Prefeitura de Ananindeua anuncia construção da primeira orla da cidade
O projeto prevê uma faixa de sete quilômetros construída à beira do rio Maguari e que interligará os bairros do Icuí e 40 Horas.

Mirantes, deques, ciclovia, pistas de passeio, playground para crianças, área de lazer e recreação para jovens e adultos com quadras, mesa em concreto para o Teqball (futebol de mesa), estacionamento amplo e quiosques container. Essas são algumas das estruturas previstas no projeto de construção da primeira Orla de Ananindeua, que pretende modernizar as regiões à margem do rio Maguari, sendo um cartão postal do município.
VEJA MAIS
A prefeitura de Ananindeua anunciou no último sábado (22) a construção da orla para a cidade. O projeto prevê uma faixa de sete quilômetros construída à beira do rio Maguari e que interligará os bairros do Icuí e 40 Horas. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito do Município, Dr. Daniel Santos. Segundo o documento, o valor total da obra ainda não foi informado pelo poder público.
“Esse investimento vai mudar a história do município. A construção da orla atenderá não só a questão do lazer, diversão e contemplação da natureza, a obra trará também melhorias econômicas, pois o turismo gera renda e emprego. Garanto que será o cartão portal de Ananindeua. Quero ver o nosso município entre as cidades que mais valorizam a natureza e a riqueza local”, disse o prefeito.
Obra inicia nos próximos dias
As obras da Orla de Ananindeua serão realizadas em três etapas. De acordo com a gestão municipal, o primeiro trecho do projeto inicia nos próximos dias no bairro do Icuí e terá o valor de R$ 45.313.406,81, recursos próprios. Serão realizadas intervenções nos primeiros 800 metros do projeto, com a construção de um mirante do estilo cascata, um deque de frente para o rio, ciclovia e pista de passeio.
“É uma obra moderna que vai trazer muitos benefícios para Ananindeua. Vai melhorar a infraestrutura, proporcionar lazer para os moradores, mais dignidade aos cidadãos, fomentar a economia e o turismo. Tenho muito orgulho em contribuir e em fazer parte deste marco para essa cidade que tanto amo”, ressaltou o vice-prefeito Erick Monteiro.
Para os moradores da cidade, a construção de uma orla que interligará bairros periféricos estigmatizados historicamente com o tráfico e a criminalidade representa uma evolução de Ananindeua. Agora não será mais preciso ir para a capital para “ver o rio”.
“Há anos lutamos para ver o nosso bairro crescendo, melhorando. Com a construção da orla vai melhorar e muito o nosso bairro. Não vamos mais precisar nos deslocar até Belém para ver o rio, vamos poder contemplar aqui de perto mesmo”, diz Maria Lúcia Alves, de 60 anos.
Já o morador Raimundo Farias, de 55 anos, comentou que a orla vai trazer qualidade de vida para a população. “Moro aqui há 12 anos e tenho certeza que essa orla vai ser de grande importância para nós, moradores da região, porque há muito tempo nós sonhávamos que a gestão pudesse olhar para essa mata e transformá-la em benefício dos cidadãos, pois já cansamos de escutar sobre assaltos que acontecem, pessoas que entram aí para se drogarem ou motos que são roubadas e são jogadas aí. Então nós nos sentíamos inseguros, mas com essa obra, que vai valorizar a nossa área, vai mudar a nossa maneira de viver e trazer mais segurança, além de ser uma alternativa de lazer para nossas crianças e jovens, que são muito carentes”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA