes e vão fazendo todas as vontades e concessões. Quando se dão conta, quem manda é o cão! Não é fácil aconselhar sem ver o cachorro e saber todo o histórico e grau de agressividade do animal, mas algumas dicas são comuns a casos de agressão por dominância. Em primeiro lugar, procure fazer um curso de obediência básica e insista para que todos os membros da família se envolvam no treinamento. Nunca dê nada "de graça" para ele. Se ele quer comer, primeiro precisa sentar. Se quiser carinho, primeiro precisa deitar, e assim por diante. Se ele pedir carinho (normalmente esfregando o focinho), mande ele sentar e acaricie ele por não mais do que alguns segundos. Depois disso diga CHEGA e cruze os braços e ignore-o. Não faça nova sessão de carinhos nos próximos 10 minutos. Retire todos os brinquedos dele. Deixe-o ver os brinquedos, mas só você e sua família podem brincar com eles. Sempre fale primeiro com seus familiares ao chegar em casa. Brincar de cabo-de-guerra (quando ele puxa o brinquedo de um lado e você do outro) NEM PENSAR. Quando ele morder, ou tentar morder alguém o isole num lugar (por exemplo, na cozinha) pelos próximos 60 minutos. Faça tudo isso sem voltar atrás, até ele aprender que quem manda na casa são as pessoas e não ele. Lembre-se: Toda esta "linha dura" é temporária!!!!!! Mostre a ele que você é a chefe e assim que ele se convencer disso o convívio de vocês vai melhorar 10000%. Ele vai ficar mais calmo, mais dócil e mais relaxado.  

QUANDO COMEÇAR A TREINAR UM CACHORRO

O quanto antes melhor. Filhotes de 2 a 6 meses deveriam participar de classes de socialização que funcionam como Jardim de Infância, ou seja, o filhote aprende a se relacionar com pessoas estranhas, outros cachorros, ambientes novos e novas situações. O treinamento formal de obediência básica pode ser iniciado a partir do 6º mês de vida do cãozinho, mas não se esqueça de que ele será um "crianção" até aproximadamente 2 anos, portanto muita paciência é necessária e muita diversão também. O melhor é começar assim que o filhote chegar a casa. Quanto mais novo o cachorro, mais fácil dele aprender certo da primeira vez, o que é sempre mais fácil do que corrigir velhos hábitos. Mas não se desespere, sempre é tempo de ensinar um truque novo para um cachorro velho. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pet Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL