Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Caso Yasmin: o que se sabe até agora sobre o acidente que vitimou influencer paraense

Yasmin Cavaleiro Macêdo, de 21 anos, morreu após passeio de lancha no rio Maguari, em Belém

O Liberal

Uma história cercada de mistério rodeia a morte da influencer e estudante de medicina veterinária, Yasmin Cavaleiro Macêdo, de 21 anos. Encontrada morta às 12h40 desta segunda-feira (13), em Icoaraci, a jovem teria se afogado no dia anterior, após um passeio de lancha pelo furo do Rio Maguari, em Belém, na noite de domingo (12).

Segundo o Corpo de Bombeiros  Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Yasmin foi encontrada por mergulhadores do 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMAF), a aproximadamente 11 metros de profundidade, próximo do local indicado pelas testemunhas.

VEJA MAIS

Caso Yasmin: Após acidente no rio, corpo de influencer é encontrado nesta segunda (13)
Yasmin Cavaleiro de Macêdo desapareceu após um passeio aquático pelo Furo do Maguari, em Belém, na noite do último domingo

Sites internacionais destacam morte de influencer paraense durante passeio de barco
O tabloide atenta para as circunstâncias misteriosas do desaparecimento e morte da estudante Yasmin Cavaleiro de Macedo

Influencer que morreu em passeio de lancha ganha mais de 5 mil seguidores após acidente
Para pesquisadores, comportamento é explicado socialmente

Clube diz que morte de influenciadora ocorreu a dez minutos de distância do estabelecimento
Gran Marine Club diz que está se colocando à disposição das autoridades locais que já estão averiguando o ocorrido

O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) e liberado à família às 18h15 desta segunda. O cadáver foi velado em uma funerária particular na avenida Tavares Bastos, no bairro da Marambaia, em Belém. Na manhã desta terça-feira (14), ela foi sepultada em um cemitério particular.

Uma verdade, várias versões

Relatos destoantes sobre o ocorrido seguem como a maior preocupação de familiares e amigos. Segundo a mãe da jovem, Eliene Cristina Fontes, pelo menos três versões do que ocorreu foram dadas pelas pessoas que estavam na embarcação no momento do acidente.

A primeira é que a jovem teria ido fazer xixi na água e caiu. A segunda é que ela se jogou para tomar banho e desapareceu e a terceira é que Yasmin estava apoiada na escada, sentiu o cheiro de gasolina, se segurou na lateral da lancha e também caiu na água.

Ainda segunda a mãe de Yasmin, ela não sabia nadar. O corpo da vítima também teria sido encontrado com escoriações no ouvido e na boca, segundo detalhou o advogado da família, Afonso Silva.

Polícia investiga o caso

​​A Polícia Civil está investigando o caso. Por meio de um comunicado, a PCPA informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos e que todos os procedimentos cabíveis estão sendo realizados, inclusive a requisição para o exame necroscópico, que apontará as causas ​exatas ​da morte da vítima.

Anteriormente, as investigações estavam sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Fluvial, mas passaram a ser apuradas sob o comando da Divisão de Homicídios, o que pode indicar uma mudança no caso sob avaliação das autoridades.

Quem estava na lancha?

Familiares e amigos da jovem avaliam que entre 13 e 17 pessoas estariam na lancha no momento do acidente. A informação, por si só, já indica que a embarcação era conduzida acima da capacidade de passageiros. O advogado Afonso Silva contou que o veículo "não tinha colete salva-vidas para todo mundo" e que o "condutor, que é filho do dono da marina em que ela estava, não tinha habilitação", afirma.

VEJA MAIS

VÍDEO: Influencer aparece em vídeo na lancha momentos antes de morrer no Rio Maguari
Yasmin Cavaleiro Macêdo, de 21 anos, foi filmada ao lado dos amigos dentro da embarcação. Morte da jovem é investigada pela Polícia Civil.

Confira o que influencer morta em passeio aquático postou na web momentos antes da tragédia
O corpo de Yasmin Cavaleiro Macêdo foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (13)

'Todos que estavam na lancha, agora, sumiram’, diz advogado sobre morte de influenciadora
Advogado de acusação falou sobre a morte da influenciadora Yasmin Cavaleiro Macêdo, de 21 anos

Alguns dos passageiros, inclusive, já foram identificados pela defesa da família, mas a identidade será mantida em sigilo, por enquanto, para não comprometer a investigação.

Ainda segundo advogado, a maioria dos presentes eram apenas de conhecidos da jovem, mas haviam pessoas próximas da vítima embarcadas.

Boletim de ocorrência registrado horas depois

O acidente teria ocorrido pouco depois das 22h do domingo (12), mas o boletim de ocorrência só foi registrado no dia seguinte, por volta das 5h da manhã de segunda-feira (13), segundo afirma o advogado. O caso foi registrado pelo proprietário da lancha, que estava acompanhado de um advogado.

Morte ocorreu próximo de marina

Horas depois do corpo ser encontrado, o Gran Marine Club, espaço onde a jovem estava participando de um evento minutos antes de desaparecer, emitiu um comunicado sobre o caso em suas redes sociais. Em uma nota, o Gran Marine Club informou que "lamenta profundamente o falecimento da jovem Yasmim Macêdo, e se solidariza aos familiares e amigos". Ainda no comunicado, o clube náutico e espaço de eventos disse que o caso, que eles classificam como "tragédia", ocorreu no Rio Maguari, localizado a aproximadamente 10 minutos de distância da sede do clube.

Publicações apagadas

Pelo menos cinco pessoas que, supostamente, estavam no passeio de lancha que terminou com a morte da influenciadora apagaram das redes sociais fotos e vídeos feitos antes da tragédia. As informações foram levantadas e confirmadas, na tarde desta terça-feira (14), pelo advogado da família da jovem, Afonso Silva.

VEJA MAIS

Jovens que estavam na lancha com influencer apagaram publicações após tragédia, diz advogado
As informações foram levantadas e confirmadas, na tarde desta terça-feira (14), pelo advogado da família da jovem, Afonso Silva

Comoção e busca de respostas marcam sepultamento de influenciadora encontrada morta em rio de Belém
Na saída para o sepultamento, além da tristeza e luto, as dúvidas era o que mais incomodavam os presentes

Familiares e amigos se despedem de influenciadora paraense em velório
Yasmin Cavaleiro Macêdo, de 21 anos, foi encontrada morta após desaparecer no último domingo (12) durante passeio de lancha

Um vídeo, obtido com exclusividade pela reportagem de OLIBERAL.COM, mostra a jovem despreocupada, momentos antes da tragédia. Yasmin mexe no celular, enquanto outras pessoas parecem animadas curtindo um som alto.

Polícia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA