Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Moradores da rua Dona Ana denunciam falta de pavimentação, saneamento e iluminação

Lama, buraco e esgoto a céu aberto é o que se vê nesta rua no bairro Distrito Industrial

Daleth Oliveira

Há pelo menos 25 anos os moradores da rua Dona Ana, no bairro Distrito Industrial, trafegam diariamente em uma via sem asfalto, saneamento básico e iluminação pública adequada. Buracos, lama, esgoto a céu aberto e escuridão fazem parte da rotina da comunidade de Ananindeua.

O vigilante Antônio Carlos conta que desde 1996, quando se mudou para a atual casa, a rua que dá acesso da rodovia BR 316 às fábricas do polo industrial nunca recebeu pavimentação. Segundo ele, o problema da via esburacada resulta até na falta de coleta de lixo regular. “Com tantos buracos, é impossível o caminhão de lixo passar por aqui. Geralmente ele só passa até um ponto e, por isso, o lixo se acumula na frente de nossas casas”, reclama.

A situação da via atrapalha também a vida de quem necessita de alguma urgência. Rute Silva, serviços gerais, conta que nem sempre pode contar com serviços básicos. “Quando precisamos, a gente não pode nem chamar polícia, ambulância ou carros de aplicativo, pois o acesso é muito difícil”, conta.

Com tantos buracos, caminhão da coleta de lixo não entra na rua (Sidney Oliveira)

Manoel Martins é o presidente da Associação dos Moradores Amigos da Dona Ana, e conta que já acionou até o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) solicitando melhorias na via. “Dei entrada reivindicando iluminação pública, pavimentação e sistema de esgoto; mas até então, não tivemos o pedido atendido”, detalha.

Postes de luz sem lâmpadas

A iluminação pública também é precária na rua Dona Ana. Alguns postes de luz estão sem lâmpadas, o que causa insegurança para quem anda pela via pela noite. “Aqui a gente não pode sair a hora que quiser, senão o risco de ser surpreendido em um assalto é grande, como já aconteceu incontáveis vezes, infelizmente”, denuncia Antônio.

No requerimento apresentado ao MPPA, Manoel descreve que “a falta de iluminação adequada causa enormes transtornos à população residente ou visitante”. Ele complementa dizendo que “os moradores não têm acesso a transporte devido nenhum carro se dispor a movimentar-se na rua escura, devido à baixa iluminação, a rua torna-se perigosa”.

Poste sem luz (Sidney Oliveira)

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) informa que a Rua Dona Ana, no bairro do Distrito Industrial, está contemplada com um projeto oriundo de convênio com o Governo do estado, em que mais de 50 ruas irão receber obras de mobilidade urbana, beneficiando cerca de 200 mil pessoas. 

A PMA ressalta ainda que a Rua Dona Ana irá receber obras de drenagem de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação asfáltica e sinalização viária, além de ser construída uma ponte como via alternativa a outras ruas do bairro. Segundo a gestão, o serviço será de suma importância, pois irá desafogar o tráfego de veículos pesados na Avenida Zacarias de Assunção, na área da feira do Distrito Industrial.

Sobre a iluminação pública, a Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informa ainda que essa semana enviará equipe ao local para fazer um levantamento e regularizar a situação.

Lixo se acumula na ausência de coleta (Sidney Oliveira)
Mato toma conta da rua (Sidney Oliveira)
Minha Cidade
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA