Agosto Dourado: em Ananindeua, ações incentivam o aleitamento materno
Nos dias 10 e 12 de agosto ações educativas serão realizadas nas UBS's do município; já no dia 26 de agosto, haverá o "Dia do Mamaço"

Em alusão à campanha Agosto Dourado celebrada neste mês de agosto e que visa conscientizar acerca da amamentação para o bebê, ações de incentivo ao aleitamento serão realizadas pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
No dia 10 de agosto, às 9h, a UBS Elo I e II, no bairro do Distrito Industrial, receberá uma programação, que contará com ações educativas, além de um espaço exclusivo para amamentação. Já no dia 12 de agosto, o evento será às 9h, na UBS Jardim Amazônia, no bairro das Águas Brancas. A mobilização recebe como tema “Fortalecer a Amamentação: Educando”.
No dia 26 de agosto, será realizado o “Dia do Mamaço”, das 8h às 12h, no Complexo Esportivo e de Lazer da Cidade Nova VIII, localizado na Rua da Providência, onde marcará o encerramento das programações. Haverá rodas de conversas, atendimento nutricional, atendimento psicológico, além de atividades físicas para as mães e bebês.
VEJA MAIS
Também serão realizados aulões para gestantes, oficinas de fisioterapia no puerpério, palestras e atendimentos de saúde, atendimentos de higiene bucal para as crianças e, também, o mamaço, um ato coletivo de amamentação.
Segundo a Sesau, o aleitamento materno, embora seja um ato natural, necessita de uma rede de apoio. Isso porque, muitas das vezes, há o desmame precoce, por conta de diversas causas. Dentre elas:a rotina de trabalho atribulada das mães, além da falta de conhecimentos adequados.
Por que “Agosto Dourado”?
A cor dourada faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. Isso porque esse alimento é completo para o bebê até seis meses de idade, oferecendo todos os nutrientes necessários, sem alérgenos que podem conter em fórmulas infantis.
Por meio do aleitamento materno, incentivado pelo Agosto Dourado, o bebê fica protegido de doenças, pois recebe um alimento com valor nutricional excelente, e também adquire anticorpos da mãe.
Benefícios do aleitamento materno adequado
Os benefícios da amamentação para o bebê são: maior conexão com a mãe; menor ocorrência de cólicas, pois melhora a digestão; estimula a inteligência; menor risco de desenvolver doenças alérgicas; diminuição das chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma; estimula e fortalece a arcada dentária; previne contra a diarreia; e evita problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção.
Já para as mães, dentre as vantagens estão: redução do sangramento após o parto, ao produzir ocitocina; intensificação da perda de peso; evita a osteoporose; protege contra doenças cardiovasculares; e diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA