Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Confira como fazer a deliciosa pizza com massa de açaí, sucesso na ‘Di Mare Pizzeria’

O empreendimento em Belém une o melhor da culinária italiana, brasileira e amazônica para surpreender no sabor

Maiza Santos

Neste domingo (10) é comemorado o Dia da Pizza e o melhor de tudo é aproveitar a data provando sabores diferentes e deliciosos dessa invenção culinária queridinha no mundo todo. Para ensinar uma receita especial desse prato, o Portal OLiberal conversou com Leonardo Mello, sócio-proprietário e pizzaiolo chef da Di Mare Pizzeria, empreendimento especializado em harmonizar o melhor da gastronomia italiana, amazônica e brasileira em Belém.

VEJA MAIS

Dia da Pizza: conheça o prato italiano que ganhou releitura paraense e virou sucesso em Belém
Dia da Pizza no Brasil é celebrado com gente reunida e massas recheadas de história paraense

Dia da Pizza é comemorado neste domingo (10); conheça a história do prato adorado pelos brasileiros
A iguaria de origem italiana é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e é preparada com os mais variados sabores, sendo vendida até como sobremesa

Pizzas doces conquistam paladares
Em Belém, pizza de banoffe está entre as queridinhas do público

Di Mare Pizzeria foi idealizada quando Leonardo Mello trabalhava em uma empresa de cruzeiros e pôde conhecer diversas vertentes culinárias pelo mundo, em especial a italiana, por meio do estilo Napolitano de Pizza. Para dar continuidade a ideia do empreendimento, ele se especializou e fez um curso de pizzaiolo em uma das principais escolas italianas. Ao lado da esposa e de alguns amigos, eles tornaram o sonho realidade e usaram inspirações pessoais para escolher o nome da pizzaria e os sabores criativos que fazem muito sucesso entre os clientes.

“Juntamente com a minha esposa Natally, meu sócio Raul Rodrigues e nossos amigos Rogério e Felipe decidimos implementá-la em Belém. Di Mare acabou de completar seu primeiro ano de existência e muitos se perguntam o motivo dela ter recebido esse nome e o porquê da nossa logo ser um ‘Tubarão surfando’. A verdade é que alguns de nossos membros possuem formação acadêmica em Oceanografia e Engenharia de Pesca, o que acabou servindo de inspiração e temática para a nossa identidade visual e nossos sabores autorais”, explica Leonardo.

Segundo Leonardo, Di Mare é mais do que um empreendimento, também possui a missão de proporcionar uma ‘experiência gastronômica única, através da harmonização do tradicional da culinária italiana com a gastronomia neo contemporânea amazônica e brasileira’. Por isso, as pizzas possuem um modo de preparo muito diferente das que são comercializadas em outros locais de Belém e os ingredientes são trazidos da Itália.

“A Pizza Napoletana vai além da massa de longa fermentação e do molho de tomate pellatti… É uma arte, considerada patrimônio cultural imaterial da Unesco. E nós, da Di Mare, fazemos questão de homenageá-la todos os dias com muito carinho e dedicação para que o cliente encontre em cada pedaço uma parte importante de uma cultura e em cada sabor uma experiência que vai surpreender”, afirma o chef.

No cardápio “navegando pelos sete mares”, há 20 opções de pizza, entre doces e salgadas, com variações veganas e ovolactovegetarianas. Elas são divididas em três categorias: Tradizionale (Vera Pizza Napolletana), Speciale (Releituras) e Di Mare (Pizzas Autorais). E vão desde sabores simples até os “exóticos”, como calabresa com mel fermentado de cupuaçu, a “Mar Negro” (com massa de carvão vegetal ativado), e a “Pororoca” (com massa de açaí, jambu, ‘tucupiry’, camarão e mozzarela de búfala).  

Como fazer pizza com massa de açaí:

- Rendimento de 6 pizzas de 30 cm

Ingredientes:

Massa:

  • 1kg de farinha de trigo tipo 00 italiana 
  • 70g de açaí em pó 
  • 600 ml de água 
  • 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico fresco
  • 25g de sal 

Recheio: 

Para o Pesto

  • 3 maços de jambu
  • 100 gramas de castanha do Pará
  • 250-400 ml de azeite de oliva extra virgem. 
  • sal a gosto
  • 600 gramas de Mussarela de Búfala 
  • 600 gramas de Camarão rosa descascado 

Para o Tucupiry

  •  120ml de redução de tucupi 
  •  600 gramas de requeijão culinário
  •  40 a 50 flores de jambu curtidas no Tucupi

Preparo da massa:

- Dissolva o fermento na água e misture o sal à farinha. Em seguida adicione a farinha à água, aos poucos, até que tudo fique homogêneo. Sove por 20 a 25 minutos. Deixe a massa descansar por 1h30 em temperatura ambiente.

- Depois, faça bolas com aproximadamente 290 gramas de massa pronta. As acondicione em temperatura de 3 a 4°C por no mínimo 48 horas. Retire da geladeira de 2 a 3 horas antes do preparo final

Preparo do pesto

Lave bem o jambu em água corrente e deixe secar. Em seguida o coloque em um processador, juntamente com a castanha do Pará e o azeite. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.

Preparo do Recheio

- Corte a mussarela em cubos e reserve. Limpe bem o camarão e salteie em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve. Ferva as flores de jambu por 2 minutos no Tucupi e reserve.

- Preparo do tucupiry

- Misture o tucupi ao requeijão culinário e reserve.

Como montar a pizza:

- Abra a massa, preferencialmente com as mãos, empurrando o ar da fermentação em direção às bordas. Adicione o pesto na base, cubra com mussarela de búfala e leve ao forno (convencional por 10 a 12 minutos na temperatura máxima) (napolitano - 90 segundos ) 

- Em seguida, disponha os camarões salteados, o tucupiry e finalize com as flores de jambu.  

Pronto! Agora é só se deliciar.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Receita
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM RECEITAS

ÚLTIMAS EM RECEITAS