Prefeitura de Ananindeua anuncia construção da primeira orla da cidade

O projeto prevê uma faixa de sete quilômetros construída à beira do rio Maguari e que interligará os bairros do Icuí e 40 Horas.

Igor Wilson
fonte

Mirantes, deques, ciclovia, pistas de passeio, playground para crianças, área de lazer e recreação para jovens e adultos com quadras, mesa em concreto para o Teqball (futebol de mesa), estacionamento amplo e quiosques container. Essas são algumas das estruturas previstas no projeto de construção da primeira Orla de Ananindeua, que pretende modernizar as regiões à margem do rio Maguari, sendo um cartão postal do município. 

VEJA MAIS

image Mais de 800 venezuelanos, entre indígenas e não indígenas, vivem em Belém e Ananindeua
O fluxo migratório intenso em Belém começou em 2017, com quase 1.500 venezuelanos na capital

image História: Museu do Videogame resgata memórias afetivas em Ananindeua
Exposição com entrada gratuita ficará aberta até o dia 06 de novembro no Shopping Metrópole

image Prefeito de Ananindeua sofre acidente na BR-316, neste domingo (16)
Daniel Santos sofreu escoriações, mas passa bem e está em casa

A prefeitura de Ananindeua anunciou no último sábado (22) a construção da orla para a cidade. O projeto prevê uma faixa de sete quilômetros construída à beira do rio Maguari e que interligará os bairros do Icuí e 40 Horas. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito do Município, Dr. Daniel Santos. Segundo o documento, o valor total da obra ainda não foi informado pelo poder público. 

“Esse investimento vai mudar a história do município. A construção da orla atenderá não só a questão do lazer, diversão e contemplação da natureza, a obra trará também melhorias econômicas, pois o turismo gera renda e emprego. Garanto que será o cartão portal de Ananindeua. Quero ver o nosso município entre as cidades que mais valorizam a natureza e a riqueza local”, disse o prefeito.

image Paulo Macedo, secretário de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua, explicou detalhes do projeto no último sábado (22). (Ascom Ananindeua)

Obra inicia nos próximos dias 

As obras da Orla de Ananindeua serão realizadas em três etapas. De acordo com a gestão municipal, o primeiro trecho do projeto inicia nos próximos dias no bairro do Icuí e terá o valor de R$ 45.313.406,81, recursos próprios. Serão realizadas intervenções nos primeiros 800 metros do projeto, com a construção de um mirante do estilo cascata, um deque de frente para o rio, ciclovia e pista de passeio.  

“É uma obra moderna que vai trazer muitos benefícios para Ananindeua. Vai melhorar a infraestrutura, proporcionar lazer para os moradores, mais dignidade aos cidadãos, fomentar a economia e o turismo. Tenho muito orgulho em contribuir e em fazer parte deste marco para essa cidade que tanto amo”, ressaltou o vice-prefeito Erick Monteiro.

image Obra prevê a construção de pórticos (Divulgação Prefeitura de Ananindeua)

Para os moradores da cidade, a construção de uma orla que interligará bairros periféricos estigmatizados historicamente com o tráfico e a criminalidade representa uma evolução de Ananindeua. Agora não será mais preciso ir para a capital para “ver o rio”.  

“Há anos lutamos para ver o nosso bairro crescendo, melhorando. Com a construção da orla vai melhorar e muito o nosso bairro. Não vamos mais precisar nos deslocar até Belém para ver o rio, vamos poder contemplar aqui de perto mesmo”, diz Maria Lúcia Alves, de 60 anos. 

Já o morador Raimundo Farias, de 55 anos, comentou que a orla vai trazer qualidade de vida para a população. “Moro aqui há 12 anos e tenho certeza que essa orla vai ser de grande importância para nós, moradores da região, porque há muito tempo nós sonhávamos que a gestão pudesse olhar para essa mata e transformá-la em benefício dos cidadãos, pois já cansamos de escutar sobre assaltos que acontecem, pessoas que entram aí para se drogarem ou motos que são roubadas e são jogadas aí. Então nós nos sentíamos inseguros, mas com essa obra, que vai valorizar a nossa área, vai mudar a nossa maneira de viver e trazer mais segurança, além de ser uma alternativa de lazer para nossas crianças e jovens, que são muito carentes”.

image Orla interligará os bairros do Icuí e do 40 Horas através de faixa de sete quilômetros (Divulgação Prefeitura de Ananindeua)
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA