Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Fiéis de Ananindeua louvam Nossa Senhora das Graças em romaria neste domingo

A programação começa às 7h, com uma missa na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro do Maguari, seguida da tradicional procissão

Gabriel Pires

Após dois anos sendo adaptado por conta da pandemia, no próximo domingo (21), fiéis de Nossa Senhora das Graças voltam às ruas de Ananindeua para realizar o tradicional Círio de homenagem à santa padroeira do município, que, este ano, está em sua 79ª edição. A programação começa às 7h, com uma missa na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro do Maguari. Em seguida, às 7h30, o início do tradicional traslado, que segue para a Igreja Matriz, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no centro de Ananindeua.

VEJA MAIS

Festividade de Nossa Senhora das Graças começa neste sábado, em Ananindeua
Programação tem agenda ao longo de todo o mês. Círio ocorre no dia 20 de agosto

Ananindeua prepara Círio 2022 a transcorrer no domingo (21)
Programação de homenagens a Nossa Senhora das Graças começou no sábado (13)

Festividade de Nossa Senhora das Graças é celebrada em Belém
Programação será realizada até sábado (27), no Oratório do Comando Geral da Polícia Militar

Com tema “Mãe das Graças, ajudai-nos falar com sabedoria e ensinai com amor”, o percurso do Círio das Graças será de 2,140 quilômetros no total. Na chegada haverá missa celebrada pelo padre Manoel de Jesus, vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Já pela noite, às 19h. será realizada a santa missa, seguida de programação cultural.

Círio de Nossa Senhora das Graças é tradição histórica em Ananindeua

A união dos fiéis em veneração à Nossa Senhora das Graças no terceiro domingo de agosto já faz parte da memória e da história dos moradores de Ananindeua. O primeiro Círio se deu no ano de 1943. A festividade está intimamente ligada à fundação do município, conta Rilton Vidal, coordenador da Comissão da Festividade.

“Desde os primórdios do município o Círio faz parte da tradição. A imagem original de Nossa Senhora das Graças foi recebida em doação de uma família, vinda diretamente de Portugal. E a partir disso veio a tradição do Círio. Ele não é somente mais uma festa religiosa, mas faz parte da história do município”, contou Rilton, que desde a sua juventude participa da procissão.

Rilton ainda comenta a expectativa para a comemoração do Jubileu dos 80 anos de homenagens à santa, que será celebrado ano que vem. Em 2022, a retomada é um motivo de felicidade. “O nosso sentimento enquanto paróquia é poder reencontrar o povo de Deus nesse momento pós-pandemia. Depois de superar esse momento difícil da nossa história, estamos voltando e a nossa expectativa é de reunir um grande público ao redor de Nossa Senhora. É muito gratificante ver a alegria do povo”, comentou.

Festividade segue até o dia 4 de setembro

A festividade segue até o dia 4 de setembro, com programação de segunda a sexta, como missa às 19h e programação cultural às 20h30. Aos sábados terá missa às 12h e 19h, com programação cultural. Já aos domingos, celebrações às 7h, 9h e 19h.

O encerramento da festividade será no dia 4 de setembro, às 7h, com a saída do Círio das Crianças, partindo da igreja de São Judas Tadeu em direção à Matriz Paroquial. Na chegada haverá missa. Pela noite também haverá celebração eucarística. Toda programação é transmitida pelas redes sociais da paróquia.

Serviço

Círio de Ananindeua

Data: 21/08 (domingo)

Horário: programação começa às 7h

Local: Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro do Maguari, em Ananindeua

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Ananindeua
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA