CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ribeirinhos de Ananindeua e Marituba recebem serviço de testagem para IST

A ação faz parte do Projeto Ananin Tuba nas Ilhas

Camila Guimarães
fonte

Ribeirinhos de Ananindeua e Marituba, na Grande Belém, receberam nesta terça-feira (08) serviços de saúde voltados para o combate de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de testes rápidos para HIV, Sífilis, e Hepatite B e C, além de orientações sobre as doenças e distribuição de preservativos. 

VEJA MAIS

image Dia Internacional da Mulher: confira 5 escritoras paraenses que você precisa conhecer
As escritoras são inspiração e, através da literatura, compartilham relatos pessoas e vivências na amazônia

image Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorre complexo do Ver-o-Peso no Dia da Mulher; vídeo
Ação na área integrou programação que também chamou a atenção a políticas públicas e ações de segurança para mulheres

image Dia da Mulher: frases e mensagens para dar de presente às mulheres
Confira lindas mensagens para se inspirar e enviar para uma mulher especial

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), representa a primeira edição do Projeto "Ananin Tuba nas Ilhas", na Escola Municipal Domiciano de Farias, na ilha Igarapé Grande, em Ananindeua. Ao todo 14 ilhas foram atendidas, sendo 10 em Ananindeua e 4 em Marituba.

O diretor do SAE/CTA, e idealizador do projeto, Reginaldo Júnior, explicou que o Dia da Mulher foi a ocasião certa para realizar esta ação, uma vez que o público feminino é um dos mais vulneráveis quando o assunto é saúde. Apesar do dia, homens e mulheres puderam ser atendidos. 

“As mulheres ribeirinhas estão vulneráveis pelo crescimento do turismo na região e até mesmo pela atividade de seus maridos que trabalham com a pesca. Alguns, quando voltam de outras localidades, podem estar trazendo essas infecções para elas. O acesso à informações com relação a prevenção e o desencadeamento das doenças também é muito baixo”, explicou.

Reginaldo disse que o número de casos de ISTs nas ilhas que fazem parte dos municípios de Ananindeua e Marituba ainda é muito baixo, não porque não existam, mas por causa da subnotificação. Ele destacou que o projeto Ananin Tuba tem ainda esse objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade da região.

“Por isso também que o serviço está indo até a localidade, para que possamos fazer o rastreio e a aproximação do serviço especializado. O projeto vai analisar os casos de HIV/AIDS e ISTs para além dos centros urbanos e ter uma visão mais abrangente da população ribeirinha que vive às margens do Rio Maguari”.

Para Maria da Conceição, moradora da ilha Igarapé Grande, em Ananindeua, a ação foi muito importante, uma vez que facilitou o acesso ao serviço de saúde: “é muito bom fazer esses exames de vez em quando, porque é muito difícil sair da ilha, porque o transporte é muito difícil. É importante principalmente para as mulheres, que precisam fazer o preventivo regularmente”, ela comentou, comemorando os resultados negativos de seus exames.

Reginaldo completou que, a partir do estudo epidemiológico que foi iniciado com a visita, a expectativa é fazer a análise dos dados e traçar ações estratégicas para cada área, encaminhando os casos para o tratamento adequado. “O objetivo é fazer o acompanhamento profissional desses casos e atingir a meta de 90% das pessoas testadas, 90% das pessoas diagnosticadas e 90% das pessoas com carga viral indetectável”, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde (MS).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA