CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Obras na Transcoqueiro: interdição segue até o dia 20; veja rotas alternativas

Moradores dizem ter sido pegos de surpresa e sem fiscalização ou orientação

Camila Guimarães

No primeiro dia útil de interdição na rodovia Transcoqueiro, no bairro do Una, limite entre Belém e Ananindeua, muitas pessoas reclamavam da falta de informação e de orientação das rotas alternativas. No sentido Ananindeua-Belém, a interdição começa entre a Transcoqueiro e a Rua São Benedito, por onde várias linhas de ônibus estão sendo desviadas. Na área onde efetuam as obras, entre a Transcoqueiro e a estrada do Benjamim, motociclistas, ciclistas e pedestres disputavam espaço nas calçadas. Motoristas davam meia-volta ao perceberem que não havia passagem.

Um dos condutores desavisados foi José Almeida, que é motorista de aplicativo. Ele só percebeu que a Transcoqueiro estava interditada ao chegar bem próximo às obras, na bifurcação com a estrada do Benjamim: “No caminho até aqui, eu não vi nenhuma fiscalização ou orientação dizendo que era para desviar. Eu ia até pegar uma corrida para o outro lado, mas agora vou ter que cancelar”, lamentou.

image Motoristas desavisados tiveram que dar meia-volta ao se depararem com a obra. (Camila Guimarães / Especial para O Liberal)

Quem vinha pela estrada do Benjamin para acessar a Transcoqueiro, em direção ao bairro do Jaderlândia, também precisou descobrir uma rota alternativa. Foi o caso do motociclista Gil Santos, de 54 anos, morador do Una. “Agora tenho que fazer um retorno grande para chegar ao destino. Está perigoso, porque motociclistas, pedestres e ciclistas têm que passar por esse espaço pequeno. É descer da moto e empurrar, agora.”

A interdição também afetou quem depende do transporte público. A dona de casa Cristiane Ferreira, de 43 anos, diz que desde o último sábado tem que andar por cerca de três quarteirões para poder pegar ônibus: “Eu pegava bem aqui perto de casa, mas agora tenho que andar até quase a Augusto Montenegro”.

No outro ponto da interdição, entre a Transcoqueiro e a Rua São Pedro, os moradores da área fechada para a passagem dos ônibus também reclamavam de ter que andar para pegar condução. Célia Maria da Silva, autônoma de 63 anos, disse que o desvio das linhas aumentou consideravelmente o tempo das viagens: “Com o desvio, agora a gente demora uns 40 minutos só para sair daqui do Una e do Jaderlândia, principalmente por causa dos engarrafamentos. Aquele pedaço da feira é horrível”.

 

Fiscalização de trânsito

No cruzamento entre a Transcoqueiro e a Rua São Pedro, uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Ananindeua (Semutran) fazia a fiscalização do local. Segundo eles, apenas este ponto da interdição seria de responsabilidade de Ananindeua, já que o trecho próximo à estrada do Benjamin deveria estar sendo fiscalizado por agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Desde sexta-feira (1), foi informado que o outro lado seria de responsabilidade da Semob, mas eles não dispuseram de equipe até agora. De vez em quando a gente se dirige até lá e volta. Mas nosso foco é aqui na área de Ananindeua”, explicou um dos agentes no local.

image Agentes da Semutran fiscalizavam o trânsito no trecho entre a Transcoqueiro e a Rua São Pedro. (Camila Guimarães / Especial para O Liberal)

A Semob, por sua vez, disse que não tem responsabilidade de fiscalização do trânsito em torno da obra na Transcoqueiro. Em nota, afirma: "o trecho da avenida Transcoqueiro com a Estrada do Benjamin está sob a responsabilidade da administração municipal de Ananindeua".

A obra na Transcoqueiro tem previsão de ser concluída no dia 20 de julho.

image Desvio será por conta de obras de saneamento na avenida Transcoqueiro (Divulgação/Semutran)

Confira as rotas alternativas:

Para a ida no sentido centro, os condutores deverão adotar a seguinte rota para continuar o trajeto: avenida Transcoqueiro, vila Jarbas Passarinho, passagem Jarbas Passarinho, rua São Benedito, rua Tancredo Neves; rua N, rua 10 de Maio, avenida Transcoqueiro e então avenida Augusto Montenegro.

VEJA MAIS

image Retorno para Belém tem trânsito tranquilo na BR-316 na tarde deste domingo (3)
Veranistas retornam a capital após o primeiro final de semana das férias escolares do mês de julho

image Obra na rodovia BR-316 é concluída e estrada é liberada
Informação foi repassada pela PRF na tarde deste domingo (26)

Quanto à volta, com destino ao bairro Jaderlândia, esse será o caminho do desvio: avenida Augusto Montenegro, avenida Transcoqueiro, rua 10 de Maio, acessar a direita na Rua N, passagem Snapp, alameda União, acessar a esquerda rua São Benedito, passagem Jarbas Passarinho, vila Jarbas Passarinho e acessar a esquerda pela avenida Transcoqueiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA