CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Autônomo Edson Almeida diz que praça está abandonada na Vila da Barca

A praça do conjunto Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém, está abandonada há aproximadamente quatro anos. Quem fez a denúncia foi o autônomo Edson Almeida, morador da área

Mariana Azevedo

A praça do conjunto Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém, está abandonada há aproximadamente quatro anos, segundo o autônomo Edson Almeida, de 54 anos. "Temos duas praças que estão totalmente abandonadas pelo Poder Público. Essa praça aqui só não está mais feia porque nós, moradores, nos juntamos e fazemos a manutenção", relata.

Como o denunciante afirma, os bancos e brinquedos da praça foram pintados pelos moradores. Outros ajustes também são feitos pelos próprios denunciantes. "Queremos uma manutenção para voltar a oferecer o lazer aqui na praça. Queríamos pelo menos o básico, mas não fazem nada. A quadra está só buracos. Estamos cansados de esperar, e por isso nós mesmos fazemos", lamenta.

image O autônomo Edson Almeida fala sobre o abandono da praça no conjunto Vila da Barca. (Reprodução: Bruno Macedo)

VEJA MAIS

image Dona de casa Regina Oliveira reclama de calçada quebrada no Centro Comercial de Belém
No Centro Comercial de Belém, no bairro da Campina, a calçada no entorno da praça Maranhão está quebrada. A dona de casa Regina Oliveira, diz que sua mãe já escapou de cair várias vezes

image Vendedor Raimundo Oliveira diz que odor forte de urina incomoda na praça Waldemar Henrique
Na praça Waldemar Henrique, localizada no bairro da Campina, em Belém, o vendedor ambulante Raimundo Oliveira diz que o odor de urina é constante no local. A situação traz incômodo para quem frequenta a praça

image Flanelinha Márcio Almeida fala sobre riscos de postes tombados na Batista Campos
Na rua Presidente Pernambuco, no bairro Batista Campos, em Belém, há pelo menos três postes tombados. O risco é grande, segundo o flanelinha Márcio Almeida, que trabalha há 35 anos no local

A praça já não oferece mais o espaço de lazer para as crianças e jovens, por conta da estrutura ,que está comprometida. "A estrutura já está balançando, quase caindo em cima das pessoas. Nem os brinquedos já não tem mais condições das crianças utilizarem", diz.

Sem limpeza e com a rede de esgoto entupida, o local alaga em dias chuvosos. "Estamos lutando há quatro anos por melhorias. A gente vem sempre brigando por isso. Até para capinar aqui somos nós que fazemos. Se não fosse isso, estaríamos agora no meio do mato aqui fazendo essa entrevista", desabafa.

image A praça do conjunto Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, está abandonada há aproximadamente quatro anos. (Reprodução: Bruno Macedo)

O morador faz um apelo para que a situação seja resolvida, e moradores voltem a ter o lazer na praça do conjunto. "Queremos respeito, moramos na periferia, e deveríamos ser olhados com mais prioridade. Temos necessidades que não são vistas como prioridades e não chegam para nós por sermos da periferia. Então o apelo é para que chegue até nós o lazer, a cultura, o saneamento básico. Que essa praça seja revitalizada para receber as pessoas que precisam utilizá-la", fala.

Em nota, a Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb) explica que já está em fase de elaboração de projeto para a praça da Vila da Barca, no Telégrafo, e que ela já consta na programação de praças que serão revitalizadas pela Secretaria em 2024.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) não retornou até o fechamento desta edição. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) esclarece que a praça da Vila da Barca recebeu roçagem e paisagismo, por duas vezes, este ano. "A praça está na agenda de roçagem, novamente, na primeira semana de setembro", completa a nota da Semma.

 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporterVocê também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS