CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Professores da rede municipal de ensino de Ananindeua entram em greve

Prefeitura de Ananindeua negocia com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) para atender as demandas dos educadores

Fabyo Cruz
fonte

Os professores da rede municipal de ensino de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), entraram em greve nesta quarta-feira (16). A prefeitura, informou na manhã desta quarta-feira (16), que está em negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) para atender as demandas dos educadores, que pedem por reajuste salarial.

VEJA MAIS

image Sintepp inicia greve e promove ato e caminhada nesta quarta (16/03)
Ato reuniu também servidores federais, que estão em paralisação e fazem mobilização nacional hoje por melhorias

image Servidores da educação preparam ato nacional por melhorias
A Greve Geral Unificada do Serviço Público quer melhorias e, inicialmente, pretende paralisar as atividades por um dia

De acordo com a coordenadora geral do Sintepp Ananindeua, Andréa Salustiano, na última reunião, realizada dia 9 de março, foram apresentadas para a prefeitura que a categoria estava em estado de greve. Como não houve avanço nas negociações, o sindicato decidiu deflagrar greve a partir do dia 16. “A prefeitura lançou uma proposta de reunião para o dia 22 de março, mas a gente solicitou que fosse feita antes, no dia 15, mas eles não aceitaram. Esperamos que nos atendam dia 16”, explicou a coordenadora.

A coordenadora do Sintepp, que também é professora da rede municipal, explica que todos os níveis da educação estão envolvidos na mobilização, desde professores da educação infantil até de Jovens e Adultos (EJA). Andréa também afirma que a categoria traçou um plano para não prejudicar os estudantes:

“Já falamos para a secretaria de educação que vamos garantir a reposição das aulas pelos dias parados a todas as turmas. Mas ainda assim o município diz que vai lançar faltas pelos dias parados, como uma forma de desmotivar os professores. Mas isso não vai acontecer porque estamos mobilizados”, afirma.

Na manhã desta quarta-feira (16), em nota, a Prefeitura de Ananindeua se posicionou sobre a greve. A assessoria de comunicação informou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu, na sexta-feira (11), às 14h, de forma on-line, o documento de estado de greve dos professores.

“A Semed ressalta que já existe uma mesa de negociação, com a pauta da valorização profissional com a categoria. A secretaria pondera que o pagamento dos profissionais da educação básica do mês de março já vai ser efetivado com o valor do piso, e também com o retroativo no pagamento referente a janeiro e fevereiro”, diz o comunicado.

A nota continua: “Secretaria de Educação esclarece que para os não docentes, o valor do reajuste é 10,5%. A mesa de negociação continua aberta, com a próxima reunião hoje, 16 de março. A Semed desconhece o motivo para a paralisação, pois está em negociação com a categoria e enfatiza que os principais prejudicados serão os alunos, que já vem de um afastamento da sala de aula por conta da pandemia da covid-19. A ainda acredita que o diálogo será a melhor ferramenta para o fim do impasse”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA