Força-tarefa que atuará em presídios do Pará desembarca esta tarde em Belém
Efetivo de 40 homens chega à capital após confronto entre facções que já resultou em 62 mortes

Quarenta agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional, chegarão a Belém na tarde desta quarta-feira (31). O efetivo federal desembarcará na base da Força Aérea da capital, localizada na rodovia Arthur Bernardes, no bairro de Val-de-Cans, em Belém.
LEIA MAIS:
- CNJ classifica como péssimas as condições da cadeia de Altamira
- Quatro presos do conflito de Altamira são mortos na transferência de presídio a Marabá
- Mais um detento morto é achado em presídio de Altamira
- CNJ pede ao TJPA informações sobre massacre em presídio de Altamira
- Apenas dez dos 46 transferidos após massacre de Altamira vão para prisões federais
- Conflito entre duas facções motivou massacre em Altamira; entenda
- Massacre em presídio de Altamira é o maior do ano em um único presídio no Brasil
O reforço é uma resposta ao pedido do governador Helder Barbalho ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para reforço à atuação operacional dos agentes no Estado após o ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA) na última segunda-feira (29).
Crise nas casas penais
Em confrontos que envolveram duas facções criminosas pelo domínio da casa penal de Altamira na última segunda-feita (29), um total de 58 presos foram mortos na própria segunda-feira e outros quatro morreram em um caminhão-cela, na noite desta terça-feira (30), durante as operações de transferências de 46 presos ligados a lideranças dessas facções para outros presídiops do Pará e de outros estados.
Na conversa com o governador do Pará, o ministro lamentou as mortes e determinou a intensificação das ações de inteligência e prontidão da Força Nacional. Os agentes atuarão em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA