Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Veganismo: confira dicas para higienizar corretamente os alimentos; vídeo

Lavar verduras e frutas pode evitar problemas de saúde, como infecção intestinal; especialistas afirmam que o veganismo traz inúmeros benefícios à saúde

Camila Azevedo

Quem opta por seguir uma dieta à base de alimentos de origem vegetal é chamado de vegano. A prática envolve um amplo conceito que vai desde a escolha dos produtos ingeridos até a preferência por determinados tipos de itens que não incluem animais na composição, sejam peças de vestuário, sejam produtos de beleza. No último sábado (20), a cantora Xuxa Meneghel, declaradamente adepta ao veganismo, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo comendo alface direto do pé. A ação pode gerar problemas de saúde, como infecção alimentar, e não é indicada para os que desejam permanecer no estilo de vida, sendo necessário máximo rigor no preparo, manejo e conservação.

Assim como qualquer dieta, a vegana precisa estar cercada por cuidados de higiene para prevenir doenças vindas de agentes microbiológicos, aqueles invisíveis ao olho. Os perigos de uma limpeza deficitária também alcançam os âmbitos físicos e químicos, podendo gerar diarréia e vômito. Além disso, escolher o ambiente ideal para que esse alimento seja armazenado é indicado por especialistas como uma atividade a ser feita diariamente.

VEJA MAIS

Xuxa é flagrada comendo alface direto do pé; veja o vídeo
Apresentadora brincou com Angélica

Lei que cria Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é sancionada em Belém
O objetivo é assegurar e montar uma política municipal adequada de alimentação e combate à fome

Fome no Brasil: 60 milhões de pessoas enfrentam algum tipo de insegurança alimentar no país
Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta que 15,4 milhões de brasileiros enfrentaram uma insegurança alimentar grave

Com as devidas considerações em relação a higiene fundamental para que a pessoa tenha sucesso na dieta, o veganismo é uma prática que carrega inúmeros benefícios aos que o escolhem. A nutricionista Yamila Alves explica que algumas diferenças sobre as opções existentes são notadas: as comidas veganas ajudam na melhora da pressão arterial e redução das taxas de gordura. “Além disso, colesterol, na fração LDL, triglicerídeos e também há uma melhora no trato gastrointestinal, ou seja, mais fibra entrou nessa dieta e você tem uma melhora nos sintomas, como uma evacuação completa”, afirma.

Tudo isso pode ser acompanhado de perto por um profissional que ajude na reposição de substâncias, uma vez que a troca de alimentação pode estar acompanhada pela falta de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. “O acompanhamento [por um nutricionista] seria importante porque, ao passar de um grupo para outro, pode haver a perda ou carência de vitaminas e minerais. Por que os alimentos tem que entrar e qual a quantidade”, diz a nutricionista.

Ter cuidado com a higiene dos produtos naturais, como alface, é fundamental que a alimentação seja feita com segurança (Thiago Gomes / O Liberal)

Cozinhar com segurança e oferecer sempre o melhor é o que a empreendedora Júlia Castro, de 26 anos, segue. Dona de um delivery de comida vegana desde 2016, em Belém, ela é criteriosa na escolha dos produtos e sempre analisa com cautela o que está comprando. “Eu sempre procuro os alimentos que estejam mais bonitos, menos deteriorados, os que estão na safra, também. A gente preza muito pela qualidade. Trabalhamos muito com alface e tomate, que vão na composição do hambúrguer, então buscamos comprar o que é de melhor”, ressalta.

Cada alimento é devidamente higienizado com água sanitária própria para comida, com o objetivo de aumentar a desinfecção, água corrente e secagem. “As folhas ficam na terra, o alface vem da terra, pode ter microorganismos patogênicos. A desinfecção é importante para que a pessoa consuma um alimento que seja seguro, que ela não vá comer e depois dar uma diarréia. Os alimentos passam por várias etapas, entram no caminhão, passam pelo hortifruti, no supermercado várias pessoas podem tocar, então, é muito importante que você faça uma limpeza para garantir a segurança”, conclui Júlia.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM