Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Moradores reclamam de alameda esburacada no Guamá

Na alameda São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, em Belém, moradores reclamam da buraqueira na via. O engenheiro Álvaro Nogueira e a aposentada Sebastiana do Rosário relatam as dificuldades do dia a dia

Mariana Azevedo

Na alameda São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, em Belém, moradores reclamam da buraqueira na via. O engenheiro Álvaro Nogueira e a aposentada Sebastiana do Rosário relatam as dificuldades do dia a dia.

"Agora não está chovendo, mas quando chove, lá no final da rua enche muito. Essa buraqueira aqui também está horrível, a gente anda bem atento para não cair", diz a aposentada, que mora há 42 anos no local.

image A aposentada Sebastiana do Rosário lamenta a situação da alameda. (Foto: Mariana Azevedo)

VEJA MAIS 

image Professora Iranilda Goés reclama de bueiro destampado na avenida Almirante Barroso
Na avenida Almirante Barroso, na esquina da entrada do Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza, em Belém, um bueiro destampado significa risco para pedestres e condutores. Além disso, nesse mesmo trecho, um buraco aumenta os riscos de quedas na pista. A professora Iranilda Gomes já caiu no bueiro sem tampa e faz a denúncia

image Comerciante Raquel Silva reclama de buraco na porta de sua casa no Satélite
No Conjunto Satélite, na rua Pentecostal, na esquina com a We8, bairro do Coqueiro, trecho de Belém, um buraco se abriu há cerca de 4 meses. É um trecho onde passam muitos veículos e crianças brincam de bola. Há alguns dias, moradores montaram uma sinalização improvisada com pneu. A comerciante Raquel Silva reclama da situação e teme que mais acidentes possam acontecer

image Buraco na pista traz riscos para moradores no Satélite, diz pedagoga Mara Diniz
Há 8 meses moradores no conjunto Satélite precisam enfrentar os problemas causados por um buraco na pista

Sebastiana conta que sua casa só não enche com a água da chuva porque ela já reformou cinco vezes, deixando a residência mais alta, para fugir do problema. "A minha casa não alaga porque eu mandei levantar. Sempre tem gente caindo aqui, se machucando, uma pessoa quebrou até o óculos numa queda dessas, é muito difícil viver nessa situação ", lamenta.

A moradora fala também que o problema é a tubulação do esgoto da rua, que precisa ser trocada. "A gente fica sem saber o que fazer quando enche as casa aqui. Sempre teve esse problema de esgoto", afirma.

"Eu queria que as autoridades resolvessem esse problema, porque não é de agora, é de muitos anos, mas o principal é o esgoto, tem que resolver essa parte, não adianta tapar o sol com a peneira, tem que fazer", pede a moradora.

O engenheiro civil Álvaro Nogueira, de 75 anos, mora há mais de 40 anos na alameda. Para ele, o incômodo maior é a buraqueira. "Estamos há muitos anos precisando de asfalto aqui, inclusive, tem pedidos de vizinhos que já tentaram e nada foi resolvido até hoje", explica.

"Quando chove alaga uma parte da rua, os moradores da parte lá de trás sofrem com isso, os móveis são destruídos, é um problema sério que já ocorre há muitos anos", fala.

image  (Reprodução/ Paulo Brito)

Além desses problemas, moradores reclamam também de uma árvore localizada ao lado da alameda, e quando chove os galhos do vegetal tocam a fiação do poste da via, deixando os moradores sem luz na rua. "Estamos aguardando há muitos anos essa reparação aqui na rua. Queria que fizessem um levantamento e resolvessem o problema"

Emo nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que trabalha  para alcançar o maior número de vias possíveis com ações e serviços, de acordo com o planejamento e orçamento municipal.

"A Sesan informa também que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos, e que a passagem São Pedro e São Paulo integra a relação de vias para as quais a Prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las", explica a secretaria.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS