Moradores reclamam de alameda esburacada no Guamá
Na alameda São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, em Belém, moradores reclamam da buraqueira na via. O engenheiro Álvaro Nogueira e a aposentada Sebastiana do Rosário relatam as dificuldades do dia a dia
Na alameda São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, em Belém, moradores reclamam da buraqueira na via. O engenheiro Álvaro Nogueira e a aposentada Sebastiana do Rosário relatam as dificuldades do dia a dia.
"Agora não está chovendo, mas quando chove, lá no final da rua enche muito. Essa buraqueira aqui também está horrível, a gente anda bem atento para não cair", diz a aposentada, que mora há 42 anos no local.
VEJA MAIS
Sebastiana conta que sua casa só não enche com a água da chuva porque ela já reformou cinco vezes, deixando a residência mais alta, para fugir do problema. "A minha casa não alaga porque eu mandei levantar. Sempre tem gente caindo aqui, se machucando, uma pessoa quebrou até o óculos numa queda dessas, é muito difícil viver nessa situação ", lamenta.
A moradora fala também que o problema é a tubulação do esgoto da rua, que precisa ser trocada. "A gente fica sem saber o que fazer quando enche as casa aqui. Sempre teve esse problema de esgoto", afirma.
"Eu queria que as autoridades resolvessem esse problema, porque não é de agora, é de muitos anos, mas o principal é o esgoto, tem que resolver essa parte, não adianta tapar o sol com a peneira, tem que fazer", pede a moradora.
O engenheiro civil Álvaro Nogueira, de 75 anos, mora há mais de 40 anos na alameda. Para ele, o incômodo maior é a buraqueira. "Estamos há muitos anos precisando de asfalto aqui, inclusive, tem pedidos de vizinhos que já tentaram e nada foi resolvido até hoje", explica.
"Quando chove alaga uma parte da rua, os moradores da parte lá de trás sofrem com isso, os móveis são destruídos, é um problema sério que já ocorre há muitos anos", fala.
Além desses problemas, moradores reclamam também de uma árvore localizada ao lado da alameda, e quando chove os galhos do vegetal tocam a fiação do poste da via, deixando os moradores sem luz na rua. "Estamos aguardando há muitos anos essa reparação aqui na rua. Queria que fizessem um levantamento e resolvessem o problema"
Emo nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que trabalha para alcançar o maior número de vias possíveis com ações e serviços, de acordo com o planejamento e orçamento municipal.
"A Sesan informa também que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos, e que a passagem São Pedro e São Paulo integra a relação de vias para as quais a Prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las", explica a secretaria.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA