CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Trecho da Praia do Atalaia continua interditado para carros e motocicletas durante ‘feriadão’

Medida garante proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas, que utilizam a região para a desova

O Liberal
fonte

A faixa de areia da Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, nas proximidades da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia, continua interditada para carros e motocicletas durante este feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 8 e 11 de junho. A medida visa garantir a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas, que utilizam a região para a desova. Posteriormente, é na mesma área que ocorre a eclosão dos ovos.

A interdição é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e conta com apoio de órgãos de segurança pública. O instituto destaca que o uso do local por banhistas e a passagem de pedestres rumo às barracas de alimentos e bebidas localizadas na área permanece autorizada. O mesmo vale para quem utiliza o local para a prática do surf, kitesurf e parapente. 

VEJA MAIS

image Hotéis do Pará já tem 50% de ocupação para as férias de julho, segundo ABIH
Associação aponta que a movimentação nos principais destinos do Estado pode chegar a 80%

image Adolescente de 12 anos morre ao ser atropelada por SUV em orla de Salinópolis
O carro, que supostamente estaria desgovernado, subiu a calçada e atingiu outras três pessoas que eram da mesma família que a da vítima

image 3ª Corrida Rústica está com as inscrições abertas para prova realizada no mês de julho, em Salinas
Competição promovida pelo 44º Batalhão de Polícia Militar, este ano é dedicada a comemoração de 30 anos da corporação em Salinas

O bloqueio da área ocorre desde o carnaval. De acordo com o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, a operação não vai parar após o feriado, pois a atividade das tartarugas não para. “Por isso, contamos com a parceria de toda a sociedade que frequenta a área do bloqueio, para que continue não permitindo a entrada de veículos, a fim de resguardarmos e preservarmos as tartarugas, seus ovos e seus filhotes”, enfatizou.

Atualmente, a região interditada abriga mais de 500 ovos de tartarugas marinhas que estão sob os cuidados dos biólogos e pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PMDTM). Para garantir o crescimento seguro dos animais, o material foi transferido para um berçário previamente preparado na unidade de conservação, com o objetivo de prevenir a destruição por pisoteio, esmagamento de veículos e pelas marés.

image Turista australiano elenca o 'açaí paraense' como o melhor do Brasil; vídeo
Belém é a 11ª capital visitada por Simon, ao longo de sete meses descobrindo as belezas do Brasil. O influencer seguirá nos próximos dias por Salinas e Marajó

image Salinas, no Pará, está entre as 10 praias mais hospitaleiras do Brasil, aponta pesquisa
Ranking foi formado por meio de votações de usuários brasileiros de uma plataforma de aluguéis temporários, a Airbnb

image Promotoria Militar investiga PM suspeito de forjar tráfico de drogas durante abordagem em Salinas
Por meio de um comunicado, a defesa do militar diz que “não houve excessos” durante a abordagem, assim como também não existiu a tentativa de “forjar” uma situação ilícita para o rapaz abordado

Conservação

O diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Clésio Santana, destacou que o local faz parte da Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Atalaia, uma das 27 UCs gerenciadas pelo Instituto. O monumento é uma UC de Proteção Integral, criada para preservar os ecossistemas de manguezais, restingas e dunas do Atalaia.

“Este é um dos últimos locais preservados nessa área e que abriga diversas espécies de animais, entre mamíferos e uma rica avifauna residente e migratória, com atenção especial aos períodos de reprodução das tartarugas marinhas que sobem à Praia do Atalaia, no período noturno, para depositar seus ovos. Portanto, é dever de todos preservar esse paraíso natural em território paraense”, afirmou o diretor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ