Duas árvores caem em meio à chuva desta quinta-feira na Grande Belém
Relatos que circulam pelas redes sociais apontam que o incidente ocorreu bem próximo à entrada do conjunto Júlia Seffer

Duas árvores caíram em meio à forte chuva desta quinta-feira na Grande Belém. Uma ocorrência foi nas proximidades do conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua. Relatos divulgados nas redes sociais indicam que a árvore caiu próximo à entrada do conjunto. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop).
A outra ocorrência foi registrada na avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, em Belém. A árvore tombou e interditou completamente as faixas da via no sentido Belém–Ananindeua, provocando lentidão no trânsito. Por volta das 15h30, testemunhas relataram congestionamento no trecho. Nem mesmo as motos conseguiram seguir viagem por conta do engarrafamento.
Em nota, a prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informou que foi acionada para atender duas ocorrências de queda de árvores registradas nesta quinta-feira (3), em decorrência das fortes chuvas e ventos registrados na Grande Belém.
A Semma comunicou que, na Avenida João Paulo II (Curió-Utinga), a espécie identificada é um ingazeiro (Inga spp.), que caiu a partir de um terreno privado, atingindo a via pública. Não há detalhes sobre a árvore que caiu no Júlia Seffer. O órgão ainda passou mais informações sobre a queda da árvore na Avenida Perimetral, que ocorreu na quarta-feira (2). Segundo eles, até o momento, a espécie do vegetal ainda está sendo identificada.
"Embora ambas as árvores (que caiu na João Paulo II e avenida Perimetral) estivessem em terrenos privados e não públicos, elas tombaram sobre vias públicas, o que motivou a atuação da Semma. As equipes da prefeitura prestaram apoio imediato, agindo de forma hábil, ágil e respeitosa", esclareceu.
"Por estarem localizadas em áreas que não são monitoradas diretamente pela secretaria, não havia registro prévio de risco iminente em relação a essas árvores. No entanto, as evidências apontam que ambas apresentavam inclinação elevada e vieram a cair em função das fortes chuvas e ventos intensos registrados neste período", apontaou a Semma.
Impactos da chuva
Na tarde desta quinta-feira, em mais um dia de chuva na Grande Belém, no bairro do Paar, em Ananindeua, a força dos ventos causado pela tempestade destelhou algumas casas. Vídeos que circularam nas redes sociais após o vendaval mostram a cobertura das casas danificadas e as telhas sendo levadas pelos ventos. Assustados, moradores registraram o momento.
Outra consequência trazida pela chuva foram os alagamentos registrados em diversos pontos da capital. Além da queda de árvore na avenida João Paulo II, a via também ficou alagado. Já na rua dos Mundurucus com a avenida Alcindo Cacela, boa parte do trecho ficou tomado pelo aguaceiro. Nas proximidades, diversas motocicletas ficaram submersas devido ao nível da água. Quem precisava trafegar pela via, precisou seguir pela calçada para tentar não se molhar com a água empoçada.
Caso recente
Uma árvore de grande porte caiu no início da noite desta quarta-feira (2) na avenida Perimetral, em Belém, entre a travessa Barão do Triunfo e a passagem Acácia. Com o impacto, um poste de energia elétrica foi atingido, partiu-se ao meio e deixou a fiação exposta sobre a pista.
Os galhos da árvore bloquearam metade da via no sentido Universidade Federal do Pará (UFPA) – avenida João Paulo II. Até o momento, não há registro de feridos. Segundo informações iniciais de testemunhas, a espécie da árvore ainda não foi identificada oficialmente.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA