CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Assistente administrativo Rafael Nascimento denuncia falta de sinalização na avenida Centenário

Faixa de pedestre apagada, imprudência dos condutores e falta de agentes de trânsito são as reclamações feitas por quem transita na área do bairro do Mangueirão

O Liberal

A falta de sinalização adequada na avenida Centenário, entre os bairros do Mangueirão e Bengui, em Belém, tem sido um motivo de transtorno para os moradores da área. Segundo denuncia o assistente administrativo Rafael Nascimento, uma das faixas de pedestre da via está totalmente apagada, colocando em perigo a travessia de quem passa pelo trecho. Além disso, o semáforo instalado no local é constantemente desrespeitado pelos condutores dos veículos que passam por ali. 

E ainda, outra reclamação dos moradores é que não há fiscalização por agentes de trânsito ao longo da avenida Centenário. O trecho, que perpassa os dois bairros Mangueirão e Bengui, é uma das principais rotas alternativas para os condutores, que, em meio à carência de sinalização, não respeitam quem passa pelo local. Com isso, a sensação de insegurança é constante para os pedestres que transitam diariamente pela via e precisam se locomover para cumprir os compromissos.

VEJA MAIS

image Mulher morre atropelada por motocicleta em faixa de pedestres na rodovia do Tapanã, em Belém
O atropelamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (30)

image Idoso morre atropelado enquanto atravessava faixa de pedestres na avenida Augusto Montenegro
De acordo com testemunhas, Oswaldo Gomes da Silva foi atropelado por um carro particular que estava em alta velocidade e avançou o sinal fechado

De acordo com os relatos dos moradores, o problema já é antigo e nada foi feito para contornar os transtornos. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já chegou a ser acionada para que a pintura da faixa de pedestre fosse realizada. No entanto, a avenida segue com a faixa apagada. Outros pedidos feitos foram o reforço da pintura da ciclovia que, segundo os relatos, já não existe mais, além da instalação de radares e da presença de agentes do órgão para garantir a segurança da travessia dos pedestres.

Segundo Rafael Nascimento, todos esses problemas já acontecem há seis anos no local. “Na extensão toda da Centenário, que é da Júlio César até a Augusto Montenegro, você encontra poucos pontos com a sinalização evidente para o motorista se situar. E. quando chega já bem dentro dos bairros mesmo, tanto o Mangueirão quanto o Bengui, isso dificulta para nós moradores, haja vista que a avenida Centenário corta os dois bairros. E nós, moradores, precisamos transitar, porque há comércio, igrejas, feiras. A gente precisa ir para a parada de ônibus, nos dois sentidos passam um ônibus. E essa falta de sinalização acarreta também as imprudências que são constantes”, relata.

image Faixa de pedestre apagada em um trecho da avenida Centenário (Reprodução / Wellyda Farias)

“Aí também é carro em alta velocidade, é moto passando por cima de calçada, é a ciclofaixa que não é respeitada. É o sinal que é furado, enfim, esses problemas que dificultam, causam acidentes. Inclusive, já causaram mortes. Carro em alta velocidade que já capotou para entrar e quebrou quiosques de comerciantes. A gente não encontra sequer fiscalização humana. A Semob não se faz presente na via, sendo que é uma via de muito importância para a cidade, de entrada e saída. É um fluxo constante e infelizmente são fatores que atrapalham a vida de quem mora por aqui”, desabafa Rafael.

image Tartaruga atravessa em faixa de pedestres e vídeo viraliza na web; veja
Vídeo que mostra o momento inusitado da tartaruga atravessando na faixa de pedestres voltou a circular na internet. Luzes dos postes podem ter atraído o animal que foi resgatados por pessoas que estavam no local

image Faixas de pedestres foram apagadas na Travessa Vileta após nova pavimentação
Pedestres e ciclistas temem riscos de atropelamentos devido falta de sinalização

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou, por meio de nota, que mantém fiscalizações regulares com agentes de trânsito em rondas com viaturas e motocicletas, com o apoio do guincho, para coibir imprudências e infrações na cidade. “A Semob informa que vai enviar equipe técnica ao local, para fazer levantamento da sinalização da via e providências cabíveis”, detalha a nota. 

“A autarquia orienta os condutores a obedecer à sinalização e a seguir as regras de circulação estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), legislação que regula a conduta segura no trânsito, e que são aprendidas nos Centros de Formação de Condutores para receber a habilitação. Seguindo as regras o condutor evita infrações, multas e sinistros”, completa o comunicado do órgão.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS