CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

‘Hétero Top’: Maurício Filho deverá passar as festas de final de ano na cadeia

O rapaz está preso desde o dia 9 de dezembro e, atualmente, se encontra na Cadeia Pública para Jovens e Adultos (CPJA), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel

O Liberal

​Maurício César Mendes Rocha Filho, 25 anos, acusado de vazar um vídeo íntimo da influenciadora Luma Bony, deverá passar as festas de Natal e Ano Novo na cadeia. O “Hétero Top”, como ele se autointitulava, está preso desde o dia 9 de dezembro e, atualmente, se encontra na Cadeia Pública para Jovens e Adultos (CPJA), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

“A prisão está mantida e não há indicativos que justifiquem sua revogação, razão pela qual ele passará as festas de fim de ano no cárcere”, disse nesta quarta-feira (21) o advogado da família Bony, Filipe Silveira. Ele explicou que as investigações continuam sendo desenvolvidas pela Polícia Civil do Pará. Oficialmente, de acordo com o criminalista, sete vítimas já procuraram a polícia para denunciar Maurício, mas o número pode ser bem maior.

VEJA MAIS

image 'Hétero Top': Caso se enquadra na lei Carolina Dieckmann, que completou 10 anos em 2022
Lei tipifica crimes envolvendo a divulgação não consentida de conteúdos particulares

image ​‘Hétero Top’ e dono da lancha, do caso Yasmin, dividem o mesmo presídio
Ambos estão na Cadeia Pública para Jovens e Adultos (CPJA), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel

image 'Hétero top': pelos menos outras seis vítimas denunciaram Maurício à polícia, afirma defesa
De acordo com o advogado criminalista, Filipe Coutinho da Silveira, que representa a família Bony, os novos registros ajudaram a entender o 'modus operandi' do acusado

“Algumas meninas compareceram à Delegacia da Mulher e apresentaram relatos semelhantes sobre a conduta do Maurício. Algumas muito traumatizadas, inclusive”, afirmou Filipe. Questionado sobre o número de​​ mulheres que já denunciaram Maurício, o advogado criminalista contabilizou sete depoimentos oficiais e 12 extraoficiais. Para Filipe, o medo que as vítimas sentem ainda dificulta a formalização das denúncias.

“Algumas meninas sentem muita resistência e medo do próprio Maurício, por isso, ainda não fizeram oficialmente registros”, explicou.

Defesa da família Bony não acredita em arquivamento das investigações

O advogado criminalista Filipe Silveira explicou quais serão os próximos passos do processo que investiga a morte da influenciadora Luma Bony. Ele declarou ainda que não acredita no arquivamento das investigações por parte do Ministério Público do Pará (MPPA), que deverá iniciar o procedimento de denunciação de Maurício Filho.

“As investigações iniciaram por conta de uma possível divulgação de cenas de sexo na internet. Durante essas investigações, a hipótese de acusação foi ampliada para outros delitos, inclusive a possibilidade de estupro de vulnerável. Também se percebeu uma possibilidade de destruição de provas e, por conta dessas preocupações, vieram os pedidos de medida cautelar. Dentre elas, a prisão e realização de busca e apreensão que ocorreram no dia 9 de dezembro”, explicou Filipe.

image 'Hétero Top': Maurício Filho é transferido para cadeia no Complexo Penitenciário de Santa Izabel
A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (15), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)

image 'Hétero Top': irmã de vítima pede para que outras mulheres denunciem crimes cometidos por Maurício
Luara Bony, é irmã de Luma Bony, que tirou a própria a vida no dia 9 de novembro deste ano. A família aponta Maurício Filho como principal responsável pela morte da garota

image 'Hétero Top': Maurício Filho tem habeas corpus negado pela Justiça e segue preso
Maurício deixou a central de triagem e já está no complexo penal do Estado, que fica em Americano

Ainda segundo o criminalista, outros fatores chamaram atenção das autoridades policiais. “Outras pessoas surgiram, quando tomaram conhecimento, e fizeram relatos muito semelhantes sobre tudo aquilo que estava sendo investigado. Também surgiu, de maneira não oficial, a manifestação de um suposto amigo do Maurício Filho que mostrava que ele tinha conhecimento sobre essas situações, inclusive, que ele poderia ter vídeos do caso da Luma, que também chamou atenção das autoridades”, relatou o criminalista.

“Como as investigações buscam identificar alguns fatos diversos, elas continuam para se saber se, além daquela divulgação ocorrida que, posteriormente, levou à morte da Luma se existem outros fatos que mereçam a atenção da Justiça”, acrescentou.

“Atualmente o Maurício se encontra preso. Os motivos para a prisão preventiva seriam a possibilidade de reiteração delitiva, a própria periculosidade dele, o abalo à ordem pública, que se manifesta por meio do escândalo que esse caso traz consigo. Todos esses requisitos continuam presentes, continuam atuais. Então, aparentemente, não há nenhum motivo para a revogação dessa prisão”, defendeu.

image ​​‘Hétero top’: Lutadores de MMA se manifestam e aderem ao movimento Justiça por Luma Bony
Rodrigo "Minotauro" está entre os nomes que cobraram respostas das autoridades

image 'Hétero Top': Surgimento de novas vítimas indica a periculosidade do suspeito, diz advogado
"Isso mostra que ele tem cometido crimes de forma reiterada", destaca advogado da família de Luma Bony, uma das vítimas de Maurício

image 'Hétero top': acusado tirava sarro de medida protetiva deferida contra ele
A ação judicial foi deferida em caráter de urgência pelo juiz Ivan Delaquis Perez, em novembro deste ano, em favor de uma jovem

“No próximo passo, na medida em que as investigações vão encerrando, a polícia encaminha ao Ministério Público, e o Ministério Público pode: acatar a sugestão do delegado e apresentar denúncia para iniciar o processo penal; discordar da sugestão do delegado, apresentando denúncias por outros crimes que ele entende presentes; pedir mais diligências ao delegado; ou na hipótese mais remota de todas, pedir o arquivamento da investigação”, detalhou.

Para Filipe, existem dados e indícios no processo que “apontam muito fortemente para a ocorrência desses fatos e que colocam o Maurício no centro de todas essas investigações”. “Além disso, existem antecedentes sobre este rapaz que estão disponíveis às autoridades e ao público em geral tramitando no Poder Judiciário, inclusive da própria madrasta dele, que entrou com uma medida protetiva contra ele, justamente por comportamentos agressivos e realizados enquanto ela estava grávida”, destacou.

“Todo o contexto e cenário não sugerem qualquer tipo de arquivamento e, muito pelo contrário, a cada momento que se aprofundam as investigações, a periculosidade, o comportamento desviado desse rapaz fica cada vez mais evidente. O que se espera agora é que, com a finalização dessas investigações, o Ministério Público inicie o processo de denunciação a ele, que é iniciar o processo penal”, desejou.

image O que significa 'hétero top'? Expressão era usada por suspeito de ameaçar e vazar vídeos íntimos
Nas redes sociais, Maurício César Mendes Rocha Filho, suspeito da morte da influenciadora Luma Bony, se vangloriava e autodenominava 'hétero top'

image 'Hétero top' responde a processos que vão de violência doméstica a divulgação de conteúdo sexual
O rapaz está preso desde o dia 9 deste mês

image ​‘Hétero top’: Suspeito não consta no quadro de advogados da OAB, confirma fonte da instituição
Maurício César Mendes Rocha Filho se apresentava com advogado, conforme relatam algumas vítimas

“Aí vai se abrir prazo para defesa. Depois se inicia a instrução processual e sentença. Existem também documentos técnicos, como laudos oficiais produzidos pela Polícia Científica, que comprovam a exposição, que comprovam que a Luma foi drogada, que confirmam sobre o aspecto técnico todo esse contexto. Além da questão testemunhal, existem provas muito fortes que apontam a ocorrência do crime para a autoria do Maurício”, defendeu Filipe.

Relembre o caso

Maurício Filho está preso desde o último dia 9 e também já teve um pedido de soltura negado pela Justiça Paraense. Ele é acusado de vazar um vídeo íntimo da influenciadora Luma Bony. Segundo a família da jovem, o acusado teria embebedado, drogado, abusado e filmado Luma, que estava desacordada. Os parentes afirmam ainda que ele é responsável pela morte da influenciadora.

Maurício publicou o vídeo íntimo em sua antiga rede social, no dia 6 de novembro. Dois dias depois, Luma foi encontrada morta ao cair do sétimo andar de um prédio no centro de Belém. O “Hétero Top” teria exigido dinheiro para não compartilhar a gravação da influenciadora.

image 'Hétero top': suposto amigo de Maurício Filho tem áudio vazado comentando sobre a situação
No material, divulgado nas redes sociais, o homem apontado com Guilano Anaissi minimiza a situação; ele também aparece comentando o caso e defendendo o amigo

image 'Hétero top': acusado de divulgar vídeos íntimos de mulheres continua preso
Maurício César Mendes Rocha Filho está sob custódia do sistema penal em cela comum, dentro de uma unidade prisional

image 'Hétero top': Influenciadora Luma Bony era uma 'pessoa incrível', dizem irmãs
Caso Luma Bony: A morte da jovem completou um mês na última sexta-feira (9)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA