Ananindeua adere à campanha internacional de combate à violência contra mulheres

A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira (8), no auditório da UNAMA. A programação seguirá no município até o dia 10 de dezembro, com ações que serão realizadas em diversos locais.

O Liberal

Pará registrou 18.428 ocorrências de violência contra mulher. Esse foi o assustador número de casos envolvendo agressões de natureza física, psicológica e sexual no Estado somente em janeiro e fevereiro deste ano, última atualização de casos feita pela Segup, em março deste ano. Somente em Ananindeua foram mais de três mil casos registrados. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) anunciou esta semana a realização de mais uma edição da campanha mundial “16 dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres"

VEJA MAIS

"Dependência afetiva muito grande", diz Cléa Gomes sobre mulheres que sofrem violência
Cléa Gomes é coordenadora do Fórum de Enfrentamento a Violência contra a Mulher de Ananindeua (FEV), presidente da Federação das Mulheres do Estado do Pará e coordenadora da região norte do Brasil a Confederação das Mulheres do Brasil (CMB). Atualmente está à frente da patrulha Maria da Penha, indo diretamente visitar vítimas de agressões nos mais diversos bairros de Ananindeua.

Pará tem aumento de 7,2% em casos de violência contra mulheres; 80 pessoas foram presas em setembro
O aumento é em relação ao número de casos registrados entre janeiro e agosto de 2021, em comparação ao mesmo período de 2022, com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). O número de prisões é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Lei Maria da Penha: casos de lesões corporais em mulheres aumentam 4,8% no Pará
De janeiro a junho de 2022, foram 6.050 registros no Estado. Em 2021, neste mesmo período, foram 5.774 registros

A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira (8), no auditório da Unama. A programação seguirá no município até o dia 10 de dezembro, com ações que serão realizadas em diversos locais, tendo o seu encerramento na 1ª Festa Literária de Ananindeua, que acontecerá de 01 a 4 de dezembro

Com o tema “Por uma sociedade de equidade entre homens e mulheres: Garantia da vida integral e saudável às mulheres”, o evento é uma campanha anual e internacional que visa a mobilização das pessoas e organizações para prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas. 

Curso capacita profissionais de segurança pública para enfrentamento à violência contra mulher no Pará
Formação conta com a participação de 45 agentes entre polícias militares e civis, guardas municipais e bombeiros militares.

O evento também tem o intuito de aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações em relação à temática. A programação em Ananindeua inclui ações sobre a Lei Maria da Penha que serão realizadas nas escolas, de Cidadania, Seminário inter-religioso, caminhada e a Grande Festa Literária, que será realizada pela primeira vez no município. 

Origem 

A campanha mundial “16 dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. O evento internacional é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.  

Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030” pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações. 

Programação

Dia 08/11 – Abertura Oficial  

  • Hora: 18h 
  • Local: Auditório da Unama  

Dias 07, 11, 14, 17, 21, 24 e 28/11 – Maria da Penha nas Escolas 

Dia 20/11 – Ação Cidadania  

  • Local: Praça na Águas Lindas 

Dia 25/11 – Seminário Inter-Religioso 

  • Local: Unama 

De 01 a 04/12 – 1º Festa Literária  

  • Local: Usina da Paz Icuí-Guajará 

Dia 06/12 – Caminhada/Seminário 

Dia 08/12 – Mulherando Samba  

Dia 10/12 – Encerramento com Ação Cidadania  

  • Local: Sede SEMMU 
Ananindeua
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA