Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

O que é planejamento estratégico para o presidente da ACIC, Paulo Moura

É natural no Brasil que poucas empresas se utilizem de um planejamento estratégico

Paulo Moura/ Especial para O Liberal

Nada mais é que o melhor caminho a ser percorrido por uma organização sejam elas do primeiro setor (privado), segundo setor (publica), terceiro setor (associações, ONG’s), todas essas entidades precisam ter dentro de suas diretrizes, ideias, conceitos e métodos para todos os direcionamentos de suas gestões.

É natural no Brasil que poucas empresas se utilizem de um planejamento estratégico. Temos por exemplo, nas médias empresas, uma utilização menor que 10%,  e nas pequenas e micros empresas isso ainda é mais crítico, acredita-se que menos de 3% delas possuam um planejamento estratégico e, quando isso acontece, esses planejamentos são incompletos e maus alimentados.    

VEJA MAIS

Projeto da UFPA em Castanhal oferece acompanhamento para pessoas com Parkinson
A doença não tem cura, mas o tratamento adequado com medicamentos e exercícios, pode desacelerar o avanço dos sintomas e até regredi-los

Círio de Macapazinho: Cidade Modelo terá celebração religiosa, cultural, comercial e esportiva
Será no domingo, 7 de agosto, o 95º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, da agrovila Macapazinho, em celebração à padroeira da comunidade

'Castelo dos Sonhos': Projeto muda a vida de crianças e jovens por meio do esporte e cultura
O Projeto Castelo dos Sonhos começou em 1995 no Campus Universitário de Castanhal em parceria com a Hiléia e a Prefeitura de Castanhal

Conheça os lugares amigos dos pets em Castanhal
Quem é dono de gato ou de cachorro sabe muito bem como é difícil querer levar o pet junto e nem sempre poder

A Cidade Modelo e o trem da história da ocupação nordestina do município castanhalense
Segundo o escritor Hugo Luiz de Souza, os imigrantes nordestinos foram os verdadeiros desbravadores das terras por onde passava a ferrovia Belém -Bragança

Um planeamento estratégico que venha atender o mínimo das ansiedades nas empresas permeia por etapas. São elas:

1 O desenvolvimento de missão, visão e valores, é a primeira etapa a se buscar e que norteia aqueles que compõem a organização. A missão é o motivo pelo qual a empresa existe, qual a sua essência e o que ela vai oferecer para aqueles que estão inclusos dentro do seu métier de negócios. Já a visão deixa claro onde a empresa quer chegar em determinado tempo e os valores deixam explícitas as posturas dentro dos conceitos éticos comportamental da empresa.

Hoje é natural a exigência do compliance, que são as diretrizes que dão conformidades de acordo com as leis, normas e boas práticas.

2 A análise do ambiente interno e externo. A ferramenta muito utilizada para se chegar a uma boa avaliação desses ambientes é a análise SWOT ou, trazendo para o nosso português, a FOFA, que é um apanhado de informações que são construídas dentro das avaliações de suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. As forças e tudo o que a organização possui a seu favor, assim como suas fraquezas, essas duas, vale ressaltar que com base nessas forças e fraquezas internas, buscam-se definições das ameaças e oportunidades fora delas.

Com a missão, visão, valores, forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, podemos partir para a terceira etapa, que é a definição de suas metas.

3 Construção de metas. Aqui o nível de complexidade é bem maior e requer mais atenção. Existem três tipos de metas básicas para as empresas, que são as metas por resultados, metas por desempenho e metas por processos. Todas são os degraus a serem alcançados pela organização e precisam seguir seis práticas para que tenham êxito. Essas práticas são as definições, indicadores, análises, medições, monitoramentos e os relatórios.

Para que as empresas desenvolvam seus trabalhos dentro dos parâmetros organizacionais, tenha sempre por perto um profissional de administração. As consultorias organizacionais são sempre muito importantes e para você que é micro ou pequeno empresário, o SEBRAE de sua cidade pode ajudar e, sem dúvidas, é um órgão que terá sempre a melhor orientação.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ