Entenda o caso do baleamento ocorrido na casa de shows Mormaço Bar e Arte

Ferido na cabeça, jovem de 20 anos continua hospitalizado em estado grave. Autor do disparo seria um policial militar.

Redação Integrada

Na madrugada de sábado (15), Vinícius de Moraes, de 20 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo durante uma festa na casa de shows Mormaço Bar e Arte, localizada no bairro da Cidade Velha, em Belém. Baleado na cabeça, o jovem foi encaminhado para atendimento médico e segue hospitalizado em estado grave até a publicação desta matéria. O caso ganhou repercussão nas redes sociais.

O crime ocorreu por volta das 3 horas, durante uma confusão generalizada no local. O autor do disparo ainda não foi identificado formalmente, mas denúncias apontam que um policial é responsável. Vinícius foi socorrido e levado inicialmente para o Hospital Naval de Belém, que fica próximo à casa de shows. De lá, foi transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, por razão da gravidade do ferimento.

Em nota publicada nas redes sociais na noite de sábado, a casa de shows disse ter prestado socorro. O posicionamento, no entanto, foi muito criticado por frequentadores do estabelecimento, que expuseram a falta de rigor na segurança do local. 

FECHAMENTO DA CASA DE SHOWS

A Polícia Civil (PC) informou, na manhã de domingo (16), que a Divisão Administrativa (DPA) emitiria e entregaria uma determinação para fechamento do estabelecimento, o que não aconteceu até o momento.

Nesta segunda-feira (17), a PC reforçou que a DPA abriu um processo apuratório "que pode resultar na suspensão do Alvará de funcionamento da casa noturna", mas que ainda está sob investigação.

Um Boletim de Ocorrência sobre o fato foi registrado na unidade de PC que fica no HMUE, porém a investigação do caso está sob responsabilidade da Seccional Urbana do Comércio, em Belém. No registro, o atirador é apontado como sendo um policial. A denúncia também foi feita por testemunhas após o ocorrido. 

O QUE DIZ O SINDICATO DOS BARES

Fernando Soares, diretor do Núcleo de Atendimento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS-PA), confirmou os relatos. Segundo ele, o autor dos disparos é um policial militar, ainda não identificado.

O advogado da entidade sindical afirmou que muitos policiais costumam se valer de uma brecha do Estatuto do Desarmamento para ingressar em locais onde armas são proibidas. "As imagens do circuito interno de segurança já foram cedidas à polícia. O policial será investigado e punido, mas ainda não sabemos a identidade dele", disse.

A família do jovem denuncia que, após o ocorrido, policiais militares abordaram o autor do disparo, mas não o deteram. Ainda segundo os familiares, além do policial armado no estabelecimento, outros três policiais estavam à paisana, na frente do Mormaço. "Por que esses policiais não prenderam o acusado?", questiona a família de Vinícius. 

VÍTIMA DE BALA PERDIDA

Os familiares relatam ainda que Vinícius foi vítima de uma bala perdida. Segundo o relato de uma prima da vítima, que estava com o rapaz na casa de shows, em certo momento da festa uma briga iniciou na mesa ao lado da deles, com pessoas jogando baldes umas nas outras.

De acordo com a prima, um homem envolvido na confusão - que seria o policial - jogou um balde em um rapaz e, em seguida, sacou uma arma de fogo e atirou em sua direção. Contudo, a bala acabou atingiu Vinicius na cabeça, enquanto tentava fugir da confusão.

Nas redes sociais, familiares e amigos pedem orações pela saúde do jovem. Em boletins médicos divulgados neste domingo (16) e segunda-feira (17), o HMUE informou que o estado de saúde de Vinícius é grave. 

PROPRIETÁRIA TAMBÉM ESTÁ HOSPITALIZADA

Também nesta segunda-feira (17), o SHRBS-PA informou que vai prestar apoio jurídico à casa de shows Mormaço Bar e Arte e agendou uma entrevista coletiva sobre o assunto nesta terça-feira (18).

Fernando Soares, diretor do Núcleo de Atendimento do SHRBS-PA, já reuniu com o proprietário da casa de shows e disse estar estudando o caso e os seus desdobramentos para poder auxiliar o Mormaço.

Presente no estabelecimento no momento da confusão, uma proprietária do Mormaço está hospitalizada, segundo Fernando Soares. "Ela é uma mulher idosa e passou mal com o susto". A mulher, que não teve o nome divulgado, foi levada com urgência para o Hospital Naval de Belém e segue hospitalizada até o fechamento desta matéria.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM