Fígado captado em Ananindeua viaja mais de dois mil km para salvar vida em cidade de SP

Órgão saiu de Ananindeua até São José do Rio Preto em viagem de avião no dia 5

Daleth Oliveira
fonte

Mais de dois mil quilômetros separavam doador e receptor de um fígado. Entretanto, a distância não foi empecilho para o transplante. No dia 5 de dezembro, duas médicas do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto, município de São Paulo, viajaram até o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, para realizar a captação do órgão.

Segundo o Hospital de Base, essa foi a primeira vez que a equipe responsável pelo procedimento foi formada apenas por mulheres. Além da dupla, viajaram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), mais oito tripulantes.

Ao todo, foram 17 horas para a realização do procedimento entre voo (ida e volta), captação e transplante.

De acordo com o doutor Renato Silva, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HB, foram doados os rins, captados pela equipe médica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, de Ananindeua, e encaminhados para Belém; e o fígado que foi captado pelas médicas do HB e encaminhado para Rio Preto/SP.

Segundo a doutora Allana Fortunato, cirurgiã do aparelho digestivo e transplante de fígado, uma das profissionais responsáveis pela captação do órgão, a oferta foi anunciada pela Central Nacional de Transplantes na madrugada do sábado (4).

image Segundo o Hospital de Base, essa foi a primeira vez que a equipe responsável pelo procedimento foi formada apenas por mulheres (Ascom Hospital de Base de Rio Preto)

“Saímos daqui de São José do Rio Preto na manhã de domingo. Foram quatro horas de viagem até Ananindeua, no Pará. Realizamos os procedimentos para captação e preparação do órgão para transporte. Chegamos de volta, em Rio Preto, na noite de domingo, por volta das 23h50. Ao chegar no HB, foram mais seis horas de procedimento para a realização do transplante”, explicou a Dra. Allana.

Participou também do procedimento a Dra. Paula Marques, cirurgiã do aparelho digestivo e residente do transplante de fígado.

Até às 16h de 6 de dezembro o paciente que recebeu o órgão no Hospital de Base estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA