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Miss Pará Beleza Negra é de Ananindeua: modelo Nayra Monteiro impressiona na passarela

Durante o concurso, a jovem, que hoje sonha em ganhar as passarelas do Brasil, participou de workshops de moda, ensaios fotográficos e desfiles

Luiz Cláudio Fernandes
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A ananindeuense Nayra Monteiro foi eleita a nova Miss Pará Beleza Negra na noite do último domingo (8), no palco do Teatro Estação Gasômetro, em Belém. Com apenas 16 anos de idade, ela representou Ananindeua disputando o título com diversas candidatas de todo o estado.

Com seu traje típico, intitulado "Olímpia a Matriarca do Quilombo do Abacatal", Nayra se destacou entre as correntes. “Para mim foi uma honra representar o município que eu tanto amo, com respeito às minhas origens e à minha negritude. Fui a porta-voz de um povo, o qual eu tive o imenso orgulho de homenagear”, disse Nayra.

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Durante o concurso, a jovem, que hoje sonha em ganhar as passarelas do Brasil, participou de workshops de moda, ensaios fotográficos e desfiles. O Miss Pará Beleza Negra foi idealizado e realizado pela empresária cultural Élida Ferreira com o objetivo de engrandecer ainda mais a cultura paraense, além de resgatar as raízes do povo brasileiro. 

“Eventos como esse são importantíssimos para a valorização, o resgate e a manutenção da história de todo um povo”, avalia Nayra.

image Nayra Monteiro está feliz com o reconhecimento (Will)

Traje “Olímpia, a rainha do Abacatal”

O traje de Nayra, elaborado pelo estilista Karlos Amílcar, é uma homenagem à fundadora da Colônia Quilombola do Abacatal em Ananindeua e faz uma alusão à resistência do povo negro na região metropolitana de Belém. A roupa tem elementos que remetem à soberania dessa líder negra nas vestimentas estilizadas  usadas em dia de festejos nas rodas de devoção aos santos do sincretismo religiosos de matriz africana.

image Nayra junto ao estilista Karlos Amilcar e o maquiador Victor Duvarlier (Will)

O traje é bordado com pedrarias com motivos afro e com materiais rústicos, uma combinação que lembra a soberania e a resistência da matriarca. Foram usadas penas de faisão  para caracterizar ainda mais a cultura afrodescendente da Colônia Quilombola do Abacatal. O responsável pela produção e maquiagem utilizada no evento foi Victor Durvarllier.


 

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