CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores das ruas Ayrton Senna sofrem com falta de saneamento

Ruas com nome do campeão, em Ananindeua, continuam amargando derrotas em saneamento e urbanização

Diego Monteiro / Especial para o Ananindeua em Revista
fonte

Andar por ruas sem iluminação pública, saneamento básico, limpeza, com lama e mato por todos os lados é um desafio. Agora vamos supor que essa pessoa precise de cadeira de rodas para se locomover, as dificuldades são intensificadas. Essa é a realidade da dona de casa Maria Auxiliadora dos Reis, de 66 anos.

Moradora da rua Ayrton Senna, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, a idosa narra uma experiência de três décadas morando na via e essa história é cheia de problemas, principalmente quando ela precisa sair de casa com a filha cadeirante.

“Desde quando eu vim morar aqui é uma dificuldade. Eu sempre conto com a ajuda dos vizinhos para carregar minha filha até a principal. Só assim conseguimos ir para o nosso destino”, contou Maria. “Além da lama, as fortes chuvas criaram fendas, buracos e desníveis que causam dificuldade para todos nós”, completou.

Condutores de carros e motocicletas precisam ter habilidade e equilíbrio para passar no trecho mais crítico da via. O risco é de atolamento e danos nos amortecedores do automóvel, já que boa parte da via está comprometida. No caso dos motoqueiros, o medo é de queda, já que eles precisam andar em “zig zag”.

image Trafegar na via é dificuldade diária (Sidney Oliveira)

Para se ter uma ideia, em dias chuvosos, o nível da água aumenta consideravelmente. “Tiveram dias que a água ficou acima do joelho. Isso é preocupante, pois precisamos de uma força tarefa para suspender os nossos bens e evitar perdas”, declarou o motorista Wilson Silva.

Há 40 anos

Com trechos íngremes, sem cobertura asfáltica, sem calçadas delimitadas ou mesmo redes para escoamento das águas de chuva, a rua Ayrton Senna tem sido motivo de constante preocupação para os moradores da região. Em especial, a comunidade questiona a ausência de um sistema de saneamento.

Outra dificuldade vivida por quem precisa morar ali é o acesso de ambulâncias e motoristas de aplicativos ao local, o que estaria gerando graves danos à saúde dos moradores que precisam de atendimento médico, principalmente dos mais idosos e de Pessoas Com Deficiência (PCD).

image Mato toma conta da via (Sidney Oliveira)

Afogados pela insalubridade, iminente risco de doenças e mau cheiro, os moradores da localidade reclamam que o problema já existe há mais de 40 anos e que tem se agravado a cada dia que passa. “Vocês observam que os próprios moradores tentam tapar os buracos como podem, pra ver se melhora um pouco nossa realidade de quase quatro decadas”, reclamou a autônoma.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informou que os serviços no bairro Icuí estão sendo realizados de acordo com o cronograma de obras e que Rua Ayton Sena já está inclusa na lista que irá receber serviços durante este ano. A Sesan informou ainda que a via irá receber as obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação, sinalização e iluminação em LED.

Em outro ponto do município

No bairro Águas Brancas, outra rua que leva o nome do campeão acumula derrotas. O motivo? Apenas metade dela está asfaltada e a outra, está irregular, cheia de buracos e mato, oferecendo risco para os moradores, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Sem pavimentação e saneamento básico, moradores reclamam que, cotidianamente, carros atolam ou caem nos canteiros. Outro precisa até guardar o veículo particular em casa de amigos em outra rua pela impossibilidade de guardá-lo na própria garagem.

Morador da rua há dez anos, Natalino Xavier trabalha com delivery de comida e, por isso, sofre diariamente na hora de fazer entregas. “Eu já tive muito prejuízo. Na hora de fazer entrega é sempre uma dificuldade, pois fazemos com veículos. Já cheguei a cair com a Kombi aqui, é uma situação revoltante”, diz Natalino.

Ele explica ainda que, o problema existe antes mesmo dele começar a morar ali. “Os vizinhos me falaram que é assim, bem antes de me mudar pra cá. Durante esses anos, diversas vezes vieram fiscais da Prefeitura avaliar a rua, dizem que vão iniciar obras, mas não passa disso”, reclama.

Em relação a esta passagem em Águas Brancas, a última nota da prefeitura informava que “a rua seria contemplada com obras de drenagem, terraplanagem, meio, pavimentação, sinalização e iluminação pública em LED”.

Ainda de acordo com a nota, “a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) esclarece que os serviços serão realizados assim que forem finalizados os trâmites de licitações”.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Minha Cidade
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA