CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ioepa lança livro que resgata vida e legado do professor paraense Paulo Watrin

Relatos de ex-alunos, professores, familiares e amigos que tiveram suas vidas tocadas, influenciadas e mudadas por historiador fazem parte de obra "Porra, Moleque - Tributo a Paulo Watrin”, lançado na 26ª Feira do Livro e das Multivozes

Ailson Braga
fonte

Um homem que viveu até o fim da vida sem abrir mãos de seus princípios, humanista, professor e que deixou um legado de amor ao próximo sem distinção de cor, credo, raça, sexo ou gênero. Assim se pode definir o historiador, amigo, pai, anjo e libertário paraense Paulo Watrin. As histórias e a existência de Watrin são contadas em depoimentos de familiares, alunos, professores e amigos a Agenor Pacheco no livro "Porra, Moleque - Tributo a Paulo Watrin". A obra foi lançada nesta segunda-feira (11), às 19h no estande da Imprensa Oficial do Estado do Estado do Pará (Iopea), na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com a presença de ex-alunos, familiares e amigos do biografado. A obra foi editada e impressa pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa.

VEJA MAIS

image Linn da Quebrada se apresenta hoje na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
A cantora fará parte da programação destinada à “Vozes da Diversidade e Inclusão”.

image Biografia de militante paraense Neuton Miranda é lançada na Feira Pan-Amazônica do Livro
Professora Leila Mourão e jornalista Ismael Machado lançaram pela editora pública Dalcídio Jurandir a história do ex-militante comunista que combateu a ditadura

image Governador Helder Barbalho visita a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Feira teve movimento intenso durante o domingo com uma longa fila se formando de tarde do lado de fora do evento

Segundo Agenor Sarraf Pacheco, que organizou a obra, "Porra, Moleque” é uma homenagem do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPHIST), pertencente ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Faculdade de História, da Universidade Federal do Pará (UFPA) ao professor e militante de direitos sociais, Paulo Watrin. A história apresenta uma coletânea de textos da história de Watrin, sua trajetória de vida e momentos históricos.

“Organizar esse livro foi uma das experiências mais espirituais, intimistas, mais emocionantes que como alguém que organiza um livro. Tenho experiência com livros acadêmicos e pesquisas, mas esse é um livro afetivo, um mosaico de memórias e afetos de um homem que marcou vidas e deixou um legado de humanismo, de sabedoria, de partilha”, afirmou Agenor Pacheco. 

image As três de Paulo Watrin com Agenor Sarraf Pachecho (Secom Ioepa)

O título da obra faz referência à forma como Paulo Watrin reagia diante das situações da vida e tratava/cumprimentava amigos e pessoas de sua convivência. “Watrin falava ‘porra, moleque’ com carinho, raiva, decepção, admiração, revolta... Enfim, era sua forma de expressão diante da vida”, informou Pacheco.  

Segundo o organizador da obra, Paulo Watrin foi um ser humano que desde a infância lutou por aquilo que acreditava; lutou pela liberdade plena do ser humano, sem distinção de sexo, raça ou classe social.

image Homenageado da Feira do Livro Salomão Larêdo tem batalha incansável pela literatura amazônica
Salomão é um dos homenageados na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que começou no último sábado (9)

image Sectet inicia neste domingo (10) inscrições para o Enem Pará 2.0
Os estudantes que estão se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever gratuitamente na plataforma Enem Pará 2.0, que contém um curso EAD preparatório para a prova

image Cerimônia de abertura da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será às 18h
A secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, vai conduzir a cerimônia. Logo após, terá show do Amazônia Jazz Band.

“Ele amava as pessoas. Watrin construiu uma rede solidária de ajuda às pessoas que ia da depressão ao câncer; da dificuldade estudantil à dificuldade econômica. Quando eu o conheci em 1998, ele foi ministrar um curso no Marajó, mas a fama dele chegou antes e as pessoas diziam que quando o conhecêssemos Watrin marcaria a nossa história. Isso é verdade. Ficamos amigos desde que ele se tornou meu professor, participamos de muitos projetos juntos e usufrui de sua bondade e preocupação com as questões sociais até os últimos dias dele na Terra”, relatou um emocionado Agenor Sarraf.

GENEROSO E REVOLUCIONÁRIO

Segundo o organizador, Agenor Pacheco, professor de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a obra conta com memória de familiares, amigos, professores e alunos que conviveram com o professor Paulo para trazerem quem ele era do ponto de vista humano e profissional.

“Nesse tributo, uma grande lição que fica é como que você, como professor, pode ser muito mais que professor, pode ser alguém que contribui do ponto de vista prático para melhorar a vida em sociedade”, explicou o organizador. E finalizou: “Ele passou por essa Terra deixando uma marca indelével em todos que o conheceram e agora se imortalizou com a publicação dessa obra que mostra as várias facetas de um homem que se preocupava com o bem-estar do outro e com a melhoria da sociedade.”

image Mundo Bita se apresenta na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Neste domingo (10), atração da Vozes da Infância, fará show gratuito

image Abertura da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes leva grande público ao Hangar
A maior feira literária do Pará segue recebendo o público até o próximo domingo, 17 de setembro.

image Editora da Imprensa Oficial do Estado lançará 42 obras na Feira Pan-Amazônica do Livro
Escritores conferiram os últimos preparativos para a impressão das obras que serão lançadas

Um dos depoimentos mais emocionantes relatados no livro – que reúne 26 relatos - é de uma das filhas de Watrin. Ela relembra como foi crescer com um pai que dava liberdade para ela e a apresentou à magia e à verdade do mundo. Há muitos outros relatos que revelam as várias facetas de Watrin, mas em todos eles se destaca o principal traço da personalidade do retratado: a generosidade e a luta pela igualdade social.

image Sespa leva serviços para a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes
Público que irá conferir de perto os lançamentos literários também poderá se vacinar e conhecer os serviços oferecidos pela Secretaria na inclusão de PcDs

INFLUENCIADOR

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, destacou a parceria com a UFPA como espaço de produção de conhecimento e produção científica para quem pensa a Amazônia e o Estado do Pará e, no caso de "Porra, Moleque - Tributo a Paulo Watrin" fazer uma homenagem a um professor que marcou uma geração. “Como professor, ele ajudou a formar um conjunto de jovens, de pessoas, de professores com um olhar abrangente para a História, seja  no ensino médio, seja na universidade. Essa homenagem ao professor Watrin é um tributo a quem trabalha com a história que é fundamental, porque se você não conta a história de um país, da humanidade, a gente perde a perspectiva de futuro porque a gente deixa de aprender com nosso passado”, opinou Panzera.

Moisés Alves, coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, destacou que resgatar a história de Watrin é importante porque ele é um personagem que atuou na academia, mas influenciou e tocou a vida de muitas pessoas. “Ele se preocupava com a Sociedade; era uma pessoa com um grande senso de humanidade; ele estabelecia relações muito humanas de ajuda e cooperação com os outros. Uma pessoa muito amada na universidade, na academia e fora dela. Para nós foi uma satisfação poder ter a oportunidade de fazer essa parceria e poder levar ao público a história de Paulo Watrin”, afirmou Moisés Alves.  

QUEM FOI PAULO WATRIN 

Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi professor da Faculdade de História da UFPA. Atuou em diversas lutas sociais e teve um grande engajamento político e social. 

Serviço

O livro "Porra, Moleque - Tributo a Paulo Watrin", organizado por Agenor Sarraf Pacheco está à venda (R$ 20) no estande da Ioepa, na 26ª Feira do Livro e das Multivozes, no Hangar Feiras e Convenções da Amazônia.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA