Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Empresário Mário Carvalho denuncia acúmulo de lixo e entulho na Rua da Marinha

Acúmulo do material deixa moradores e empreendedores no local preocupados com doenças e mau cheiro, além de grande parte da calçada ser ocupada pelos resíduos sólidos

Eduardo Rocha

Há dois anos trabalhando na Rua da Marinha,  o empresário Mário Carvalho denuncia a falta de atenção para com essa via no bairro da Marambaia, já que o lixo e entulho em grande quantidade tomam conta do lugar. Especificamente ao longo da calçada do muro da unidade da Marinha do Brasil naquele perímetro de Belém.

image Mário Carvalho: à espera da retirada do lixo e entulho na Rua da Marinha (Reprodução: Bruno Macedo)

Mário Carvalho relata que ao longo dos dois anos de trabalho na Rua da Marinha, o problema do lixo e entulho sempre foi assim. "A gente até pede aos carroceiros para que não jogarem o lixo aí, mas eles não atendem o nosso pedido", relata. O acúmulo desse material gera preocupação nos moradores, pois atrai insetos e outros vetores de doenças e provoca ainda o mau cheiro na área. As pessoas têm de desviar do material acumulado na calçada, indo para o meio da rua.

VEJA MAIS

image Dona de casa Maria Rute denuncia falta de cobertura em ponto de ônibus na Doca
Para quem precisa se proteger do sol ou da chuva, a solução é utilizar sombrinhas, já que a parada não oferece abrigo

image Professor Erivaldo Valuar denuncia descarte irregular de lixo na avenida Pedro Miranda
Outra reclamação do professor é que não há coleta contínua da Prefeitura de Belém ao longo da avenida

Descaso

Mário conta que os moradores da área já entraram em contato com a Prefeitura de Belém por diversas vezes para que seja feita a retirada desse material da via. "Eles tiram mensalmente, às vezes, duas vezes na semana, então não tem  aquela programação para fazer a retirada do lixo e entulho", enfatiza.

O empresário tem seu negócio situado bem em frente ao local tomado por lixo de entulho. "A nossa situação é bem complicada, porque as pessoas passam por aqui, veem a situação de lixo, fora o odor, porque às vezes jogam aí restos de animais", acrescenta.

image Moradores da Rua da Marinha denunciam situação insustentável com lixo e entulho (Reprodução: Bruno Macedo)

Prefeitura

image Comerciante Léa Belarmino denuncia buraco de um ano na travessa Lomas Valentinas
A falha na pista já provocou inúmeros acidentes e danos a veículos

image Assistente administrativo Rafael Nascimento denuncia falta de sinalização na avenida Centenário
Faixa de pedestre apagada, imprudência dos condutores e falta de agentes de trânsito são as reclamações feitas por quem transita na área do bairro do Mangueirão

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, na sexta-feira (17), que enviará equipe para verificar a situação e também irá notificar a empresa prestadora do serviço para regularizar a coleta e remover o lixo e o entulho do local.

A secretaria informou, ainda, que recolhe com frequência os resíduos no local citado. "A Sesan pede à população que não descarte lixo de forma irregular. No caso do lixo doméstico, respeite os dias e horários que o carro coletor passa no bairro. No caso de entulho é disponibilizado, gratuitamente, o Zap-Entulho, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no whatsapp: 91 98499-0059".

O órgão municipal "apela para que os cidadãos se tornem agentes fiscalizadores em sua rua ou bairro, e ao presenciar descarte irregular de lixo doméstico ou entulho denunciem imediatamente através da redes sociais oficiais da Prefeitura ou Sesan".

De acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de lixo é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato, como reforça a Sesan.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS