Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Gratuidade em coletivos para pacientes com câncer: projeto apresentado prevê benefício

A justificativa é que hospitais, como o Ophir Loyola, que realizam o atendimento oncológico, estão concentrados em Belém, então o paciente de Ananindeua precisa se deslocar

Daleth Oliveira

A gratuidade no transporte público para a população que luta contra o câncer virou pauta da Câmara dos Vereadores de Ananindeua. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), o Projeto de Lei (PL) que prevê passe livre para paciente e acompanhante entrou em discussão na Casa Legislativa.

Para o autor da proposta, Zezinho Lima (Avante), a justificativa é que hospitais, como o Ophir Loyola, que realizam o atendimento oncológico, estão concentrados em Belém, então o paciente precisa se deslocar. “Transporte social é um direito do paciente e para combater as dificuldades para o acesso ao tratamento rápido e adequado, faz-se necessário garantir a gratuidade do transporte coletivo para as pessoas com câncer”, diz o vereador.

VEJA MAIS

Dia Mundial de Combate ao Câncer: conheça os avanços no tratamento Segundo Observatório, hoje a chance de um paciente com câncer desenvolver depressão varia de 22% a 29%, portanto é preciso ficar atento

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca Doença mata 14 mil brasileiros por ano

Ananindeua dá primeiro passo para licitação de transporte público Projeto de Lei que dispõe da concessão de empresas para o serviço no município foi aprovado em primeiro turno; segundo turno ocorre na próxima semana

Cachorro viraliza após usar transporte público para se locomover O animal respeita todas as regras dos transportes e aguarda atentamente o metrô

“Sem condições de arcar com a despesa no orçamento familiar e diante das dificuldades no SUS, muitos pacientes faltam ao tratamento. Ressalta-se que as despesas envolvem deslocamento e alimentação saudável, muitas vezes moradia temporária e transporte até o hospital após chegaram na cidade-sede da unidade. Essa dificuldade já vem impactando os tratamentos com o crescimento da ausência dos pacientes, que afeta não só a chance de cura das pessoas com câncer, como também geram prejuízos aos cofres públicos, já que para cada atendimento existe uma estrutura preparada”, diz o texto da matéria que tramita na Câmara.

O projeto ressalta que o foco é o paciente de baixa renda, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico e tratamento. Quanto às despesas para cobrir a gratuidade dos passageiros, a matéria diz que será por conta das dotações orçamentárias próprias consignadas no orçamento municipal, suplementadas se necessário.

Após apreciação dos parlamentares, o PL foi encaminhado para as comissões da Casa Legislativa.

Confira os projetos aprovados na Câmara de Ananindeua:

 

Projeto de Lei nº 107/2022: reconhece e declara de utilidade pública municipal Rotary Club de Ananindeua e dá outras providências. 

Origem: Poder legislativo

Autor: Rui Begot

 

Projeto de Lei nº 025, 18 de Março de 2022: dispõe  sobre a Alteração do Art. 40 da Lei nº 2.355, de 16 de janeiro de 2009, que “Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos servidores do magistério público municipal de Ananindeua, e dá outras providências”, e dá outras providências.

Origem: Poder Executivo

 

Projeto de Lei nº 018/2021: cria o Dia do Casamento Comunitário no Município de Ananindeua

Origem: Poder Legislativo

Autor: Douglas Marcos

 

Projeto de Lei nº 020/2022: obriga o atendimento, no pavimento térreo de prédios públicos ou privados, de idosos, gestantes, pessoas com deficiência física, dificuldade ou restrição de locomoção, quando inexistente equipamento interno para acesso a pavimentos superiores, no município de Ananindeua.

Origem: Poder Legislativo

Autora: Pastora Ray 

 

Projeto de Lei nº 017/2022: institui o Canil no âmbito da Guarda Civil Municipal, no Município de Ananindeua, denominado GAC – Grupo de Ações com Cães definem princípios e regras para a criação de cães, a organização do canil, o funcionamento e dá outras providências.

Origem: Poder Legislativo

Autora: Nice Ruffeil, Geise Fênix e Aurélio Rodrigues 

Empreender
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA