MENU

BUSCA

Dia Mundial do Veganismo: aprenda a preparar um bolo vegano de chocolate; vídeo

Nesta terça (1), Dia Mundial do Veganismo, a confeiteira Lorena Coelho da Silva, de Belém, ensina essa receita

Laís Santana / Eduardo Rocha

A confeiteira Lorena Coelho da Silva, 24 anos, de Belém, dá a dica sobre como preparar um bolo vegano. Para quem está disposto a conferir novos sabores, é um atrativo, ainda mais no Dia Mundia do Veganismo, celebrado nesta terça-feira (01/11).

VEJA MAIS:

De 16 para 18 anos, Lorena decidiu não comer mais nada de origem animal e enfrentou preconceito com relação a essa atitude. Mas, seguiu em frente. Ela lembra que depois do aniversário de 18 anos adotou de vez essa postura para a vida. Ela passou a ter uma visão não apenas de poupar os animais, mas, sim, um olhar vegano amplo, político, com foco no impacto ambiental, abrangendo o transporte mediante combustível fóssil em relação ao aumento do aquecimento global, a preocupação e o aprendizado com os povos indígenas e outros aspectos.

Ela observou que o problema "é como se consome a carne em um ambiente urbano", ou seja, o ciclo produtivo dese produto que implica em danos estruturais em ecossistemas envolvendo animais e o meio ambiente como um todo.

Lorena conta que, ao se tornar vegana, passou a se sentir uma pessoa mais disposta, em contraste com aquela anterior, que comia muito. "A minha alimentação ficou muito mais plural, passei a comer coisas que se eu não fosse vegana nunca comeria, e isso é importante. Antes, eu era muito "eu", a minha bolha, e, junto também com a universidade, fiz conexões com outras pessoas", destaca. Ele revela que no começo se consultava com uma nutricionista com relação à alimentação, e agora, procura manter uma alimentação equilibrada, uma dieta balanceada, envolvendo comidas ricas em nutrientes.

A jovem observa que a proteína animal pode ser substituída pela proteína de soja em receitas tradicionais. "Mas, nutricionalmente falando, o que eu comi na maior parte desses seis anos era arroz e feijão. O meu prato em todo almoço era uma pratada de arroz e feijão, porque justamente a combinação do arroz e do feijão, que é um cereal, e uma leguminosa, tem as proteínas essenciais para o nosso organismo", completa.

Receita