Pupunha: o que é, benefícios e como comer
Em época de safra do fruto, já se tornou um hábito cultural o consumo de pupunha com café preto.
A pupunha é um fruto de uma palmeira, a pupunheira, que tem o nome científico de Bactris gasipaes Kunth. Essa espécie é nativa da região amazônica e muito apreciada. O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores deste fruto no mundo e, no Pará, já se tornou um hábito cultural, em época de safra, o consumo da pupunha com café preto.
O fruto é o mais consumido e procurado, mas a pupunheira é uma árvore muito versátil e pode ser aproveitada em diversos aspectos, como o palmito; as palhas em cestaria e em cobertura de habitações, principalmente em comunidades ribeirinhas e indígenas; a floração, antes de nascer o conhecido fruto, também pode ser utilizada como tempero e a extração de óleo.
VEJA MAIS
A pupunheira pode atingir cerca de 25 metros e é cercada de grandes espinhos. Por ano, essa palmeira produz de 5 a 25 cachos e cada um pode pesar entre 2 a 12 quilos. Além disso, dependendo do período chuvoso, nascem aproximadamente 100 frutos em cada cacho.
Os frutos alaranjados tem textura oleosa e um sabor suave e macio. A floração ocorre entre agosto e outubro e os frutos são mais encontrados durante o Inverno Amazônico, nos meses entre dezembro e março. Para saber se o fruto já está bom para consumo, a sabedoria popular é sempre valiosa. Nas feiras, não basta só olhar, muitos acreditam que ao 'arranhar' a pupunha, precisa conter uma certa umidade para que fique boa após o cozimento.
Quais os benefícios da Pupunha?
A pupunha contém cerca de 213 calorias em uma unidade. Apesar do alto teor calórico, tem um elevado valor nutricional e energético, além de poder ser usada na alimentação humana e na de animais. Porém, é preciso ter cautela na quantidade de ingestão, principalmente quem tem problemas relacionados com cálculos renais. Para saber mais, confira mais na reportagem a seguir:
Com muitos benefícios que auxiliam no bom funcionamento do organismo, como vitaminas e ferro, veja mais sobre as vantagens de consumir pupunha:
- Saúde dos olhos, pele e cabelos: com alta quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B e compostos antioxidantes, a fruta pode ajudar na qualidade de partes essenciais do corpo humano;
- Funcionamento do intestino: contém fibras e favorece sensação de saciedade, auxiliando também quem deseja perder peso;
- Fonte de energia: possui carboidratos que são essenciais para fornecer energia ao corpo;
- Previne doenças degenerativas: a grande concentração de carotenóides presentes na pupunha ajuda na prevenção desse tipo de doença;
Como consumir a Pupunha?
No Pará, a pupunha é mais consumida cozida com sal, principalmente nas tarde e acompanhada com café. Porém, outras formas de consumo já podem ser vistas, como farinhas, bolos, pães, purês, e cozidas com proteína animal.
A pupunha é um dos frutos mais procuradas durante o inverno amazônico (Ivan Duarte / O Liberal)
Se você está procurando uma receita para preparar com esse fruto, confira abaixo uma dica que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Carne assada com pupunha
INGREDIENTES
- 1 cebola média cortada;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 colher de sopa de óleo;
- 5 pupunhas cozidas;
- 200 gramas de carne assada (sua preferência;
- 1 colher de chá de pimenta;
- Caldo da carne assada, a gosto;
MODO DE PREPARO
- Em uma panela, adicione o óleo para refogar o alho e cebola, com um pouco de sal;
- Depois, adicione a carne assada e mexer;
- Ponha a pimenta Síria e misture;
- Em seguida, colocar o caldo do molho de carne e as pupunhas cortadas;
- Deixar ferver um pouco para incorporar o gosto da pupunha no molho e na carne.
- Deixar cozinhar por 10 minutos e em seguida reservar.
- Pode servir com arroz e farofa. Fica a sua escolha.
VEJA RECEITAS COM PUPUNHA
Como cozinhar pupunha?
Mas, se você quer mesmo é aprender a fazer a forma mais tradicional, confira a receita da pupunha cozida:
INGREDIENTES
- 500g de pupunha;
- Água suficiente para cobrir o volume do fruto.
MODO DE PREPARO
- Em uma panela de pressão, ponha a água e cozinhe por cerca de 30 minutos;
- Se for em uma panela normal, esse tempo deve ser maior, 60 minutos;
- Depois, descasque os frutos e desfrute do sabor único da pupunha.
VEJA FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA