Temporada contrariou previsões feitas para Remo e Paysandu em 2025

Consultas espirituais projetaram cenários que não se confirmaram ao longo do ano no futebol paraense e nacional

O Liberal
fonte

Tradicionalmente, no início de cada temporada, o Núcleo de Esportes de O Liberal publica previsões para o futebol paraense a partir de consultas espirituais. Em 2025, as análises foram feitas pelo babalorixá Felipe Bandeira, do terreiro Ilê Axé Pedra de Itaculumí, que projetou cenários para Remo, Paysandu e competições nacionais. Com o encerramento da temporada, os resultados em campo mostraram que grande parte das previsões não se confirmou.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo

WhatsApp: saiba tudo sobre o Paysandu

Na abertura do ano, Felipe Bandeira afirmou que a dupla Re-Pa teria um início conturbado. “Inicialmente, as coisas estarão um pouco tumultuadas, como se tudo estivesse enrolado, tanto para um lado quanto para o outro”, disse, apontando, porém, chances de superação. O cenário, no entanto, foi diferente. O Paysandu conquistou a Copa Verde no dia 23 de abril, ao empatar em 1 a 1 com o Goiás e vencer por 5 a 4 nos pênaltis, garantindo o pentacampeonato, enquanto o Remo foi campeão paraense ao vencer o rival na final, em 11 de maio.

Sobre o desempenho ao longo da temporada, o babalorixá indicou caminhos distintos para os rivais. “Vejo mais oportunidades abertas para o lado do Paysandu. Já para o Remo, as coisas parecem mais complicadas”, afirmou. Na prática, o roteiro se inverteu. No Campeonato Brasileiro da Série B, o Remo, apontado como equipe em dificuldade, terminou em quarto lugar, com 62 pontos, e conquistou o acesso à Série A, enquanto o Paysandu acabou rebaixado na lanterna, com apenas 28 pontos.

VEJA MAIS

image Em decisão histórica, Remo vence o Paysandu nos pênaltis e é campeão paraense
A final do Parazão guardou fortes emoções para azulinos e bicolores, que esperaram até o último minuto possível para definir o Campeão Paraense de 2025

image 'Ser campeão com o Paysandu é muito importante', diz Luizinho Lopes após conquista da Copa Verde
Treinador do Papão conquistou o primeiro título com o clube e valorizou o triunfo

image Com gols de Nicolas, Paysandu vence a Tuna e conquista o título da Supercopa Grão-Pará
Papão dominou boa parte da partida e teve em Nicolas, principal artilheiro do clube nas últimas temporadas, a decisão de botar a bola na rede e levantar mais uma taça

A Série B, aliás, era vista com pessimismo para ambos. “Ambos já estão em uma situação instável, e alguns resultados desfavoráveis podem levá-los ao rebaixamento”, avaliou Felipe Bandeira. O desfecho confirmou apenas parcialmente a previsão, com o Paysandu caindo, mas o Remo alcançando a elite nacional.

No Campeonato Paraense, a leitura inicial apontava maior favoritismo bicolor. “O Campeonato Paraense caminha um pouco mais para o Paysandu”, disse o babalorixá. O título estadual, porém, ficou com o Remo, que superou o rival na decisão.

Na Copa Verde, Felipe Bandeira afirmou que o Paysandu tinha “grande caminho a percorrer, como se fosse candidato ao título”, mas sem cravar o desfecho. Em campo, o Papão confirmou o favoritismo e levantou a taça pela quinta vez, consolidando-se como o maior vencedor da competição.

VEJA MAIS

image Festa! Remo conquista o acesso à Série B e torcedores invadem a Doca
Leão Azul conquistou o acesso para a Segundona após vitória diante do Paysandu por 1 a 0 e contou com o tropeço do Londrina diante do Ypiranga, que terminou empatado em 1 a 1

image ‘Cayxão’ fechado: Paysandu perde para o Atlético-GO e confirma rebaixamento à Série C de 2026
O dia 31 de outubro marca oficialmente a queda bicolor à Série C, de onde havia saído com muito custo em 2023

image Flamengo vence o Palmeiras no Peru e conquista o tetra da Libertadores
Em jogo nervoso, Danilo aproveitou bola parada e marcou o único gol da final continental

Outras previsões também não se concretizaram. O Águia de Marabá, citado como candidato forte na Copa Verde, foi eliminado ainda nas oitavas de final pelo Manaus. Na Copa do Brasil, a previsão era de título para um clube tradicional, como Flamengo, Botafogo, Fluminense ou Grêmio, mas a decisão acabou sendo disputada entre Corinthians e Vasco.

Entre os poucos acertos, esteve o Campeonato Brasileiro, quando Felipe Bandeira afirmou que “quem vai levar o título brasileiro é um time de tradição”, desfecho confirmado com o título do Flamengo. Já na Libertadores, a previsão de final entre um clube brasileiro e um estrangeiro não se confirmou, com a decisão sendo entre Flamengo e Palmeiras.

No Super Mundial de Clubes da Fifa, o babalorixá avaliou que um clube brasileiro poderia chegar longe na competição, mas que o título seria difícil. O cenário se aproximou do real, com o Flamengo chegando à final, mas ficando com o vice-campeonato diante do PSG.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES