CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pacientes com problemas renais cobram repasses da Prefeitura de Ananindeua para continuar tratamento

Os manifestantes cobram repasses atrasados há mais de 12 meses, o que compromete a estabilidade financeira das clínicas contratadas e coloca em risco a continuidade dos tratamentos de pacientes renais crônicos

O Liberal
fonte

Um grupo de pacientes renais crônicos realizou um protesto, na manhã desta terça-feira (13/5), como forma de cobrar repasses da Prefeitura de Ananindeua para clínicas contratadas que disponibilizam o tratamento de hemodiálise. Segundo os denunciantes, os atrasos se estendem por mais 12 meses e comprometem a estabilidade financeira dessas clínicas e, por consequência, colocam em risco a continuidade dos tratamentos. O protesto começou por volta das 9h, em frente ao Ministério Público de Ananindeua, no Centro. Em seguida, por volta das 10h, os manifestantes seguiram para a Câmara Municipal de Ananindeua, também no Centro. 

Regina Reis, de 39 anos, acompanha a mãe, Maria de Oliveira Reis, 60, uma das 58 pessoas que são pacientes do Centro de Hemodiálise Ari Gonçalves (CEHMO). Ela conta que o problema já tem mais de um ano, sendo que a genitora já recebe tratamento no local há três anos. 

VEJA MAIS

image Justiça bloqueia R$ 50 mil das contas da Prefeitura de Ananindeua para garantir hemodiálise
A decisão foi proferida no âmbito da Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público do Estado do Pará, que acompanha, desde 2020, a inadimplência da gestão municipal com os prestadores de serviços de saúde

image Moradores denunciam falta de saneamento básico na rua Jardim Atlântico e transversais, em Ananindeua
“Quando chove, as alamedas ficam cheias de água. Fica horrível isso aqui”, diz a doméstica Maria do Socorro Miranda Teixeira, 64 anos

image Ministério notifica prefeitura de Ananindeua sobre sorteio não autorizado do MCMV
Em nota divulgada nesta sexta (2), o órgão federal afirma que “está acompanhando o caso e reforça que eventuais irregularidades serão apuradas com rigor”

“A Secretaria de Saúde não pagou a CEHMO e não renovou o contrato. A minha mãe, que faz o tratamento, pode ficar sem hemodiálise. E eu não quero tirar a minha mãe da clínica CEHMO e colocá-la em outro lugar, porque o CEHMO é equipado com tudo que os pacientes precisam. E a Secretaria de Saúde já está ligando para os pacientes falando que vai para outra clínica que é na BR. Então, os pacientes não querem sair da CEHMO. Queremos que o doutor Daniel pague, porque ele é um médico fazendo. Será que ele não tem mãe, pai, família?”, relatou. 

Reis explicou de que forma essa situação afeta os pacientes, incluindo a mãe que, além do problema renal, não enxerga, tem diabete e pressão alta. “No dia que a minha mãe recebeu essa notícia, a pressão dela subiu para 22. Ela passou mal. É muito constrangedor e desumano. Queremos respeito”, afirmou.  

image A imagem mostra a manifestação dos pacientes na Câmara Municipal de Ananindeua. (Foto: Ivan Duarte | O Liberal)

Por volta das 10h30, os manifestantes se dirigiram até a Câmara Municipal de Ananindeua para protestar pelo mesmo motivo. No local, os pacientes ergueram cartazes que cobravam a Prefeitura de Ananindeua. A Redação Integrada de O Liberal solicitou um posicionamento da Prefeitura de Ananindeua sobre o caso e aguarda retorno. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA