Diretor de 'Titanic', James Cameron compara acidente com submarino com o navio histórico: 'Chocado'

O Liberal

O cineasta canadense James Cameron, diretor do filme "Titanic" (1997), fez uma comparação entre o submarino que implodiu durante uma tentativa de alcançar os destroços do navio no fundo do oceano e o próprio desastre que ocorreu com a embarcação. Nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que o submarino, que estava desaparecido desde domingo (18) com cinco tripulantes a bordo, havia implodido e que todas as pessoas a bordo são consideradas mortas.

VEJA MAIS

image Guarda Costeira dos EUA confirma mortes de passageiros do 'submarino' que visitaria o Titanic
A empresa responsável pelo submarino Titan contou que os destroços do veículo foram encontrados a 500 metros da proa do Titanic, a uma profundidade de 3.800 metros

image O que é implosão? Entenda o que o que aconteceu com o 'submarino' Titan, da expedição ao Titanic
Em certa profundidade do mar, a implosão pode ocorrer de forma espontânea

image Episódio de 'Os Simpsons' mostra submarino desaparecido e web assemelha com caso da OceanGate; veja
Seriado mostra semelhança com o caso do submersível que desapareceu no último domingo (18)

Além de ter dirigido o famoso filme sobre o desastre ocorrido em 1912, Cameron é um experiente explorador das profundezas marinhas e já visitou os destroços do Titanic por incríveis 33 vezes. Ele relatou o que sentiu em entrevista ao canal de televisão norte-americano ABC News.

"Estou chocado com a semelhança com o desastre do próprio Titanic, no qual o capitão foi repetidamente alertado sobre a presença de icebergs à frente do navio, mas mesmo assim decidiu prosseguir em alta velocidade em meio a um campo de gelo", declarou o diretor.

Cameron, que também é desenvolvedor de submarinos e construiu um submersível capaz de atingir as profundezas oceânicas três vezes mais fundo que o Titanic, comentou sobre os desafios técnicos envolvidos na construção desse tipo de veículo: "Eu compreendo os problemas de engenharia associados a esse tipo de empreendimento, pois eu mesmo desenhei e construí um submersível para explorar a parte mais profunda do oceano."

Em 2014, o cineasta realizou uma expedição às Fossas das Marianas, considerado o ponto mais profundo dos oceanos, atingindo uma profundidade de quase 11 mil metros abaixo da superfície. O Titanic estava a pouco mais de 3 mil metros de profundidade.

image Submarino desaparecido: destroços são encontrados em área próxima ao Titanic
Os destroços foram encontrados pela sonda de um navio militar canadense, o Horizon Artic, diz Guarda Costeira dos EUA

image Vidente afirma saber localização de submarino desaparecido no Oceano Atlântico
Michael Schneider diz que o subversível está cerca de 100 quilômetros do local onde o Titanic naufragou

image Guarda Costeira divulga foto de navio que está nas buscas pelo submersível desaparecido
Buscam ocorrem desde o domingo (18), quando a embarcação desapareceu. Tripulantes têm oxigênio disponível até a manhã desta quinta-feira (22).

Dentre suas expedições ao Titanic, Cameron produziu o aclamado documentário "Fantasmas do Abismo" (2003), onde convidou seu amigo Bill Paxton, membro do elenco de "Titanic", para acompanhá-lo nas viagens aos destroços, resultando nas imagens mais detalhadas já registradas da embarcação naufragada.

Durante a entrevista, o cineasta revelou que tinha uma relação próxima com um dos passageiros do submarino. "Paul-Henry Nargeolet, o lendário piloto francês, é um amigo meu", afirmou Cameron. "É uma comunidade muito pequena. Conheço-o há 25 anos. É quase impossível compreender que ele tenha perdido a vida de forma tão trágica."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA