Tucumã: o que é, benefícios e como comer
Conheça os benefícios dessa típica fruta nortista e a receita do tradicional sanduíche X-caboquinho, muito popular em Manaus, capital do estado do Amazonas

Muito comum nos estados da região norte e em diversos países da América do Sul, o Tucumã, com nome científico de Astrocaryum vulgare, é o fruto de uma palmeira que pode chegar até os 15 metros de altura. Com inúmeros benefícios e utilidades, o Tucumã está presente na alimentação de indígenas, nos laboratórios de cosméticos e é um dos insumos da Amazônia que mais apareceram em estudos científicos publicados entre 2017 e 2021.
O nome da fruta é de origem Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, característica das folhas e tronco da palmeira com espinhos negros. Os frutos de polpa grudenta e fibrosa e casca amarelo-esverdeada ou avermelhada são muito populares no estado do Amazonas, principalmente para a produção do sanduíche X-caboquinho. O alimento já faz parte da cultura local e, em 2019, foi aprovado um projeto de lei que o tornou Patrimônio Cultural e Imaterial de Manaus, capital do estado.
Em outras regiões, o Tucumã também é conhecido como: acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru, tucum-do-mato e tucumã-do-amazonas.
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Tucumã?
A fruta contém cerca de 262 calorias em uma porção de 100g de polpa e uma vasta quantidade de proteínas e nutrientes que podem auxiliar na qualidade de vida. Rica em Ômega-3, cálcio, potássio e fibras, o Tucumã vem sendo utilizado para a prevenção e controle da diabetes. A polpa tem potencial para diminuir inflamação, o colesterol alto e pode auxiliar no controle de açúcar no sangue.
Além disso, por dentro do Tucumã, também é possível encontrar outros benefícios. O fruto é composto por um caroço lenhoso de cor quase preta, que contém uma amêndoa de massa branca e oleaginosa. O óleo pode ser extraído das amêndoas, da polpa e ser utilizado em produtos para uso corporais, capilares e na fabricação de sabão. Confira outros benefícios do Tucumã:
- Sistema Imunológico: fonte de Vitamina C, esse nutriente é saudável e pode atuar como antioxidante, prevenindo o surgimento de algumas doenças, como resfriados e possíveis cânceres;
- Estômago e intestino: essa fruta possui bastante fibras e pode auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo, evitando diarréias e constipação;
- Contém vitaminas A, B1 e magnésio, potássio e cálcio que são nutrientes atuantes na qualidade dos ossos e saúde do sistema nervoso.
VEJA MAIS
Como consumir o Tucumã?
O tucumanzeiro floresce de julho a janeiro e os frutos podem ser encontrados entre os meses de fevereiro a agosto. É possível consumir a fruta in natura, mas também pode ser usada como ingrediente em conserva ou compotas, sucos, geleias, doces e as demais sobremesas.
Porém, a forma mais conhecida de ser consumida é através do sanduíche X-caboquinho. Popular no estado do Amazonas, esse pão com lascas de tucumã, banana e queijo coalho é um Patrimônio Cultural e Imaterial da capital do estado. Mesmo sendo um fruto bastante versátil, o Tucumã precisa ser consumido com moderação, já que seu alto valor calórico pode provocar ganho de peso.
Confira abaixo algumas dicas de receitas com Tucumã que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
X-Caboquinho
INGREDIENTES
- 1 pão francês
- 4 lascas de banana pacovã frita
- 50 grama(s) de lascas de polpa de tucumã
- 1 fatia de queijo coalho
- Manteiga a gosto.
MODO DE PREPARO
- Corte as bananas em fatias e passe elas na frigideira com um pouco de margarina;
- Em seguida passe manteiga no pão para chapear;Acrescentar dentro do pão a banana pacovã frita, o tucumã e o queijo coalho; Esperar o queijo derreter;
- Consumir em seguida.
Mousse de tucumã
INGREDIENTES
- 6 claras de ovos
- 2 latas de creme de leite
- 250 g de polpa de tucumã
- 1 lata leite condensado
MODO DE PREPARO
- Bata a polpa de tucumã com o creme de leite e o leite condensado no liquidificador;Reserve;
- Bata as claras de ovos em neve, e misture com creme de tucumã;
- Ponha em taças individuais e deixe na geladeira até o momento de servir.
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA