CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Dona de casa Joana Santos afirma que rua Antônio Everdosa virou depósito de lixo

Os moradores também dizem que a via não recebe mais a passagem de carros coletores

O Liberal

Na rua Antônio Everdosa, no bairro da Pedreira, em Belém, pedestres e moradores reclamam de problemas para caminhar pela via, pois em cada ponto da rua há um aglomerado de lixos, que impedem a passagem de transeuntes e ciclistas. A moradora e dona de casa Joana Santos afirma que a rua é suja e que virou um depósito de lixo.

Joana também diz que o problema é diário, pois os lixos são depositados no local, mesmo após a limpeza da área. "A comunidade joga lixo e, no final da noite, outras pessoas de fora vêm aqui depositar mais sujeira. Essas pessoas de outras comunidades pagam até carroceiros para trazer esses entulhos. No final, fica um aglomerado de sujeiras", acrescenta.

VEJA MAIS:

image Administrador Raimundo Santos denuncia descarte de lixo irregular no Maracangalha
Em toda a extensão da avenida Leste, no conjunto Promorar, há pontos de lixo sem coleta e acúmulo de entulhos

image Aposentada Graciete Monteiro afirma que a rua H, da Marambaia, está tomada por entulhos
No local, também ocorre vazamento da água do esgoto e que o problema causa forte odor

image Professor Alex Wendell denuncia buracos, abrigo de ônibus abandonado e lixo na passagem Xingu
Problema do lixo é crônico, dizem moradores. Rua também não recebe manutenção há mais de 20 anos

O morador e autônomo José Américo diz que está cansado de observar vários pontos de lixo ao longo da via. "Eu até coloquei uma placa dizendo 'passarela dos anjos da saúde'. Mas de anjo aqui não tem nada e a saúde está longe. É tanto lixo, que essa situação está virando problema de saúde pública. Eu coloquei esse banco aqui, que é para a comunidade sentar e apreciar, mas não tem jeito com esses entulhos aqui", reclama.

image Joana Santos (Reprodução)

José diz que já conversou com as pessoas que seriam as responsáveis por jogar entulhos na área, mas afirmou que é recebido com agressões verbais. "São uns caras (carroceiros) que jogam. A gente alerta para não jogar isso por aqui e eles vêm e falam 'fique na sua se não vou te dá uns paus'. Eles (carroceiros) ficam ameaçando", detalha.

image Lixo na Rua Antônio Everdosa (Reprodução)

"Já faz um bom tempo que esses lixos estão no local. Nós que moramos próximo a esse lixo já fizemos reuniões sobre isso. Eu já até plantei um pé de acerola nessa área para amenizar o problema, mas não tem condições. É muita imundice, aqui fica fedendo. A gente faz uma vaquinha para limpeza e pensa em criar um ponto fixo para recebimento dos resíduos, mas o carro coletor não passa", diz José. "O pessoal vai jogando o lixo por aqui, está tudo acumulado há semanas e assim não tem combate", desabafa José. 

Por nota enviada na última sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que irá verificar os possíveis problemas na coleta de lixo. Caso sejam identificadas irregularidades, a empresa encarregada da coleta será notificada para corrigir o serviço.

"A Sesan solicita a colaboração da população para manter a área limpa e denunciar qualquer descarte inadequado de lixo através das redes sociais da prefeitura de Belém. Além disso, disponibilizam o serviço gratuito Zap-Entulho, que realiza a coleta de até um metro cúbico de resíduos por domicílio. Para solicitar esse serviço, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número 91 98499-0059. É importante lembrar que descartar entulho de maneira irregular constitui um crime ambiental, sujeito a uma pena de até cinco anos de prisão, conforme estipulado pelo Artigo 54 da Lei 9.605", comunicou.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS