CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pitbull: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Ao contrário do que muitos pensam, essa raça é carinhosa e muito companheira. A personalidade do Pitbull, como a de qualquer outro cão, vai depender de como ele for criado e domesticado.

Maiza Santos

Ser amoroso e muito apegado aos tutores é uma das principais características do Pitbull. Essa raça, que tem a fama de mal e raivosa, nada mais é do que um pet companheiro, que se dá bem com crianças e adora brincar. Como qualquer outro cachorro, a personalidade e comportamento do cão vai depender quase que inteiramente da forma como ele for criado e domesticado. Quando o animal é ensinado a ter atitudes boas e ser carinhoso, ele se dá bem até com estranhos. Conheça as características, cuidados e curiosidades do Pitbull:

VEJA MAIS

image Shih-tzu: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhão, inteligente e muito afetuoso, essa raça é a melhor escolha para quem quer companhia e demonstrações de afeto do amiguinho de quatro patas

image Husky Siberiano: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Uma das raças mais amigáveis que existem, o Husky é gentil, atento e muito independente. Esse pet é um ótimo companheiro para quem tem filhos, pois ama crianças

image Chihuahua: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Um dos menores cães do mundo, o Chihuahua é conhecido por ser corajoso, atrevido e brincalhão. Muito fiel, ele mantém um vínculo forte e duradouro com seus tutores. Entenda mais sobre essa raça

Forte, dócil e bastante ativo, o Pitbull precisa de um cuidado extra na hora de ser adestrado, pois qualquer atitude que o animal tiver terá um impacto muito maior, devido à sua força. Até mesmo as brincadeiras serão mais ‘brutas’ devido o seu tamanho, mas não quer dizer que vão ser agressivas. É da responsabilidade de quem tem um cachorro Pitbull saber criá-lo da melhor forma, para que o cão entenda os limites de sua força. 

Características

O nome completo dessa raça é American Pit Bull Terrier, mas ele é popularmente conhecido como Pitbull, no Brasil. Esse pet surgiu do cruzamento entre duas raças (Bulldogs e o Antigo Terrier Inglês), o que deu origem ao que ficou conhecido como Bull-and-terrier. Eles são fortes, ágeis, bastante resistentes e apegados aos humanos. 

Podem chegar a 27 centímetros e pesar até 35 quilos. Além disso, os pelos de um cachorro Pitbull são os mais variados possíveis. Eles podem ser chocolate, branco, preto fulvo, marrom, possuem inúmeras combinações de cores, manchas e até mesmo tigrados. A pelagem é lisa, densa, bem assentada ao corpo e quase não solta pelo.

image Poodle: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhões, muito inteligentes e extremamente fiéis aos tutores, a raça também adora nadar e gastar energia

image Yorkshire: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Os yorkies podem viver até 17 anos e são muito apegado aos seus tutores. A raça de pequeno porte pode viver em apartamento, mas odeia ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade e estresse

image Dicas para quem quer adotar um animal
Confira o passo-a-passo do que é necessário saber antes de adotar um pet

Quais os tipos de Pitbull que existem?

American Pitbull Terrier: é a principal raça de Pitbull. Foi a partir dela que as outras linhagens surgiram. Ao contrário do que muitos pensam, os American Pitbull Terrier não são agressivos. Sua natureza é ser bastante amigável e muito equilibrado. Esses Pitbulls são animais de grande porte, muito inteligentes e gostam de atividades ao ar livre. 

Staffordshire Bull Terrier: com o peso que varia entre 11 e 17 quilos, os Pitbulls dessa linhagem são compactos, musculosos e bastante ágeis. São muito amigáveis e gostam de brincar com crianças. Bastante inteligentes, ativos e divertidos, eles se apegam muito a seus humanos.

American Staffordshire Terrier: pesando até 35 quilos, esse Pitbull tem musculatura muito desenvolvida, principalmente na região do peito. Podem ter apenas uma cor, uma cor parcial ou algumas manchas. Além disso, são muito tranquilos, mas bastante ativos, gostam de brincar, correr e passear.

Bull Terrier: o Bull Terrier tem como principal característica seus olhos em forma triangular e manchas pretas em um de seus olhos e no focinho. Bastante corajoso e muito determinado, os Pitbulls dessa linhagens são gentis, precisam sempre de companhia e gostam do afeto de sua família humana. 

Stuffawler: o maior Pitbull do mundo, o Stuffawler pesa entre 35 e 40 quilos. Muito forte, ele tem uma característica peculiar de esboçar uma espécie de sorriso quando abre a boca. Muitas pessoas consideram essa linhagem de Pitbull muito agressiva, mas, em geral, ele é tranquilo. Nesse caso, vale ressaltar que o comportamento do animal é muito influenciado pelas atitudes de seus tutores. Se os humanos são tranquilos, o cachorro também tende a ser sossegado.

Monster blue: Resultado do cruzamento entre o Mastiff Napolitano e o Bulldog de Borgonha, o Monster Blue é extremamente forte, encorpado e bastante pesado. Esse cachorro pesa entre 45 e 60 quilos.

Colby: os Pitbulls dessa linhagem têm um temperamento bastante equilibrado, tanto que desempenham muito bem o papel de babás para crianças. Entre suas características físicas mais marcantes, estão a cabeça grande e forte, o focinho achatado e enrugado. São bastante leves, apesar de seu porte.

Red Devil: conhecido também como Pitbull Mexicano, o Red Devil é o menor de todas as linhagens de Pitbull. Mais magro e bastante musculoso, é bem confiante com as pessoas, principalmente com seus humanos.

Spike: Nascida nos Estados Unidos, essa linhagem de Pitbull tem pelo branco com manchas pretas, o que sugere que seja resultado de um cruzamento com Dálmatas. Ao contrário dos outros Pitbulls, ele tem uma musculatura pouco desenvolvida e um temperamento muito amistoso e tranquilo. É o cachorro ideal para quem busca um amigo para lhe fazer companhia.

image Pitbull (Reprodução: Pixabay)

Red nose: Nativo da Irlanda, esses Pitbulls têm pelo castanho e branco, olhos cor de mel ou verdes e nariz rosado. Pesando entre 25 e 30 quilos, tem musculatura pequena, com patas largas e lombo forte.

Cobra: os filhotes de Pitbull dessa linhagem são encantadores. Os animais têm estrutura física muito semelhante ao Red Nose, com olhos pretos ou azuis e pelos brancos, sem manchas.

Villaliberty: criado na Espanha, a partir do Red Nose, tem estrutura física admirável e um temperamento equilibrado, estável, seguro e muito corajoso. 

Pynat: mais magro do que seus outros colegas de raça, pois pesa até 30 quilos, eles tem pelo tigrado e focinho suave. Também tem um temperamento muito dócil, quando tratado amorosamente.

Gamers: com porte bastante atlético e físico musculoso, ele pesa entre 25 e 30 quilos. É ideal para famílias que gostam de agitos.

Johnsons: pesando até 40 quilos, se parece muito fisicamente com um Bulldog. Seus pelos são brancos ou manchados. É muito forte, mas esse Pitbull vai na contramão de seus outros amigos, pois é bastante lento. Além de ser bastante dócil.

image Como prevenir carrapatos no verão? Veja dicas para proteger o pet
O clima quente e úmido do verão ajudam a proliferar carrapatos nas gramas altas. Então, os tutores devem manter o cuidado redobrado para o pet não se contaminar com o parasita

image Cachorro uivando: o que pode ser?
Comportamento herdado dos lobos, quando excessivo, pode indicar problemas; entenda

image Pode dar dipirona para cachorro?
O remédio é comum para humanos, mas o que você, talvez, não saiba, é que ele também pode ser prescrito a cachorros

Saiba quais são os principais cuidados:

  • Como é um cão atleta, o Pitbull Terrier precisa de exercícios intensos e diários. Não para criar músculos, mas para gastar toda a energia que possui.
  • Leve o Pitbull para fazer caminhadas e corridas, assim ele irá socializar com estranhos e com outros animais. Isso deve ser feito desde que o bichinho ainda é apenas um filhote, para fim de obter resultados melhores nessa convivência com os outros.
  • Devem ser adestrados com carinho e equilíbrio. Qualquer atitude ou brincadeira agressiva feita com o pitbull é suficiente para que cães dessa raça considerem tais atos como sendo do agrado de seu dono
  • Dentre algumas doenças que podem surgir em cachorros dessa raça está a Displasia de Quadril, que leva o animal a sentir dores para andar e, dependendo do grau, pode até impossibilitar o cãozinho de se locomover. 
  • Eles podem ser mais sensíveis a algumas doenças virais. Pode ser recomendado que seu pitbull, quando filhote, receba mais de três doses da vacina polivalente (V8 ou V10).
  • O Pitbull é um cachorro que gosta de mastigar quando apresenta sinais de tédio e apresenta uma mandíbula muito forte. Por isso, é importante mantê-lo ocupado e realizar a prática de exercícios.
  • Devido à falta de proteção dos pelos, já que são curtos, o pitbull pode pegar sarnas e desenvolver alergias. Portanto, é importante observar regularmente se a pelagem está com boa aparência.
  • Como os pelos são curtos e bastante resistentes, não é necessário escovar o pitbull muitas vezes no mês. Para manter a pelagem sempre bonita e bem cuidada, basta pentear uma vez na semana.
  • As unhas dessa raça precisam ser aparadas sempre que estiverem grandes. Os dentes também devem ser escovados uma vez por semana e constantemente observados.

image Quem atropela cachorro tem que pagar? Veja para quem ligar e de quem é a responsabilidade nesse caso
Não existe lei específica para punição de condutores que atropelam animais, no Brasil; Em alguns casos, condutor pode até mesmo ser ressarcido por eventuais danos causados pelo acidente com o pet

image Como dar nome a um novo cachorro ou gato: conheça opções criativas
O portal O Liberal.com separou dicas de quais nomes para dar a novo animal de estimação. Veja dicas para escolher e não confundir o animal

image Como cuidar de um cachorro ou gato antes e após castração?
Confira um mini manual de o que fazer para ajudar o animal de estimação ter uma recuperação melhor

image Pitbull filhote (Reprodução: Pixabay)

Pitbull pode ser criado em apartamento?

Sim, no entanto, para que um cão de grande porte como um Pitbull possa viver de maneira saudável em um apartamento, o tutor deve respeitar a sua natureza e lhe oferecer as condições necessárias para um pleno desenvolvimento. Dessa maneira, deve:

  • lhe dar espaço
  • fazer longas caminhadas
  • adestrar e treinar o pitbull
  • o fazer socializar com os outros moradores
  • lhe dar brinquedos
  • o manter bem alimentado.

image Onde passear com pet em Belém: confira docerias que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Muitas docerias e cafés de Belém permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos. Confira quais são

image Cachorro comendo mato: entenda porque isso acontece
O ato do pet comer grama da rua pode causar estranheza aos tutores. Mas, isso acontece, porque o cachorro tenta "aliviar" a dor que sente

image Como cuidar de um pet filhote? Saiba qual é a alimentação certa para cada raça
A médica veterinária Josyanne Christine ensina cinco dias de como cuidar do pet filhote

É difícil cuidar de um Pitbull?

A personalidade do Pitbull é algo que gera muita discussão. O temperamento desta raça está intimamente ligada a sua criação. Esses pets são generosos, companheiros e extremamente leais. A visão estereotipada de agressividade da raça só ocorre quando o cãozinho é criado de um jeito inadequado. 

Geralmente, o cachorro Pitbull costuma se dar melhor com humanos do que com outros animais. O cão dessa raça poderá ter um comportamento bastante amigável com pessoas estranhas, desde que a socialização do animal ocorra desde cedo e seja constante. As crianças também costumam ser grandes companheiras do Pitbull, mas antes das brincadeiras, os pequenos devem conquistar a confiança do animal. 

image Plano de saúde para animais: quanto custa e como funciona para pet
Alguns fornecem serviços básicos e outros incluem no pacote sessões de fisioterapia e acupuntura; confira

image Alimentação animal: entenda a importância da alimentação adequada para saúde do seu pet
Uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais é fundamental para a saúde e bem-estar de cães e gatos.

image ‘Verme do coração’: conheça a doença que atinge cães e gatos
A doença é mais comum em períodos com altas temperaturas e em cidades litorâneas

image Pitbull (Reprodução: Pixabay)

Quantas vacinas um Pitbull tem que tomar?

Idade de 6 a 8 semanas

  • Vacina V8 ou v10 de marca importada.
  • O que previne? Cinomose, Hepatite infecciosa canina, Adenovírus canino tipo 2, Corona vírus, Parainfluenza canina, Parvovírus canino e Leptospirose.

Idade 12 semanas

  • Vacina V8 ou v10 de marca importada (dose de reforço).
  • Gripe canina: O que previne? Adenovírus canino tipo 2, Parainfluenza canina e Bordetella bronchiseptica.
  • Giardíase: O que previne? Indicada para animais que vive em grupos como canis, criadores ou locais com muito cães que vive em ambientes mais úmido.

Idade 16 semanas:

  • Vacina V8 ou v10 de marca importada (ultima dose de reforço).
  • Gripe canina: Dose de reforço da vacina injetável. A intranasal é aplicada em dose única.
  • Giardíase: Dose de reforço
  • Anti-rábica: Raiva

- Depois do primeiro ano, o cachorro é vacinado anualmente com uma dose de vacina V8 ou V10 importada, Gripe canina, Giárdia e Anti-rábica.

image Onde passear com pet em Belém: confira restaurantes que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Diversos restaurantes permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos; Confira quais são

image Onde passear com pet em Belém: confira lugares que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Diversos estabelecimentos permitem e até possuem áreas exclusivas para seu amiguinho de quatro patas. Confira

image Aprenda a fazer um bolo para seu pet e arrase na festinha do seu 'fofinho' de 4 patas
Se você sempre quis que seu animalzinho se divertisse e pudesse aproveitar tudo na festinha, essa hora chegou

image Pitbull (Reprodução: Pixabay)

Curiosidades:

  • Em muitos lugares do mundo, o Pitbull é conhecido como “cachorro-babá’ por conta da sua afinidade com as crianças;
  • Apesar da reputação, a raça não é indicada para o trabalho de cão de guarda pois costuma confiar muito nos humanos;
  • Durante as guerras, os Pitbulls já foram usados para encorajar e confortar soldados feridos em campos de batalha;
  • A raça pode ter um peso um pouco maior que o proporcional por conta da musculatura - o maior Pitbull do mundo se chama “Hulk” e pesava 80 kgs com apenas um ano de idade.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pet Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL