Círio 2023: Nossa Senhora chega à Basílica Santuário após mais de quatro horas de procissão
A romaria durou cerca de 4h20 minutos, entrando para a lista de romarias mais rápidas. Confira os detalhes da procissão

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário, por volta de 11h40, pouco mais de quatro horas de percurso, neste domingo de Círio (8). A grande procissão começou com alguns minutos de atraso, às 7h20, quando a santa foi colocada na berlinda. A romaria durou cerca de 4h20, entrando para a lista de romarias mais rápidas. Na Praça Santuário, centenas de pessoas receberam a padroeira dos paraenses com aplausos, orações, muitos agradecimentos e pedidos. Além disso, também disputavam espaço na missa campal que marca o encerramento oficial da procissão e foi celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. Após a missa, a Imagem Peregrina foi posicionada para a visitação na Praça.
VEJA MAIS
Dom Antônio de Assis Ribeiro deixou uma mensagem de esperança e otimismo aos fiéis. “Quem tem esperança não olha para trás, quem tem esperança olha para frente, olha para o céu, para o alto, para os lados, porque percebem que não basta olhar para o alto e para baixo, é necessário olhar para todos os lados. Quem tem esperança vive bem, acredita, tem otimismo, tem alegria. Quem tem esperança enfrenta as dificuldades com alegria”, defendeu.
Devota de Nossa Senhora de Nazaré, a militar da reserva Maria Ana Oliveira, 46 anos, assistiu à missa carregando uma imagem da santa, na qual ela colocou novos pedidos a serem realizados junto com sua família. A imagem também possuía um pedaço da corda deste ano. “Eu vim agradecer e também pedir. Pelas graças alcançadas, pelas nossas vidas, por termos superado todos esses problemas que nós passamos na pandemia. Pessoas da minha família adoeceram, mas não de covid-19, de outras doenças. E a gente conseguiu vencer essa batalha. A gente veio acompanhando, pegamos pelo meio do caminho e veio até aqui na Praça Santuário. É muita emoção, é uma coisa que não conseguimos descrever, apenas sentir. É uma emoção que não tem explicação”, comentou.
“Eu tenho uma filha que mora em Brasília. Ela está assistindo lá, mas não é a mesma coisa... sentir aqui essa fé de cada um, esse calor. É muito gratificante”, acrescentou, explicando a história que possui com a imagem que carregava. “Essa imagem eu comprei, e ela me acompanha em todos os Círios. Essa corda que está nela é do ano passado. Todos os anos eu ganho. Este ano, também já ganhei. As pessoas vêm até ela e entregam. Esses papéis são pedidos meus e das minhas filhas. Se a gente conseguir a graça, nós três vamos cumprir a promessa”, explicou Maria Ana, ao lado do esposo, também militar da reserva, Leonardo Pinto, 67 anos.
Com uma casinha colorida, feita em papelão, sobre a cabeça, Deusarina Nascimento, auxiliar de serviços gerais, agradecia por mais uma graça alcançada. “Há quatro anos, fiz um pedido para conseguir construir a minha casa. Eu alcancei essa graça e, hoje, estou aqui cumprindo minha promessa. Já é a segunda que eu faço. Na outra, eu pedi para acompanhar o Círio descalça e consegui também. Me sinto muito feliz e agradecida em Nossa Senhora”, disse a Deusarina, que construiu seu imóvel no bairro do Tenoné, em Belém.
Há sete anos, o empresário Wagner Conceição possui um restaurante na ilha do Combu, em Belém. Segundo ele, foi um pedido feito e atendido por Nossa Senhora de Nazaré. Ele relembra que começou com três colaboradores e, atualmente, conta com mais de 30. “Sete anos atrás, nós inauguramos o restaurante no dia do Círio Fluvial. Começamos com três pessoas e, hoje, temos mais de trinta trabalhadores e famílias da ilha do Combu que vivem diretamente dali (do restaurante). Era nossa casa que virou restaurante e, agora, é o nosso sustento. Ontem e hoje foram dias de agradecer e se sentir realizado com Nossa Senhora de Nazaré. Eu fui na Trasladação e voltei agora na procissão do Círio. É uma emoção muito grande. Tenha fé em Deus e Nossa Senhora, que a gente alcança tudo o que desejar”, declarou.
Entenda como foi o percurso do Círio 2023
Missa
Desde a madrugada, centenas de devotos caminhavam para conseguir um lugar na Catedral Metropolitana, mais conhecida como Sé, onde aguardaram pela saída da Imagem Peregrina. Diversos promesseiros já faziam o trajeto da romaria de joelhos para agradecer pelas bênçãos alcançadas.
A missa do Círio iniciou pontualmente às 6h e foi celebrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém. A celebração terminou com 20 minutos de atraso, o que também acabou alterando o horário previsto para a saída da procissão, que era para ter sido a partir das 7h.
Atrelamento da corda do Círio
Um dos pontos mais delicados durante o percurso costuma ser o atrelamento da corda, que ocorre próximo à Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso. Neste ano, um tumulto foi registrado entre os romeiros que faziam a curva para a avenida Portugal no momento em que os voluntários e militares realizavam o procedimento. Os guardas da santa fizeram uma parada estratégica e conseguiram atrelar a corda e seguir com a procissão normalmente, controlando a situação.
Homenagem
Na Boulevard Castilhos França, próximo à estação das Docas, foi montado o palanque das autoridades. No local, os participantes tinham uma vista privilegiada das centenas de pessoas que aguardavam a passagem da berlinda. Entre as autoridades que estiveram na arquibancada estavam o Governador do Estado, Helder Barbalho, e a esposa, Daniela Barbalho. Além disso, também estavam no local a vice-governadora, Hana Ghassan, e o Ministro das Cidades, Jader Filho.
Presidente Vargas
A chegada da Berlinda à avenida Presidente Vargas ocorreu por volta de 9h. No local, vários devotos aguardavam para seguir a procissão e ter a chance de ficar perto da padroeira da Amazônia. Pelo caminho, várias homenagens ocorreram, como uma das mais tradicionais, em frente ao Banco do Brasil. No local, os funcionários realizaram orações e preces. Além de várias lágrimas de agradecimento terem sido derramadas. Outra importante homenagem ocorreu assim que a imagem peregrina da Virgem de Nazaré passou em frente ao Banco da Amazônia. O Basa preparou uma chuva de pétalas de rosas. Com o lema "Fé nas pessoas que têm fé na Amazônia", este é o primeiro ano que o Basa é um dos patrocinadores oficiais do Círio.
Praça da República
Por volta de 9h40, quando a berlinda com Nossa Senhora de Nazaré subiu a avenida Presidente Vargas, chegando próximo a Praça da República, vários devotos cantavam e dançavam. A imagem da felicidade dos fiéis durante o Círio de Nazaré emocionava. Os romeiros estavam nas ruas e nas arquibancadas montadas no local e eram embalados por canções nos mais diversos ritmos.
Acidente
Ainda na Presidente Vargas, um acidente foi registrado momentos após a santa ter passado pelo local, por volta de 10h50. Segundo informações das autoridades, uma arquibancada caiu e nove pessoas ficaram feridas. O doutor José Guataçara Corrêa Gabriel, ortopedista, traumatologista, presidente da Cruz Vermelha no Pará e coordenador geral do Samu, explicou para a Redação Integrada de O Liberal que a arquibancada teria envergado uma das pontas. Das nove pessoas feridas, apenas uma teve uma gravidade maior.
Corte da corda
Após duas horas do atrelamento que gerou tumulto próximo ao Ver-o-Peso, mais uma confusão foi registrada durante a grande procissão. Desta vez, a situação começou após devotos fazerem o corte da corda que puxa a berlinda, quando o carro chegava na avenida Nazaré, por volta das 10h.
Devido à situação do tumulto envolvendo vários devotos e também para garantir a segurança dos romeiros que estão na procissão, os voluntários da Guarda da Santa realizaram o desatrelamento da corda. Vários devotos se afastaram e correram para fugir da confusão. Em contrapartida, outros se aproximaram do tumulto para tentar pegar um pedaço da corda, símbolo e talismã da fé paraense.
Religiosidade e devoção
Dira Paes, que é paraense e acompanha todos os anos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, afirmou que este ano a procissão tem “um ar” diferente e ainda mais especial. Conforme dito, a inclusão dos povos amazônicos para decisões envolvendo o território faz com que a procissão de 2023 seja ainda mais importante do que é.
Neste domingo (8), Fafá de Belém comentou sobre uma briga generalizada que se formou durante o percurso da Motorromaria na tarde do último sábado (7). A cantora criticou o gesto em meio a procissão do Círio. Na fala, ela faz críticas às disputas de torcidas de futebol nesta época e destaca a importância do Círio de Nazaré.
Mais um ano acompanhando a procissão, Gretchen e o marido, Esdras de Souza, afirmaram que este ano a emoção é diferente. Segundo a artista, eles vieram de Portugal - país para o qual se mudaram recentemente - apenas para acompanhar a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Paulo Vieira relata a experiência de acompanhar, pela primeira vez, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré na corda. O artista, que participa pela terceira vez da celebração, diz se tratar de “um calor diferente”, sendo este um momento que ficará marcado para sempre.
Carro dos milagres
O Carro dos Milagres passou pela avenida Nazaré para acompanhar a procissão do Círio de Nazaré. O primeiro carro, acompanhado da Guarda Mirim, seguiu em meio a avenida e foi acompanhado por fiéis. O veículo estava tomado por vários objetos de cera, levando, também, várias promessas dos fiéis. Cercado por um “cordão humano”, o Carro dos Anjos também está presente na avenida Nazaré e leva crianças vestidas de anjinhos.
Promessas no Círio
O período mariano é caracterizado pela variedade de promessas dedicadas a Maria de Nazaré. Entre as principais, estão objetos de cera, miniaturas de casas e até mesmo o cumprimento do percurso da procissão de joelhos. Para os devotos, trata-se de uma atitude de fé, honra e gratidão.
Quilômetro final
Por volta de 10h50, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré já estava percorrendo o último quilômetro dos 3,6 km que distanciam a Igreja da Sé — ponto de partida da Procissão — até a Basílica Santuário. Em ritmo ligeiro, a procissão chegou à Basílica antes do previsto pela Diretoria da Festa de Nazaré, que seria às 12h, totalizando 6 horas de romaria. Na Praça Santuário de Nazaré, os devotos realizaram homenagens para a santa enquanto aguardavam a chegada dela ao local.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA