CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em Belém, ligas e clubes farão protesto em frente à FPF para cobrar data e lisura na eleição

Protesto será hoje, às 13h, com representantes das ligas e clubes, para que se cumpra recomendação do Ministério Público e que seja publicado o edital da eleição

Fábio Will
fonte

A eleição da Federação Paraense de Futebol (FPF) segue sem data para ocorrer e os representantes das ligas, filiadas à FPF, farão um protesto na tarde de hoje (17), a partir das 13h, em frente à Sede da Federação, para cobrar lisura no andamento do pleito.

A equipe de O Liberal conversou com Ricardo Oliveira, presidente da Associação de Ligas Desportivas do Estado do Pará (ALIDESP), que o protesto vai reunir mais de 100 pessoas e contará com as participações de dirigentes, representantes de várias ligas do Estado.

“Não será qualquer protesto que iremos fazer. Teremos muitos filiados, iremos começar às 13h, estamos em caravanas espalhadas pelo Estado vamos cobrar da FPF que se cumpra a determinação do Ministério Público e que se tenha a eleição de forma correta”, disse Ricardo Oliveira.

Veja mais

image Alegando ameaças e invasão da sede, FPF registra boletim de ocorrência contra membros de liga
Informativo foi assinado pela presidente da FPF, Graciete Maués

image Candidato à presidência da FPF denuncia 'plano' para direcionar eleições à situação; entenda
Através das redes sociais, o candidato Ricardo Gluck Paul criticou a morosidade para a marcação do pleito e diz que interesses pessoais interferem no destino da Federação

image FPF aguarda notificação do TJD-PA para organizar retorno do Parazão; ainda não há data definida
Entidade aguarda manifestação oficial para entrar em contato com clubes e toda parte de logística

A ALIDESP não faz parte do pleito da FPF, porém as ligas que compõem o pleito da FPF são filiadas à ALIDESP. A ação contará com carro de som, charanga, faixas pedindo respeito aos filiados e cobrando que a comissão eleitoral publique o edital para que se tenha a eleição.

“Não posso citar mais reivindicações, mas teremos algumas ‘surpresas’ para cobrar da FPF. Se for preciso vamos dormir na Sede da federação”, falou Ricardo Ribeiro, que afirmou que vários clubes que disputam a Segundinha do Campeonato Paraense também terão representantes no protesto.

A equipe de O Liberal entrou em contato com a Federação Paraense de Futebol, buscando informações sobre as reivindicações dos representantes das Ligas, mas ainda não obteve resposta.

Entenda o caso

O processo eleitoral para definir quem comandará a Federação Paraense de Futebol pelos próximos quatro anos está sendo conturbado desde o início. À princípio, três nomes concorriam ao pleito: a chapa de situação, liderada por Adelcio Torres, em busca da reeleição; e as duas de oposição, uma com Ricardo Gluck Paul e outra sob a liderança de Paulo Romano. 

Originalmente, a eleição para a presidência da FPF deveria ter sido realizada no dia 28 de dezembro. O pleito, no entanto, foi adiado mediante liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) na véspera, dia 27. A ação preventiva serviu para que fossem investigadas irregularidades no processo de convocação da eleição e na inscrição de chapas.

De acordo com a desembargadora Eva do Amaral, os motivos foram a violação da Lei Pelé, que estabelece que a comissão eleitoral que deve convocar o pleito - o próprio Adelcio foi quem o fez; ademais, Adelcio publicou o edital de convocação e logo depois inscreveu sua chapa. Para Eva, o dirigente se utilizou "de informações privilegiadas para tentar ludibriar os candidatos concorrentes, violando o princípio da isonomia".

Antes disso, já havia ocorrido a impugnação da chapa de Paulo Romano por não cumprir os requisitos mínimos para concorrer. O candidato recorreu e tentou um mandado de segurança para participar, mas não foi atendido.

Já em janeiro, a comissão eleitoral formatada para organização a eleição foi desfeita. Adelcio Torres, até então presidente, deixou o cargo ao fim do mandato e Graciente Maués, presidente da Tuna Luso, assumiu interinamente a gestão da Federação por ser a mandatária do mais antigo clube filiado à entidade.

A missão de Maués à frente da "Casa do Futebol" era apenas a de reiniciar todo o processo eleitoral, começando pela criação de uma nova comissão eleitoral e para convocar o pleito em um prazo de oito dias, como rege o estatuto da FPF. No entanto, passados quase 60 dias, praticamente nada foi feito.

image Após imbróglio e polêmicas, eleições na FPF são definidas para março; entenda
Federação divulgou a nova data do pleito no site oficial

image Reunião que poderia definir cronograma de eleição da FPF é adiada, afirma advogado
Segundo o presidente da comissão eleitoral, Antônio Barra Britto, novo encontro será realizado no final da tarde desta segunda-feira (07/03). Apesar disso, definição de cronograma ainda é incerta.

image Ministério Público do Pará ameaça FPF e recomenda convocação de eleições até sexta-feira
Documento assinado pelo Promotor de Justiça Savio Rui Brabo Araújo reforça que a Federação é uma associação civil que recebe verbas públicas e, por isso, pode ser fiscalizada pelo MP

Por isso, no dia 23 de fevereiro o Ministério Público do Pará (MPPA) se pronunciou por meio de recomendação formal à FPF solicitando que as eleições fossem convocadas em até 72h, sob a ameaça de responsabilidar judicialmente a presidente interina por leniência e má-fé.

O MPPA argumenta que pode intervir no caso em razão da Federação receber recursos públicos do Governo do Estado, por meio de convênio com o Banpará. O banco é o principal patrocinador do Campeonato Paraense. De acordo com levantamento feito pelo jornalista André Laurent, mais de R$ 75 milhões em recursos do Estado já foram repassados à Federeção.

Mesmo com a recomendação da FPF, o edital de convocação, até o momento, não foi publicado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES