Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Chá de canela: veja seus benefícios para a saúde e como fazer

A canela contém substâncias que previnem câncer, curam infecções e até auxiliam no emagrecimento. Porém, o uso excessivo da planta pode gerar doenças

Thalles Leal

chá de canela é preparado com cascas secas de árvores do gênero Cinnamomum. Além de ter um sabor intenso e relativamente doce, este chá pode suplementar diversas funções do organismo humano e prevenir algumas doençasVeja os benefícios e como fazer chá de canela:

VEJA MAIS

Chá de erva-doce: o que é, seus benefícios para a saúde e como fazer
Os benefícios que a erva-doce traz ao corpo vão desde prevenção de câncer ao aumento da quantidade de leite materno em lactantes. Confira todas as propriedades desta planta

Chá de erva-cidreira: entenda o que é, seus benefícios para a saúde e como preparar
Além de saborosa, a erva-cidreira tem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antimicróbicas e antioxidantes

Chá de gengibre: veja os benefícios para a saúde e como fazer
O gengibre tem propriedades que combatem náuseas, vômitos, inflamações, doenças cardíacas e até alzheimer

Benefícios para a saúde

A canela é rica em diversos tipos de antioxidantes, especialmente os polifenóis, fundamentais para a prevenção de câncer, doenças degenerativas e problemas cardíacos. Um estudo da Universidade de Hong Kong comparou as propriedades antioxidantes de 26 tipos de especiarias e provou que, neste quesito, a canela só é inferior ao cravo-da-índia e ao orégano.

Além disso, a especiaria tem propriedades anti-inflamatórias, regula a pressão arterial e reduz os níveis de triglicerídios e colesterol ruim no sangue.

O composto também reduz a presença de açúcar no sangue, o que previne diabetes do tipo 2.

Um estudo relacionou o consumo de canela à perda de massa gorda e aumento da massa muscular. Em média, os participantes desta pesquisa perderam 0.7% de massa gorda e ganharam 1.1% de massa muscular após 12 semanas de consumo diário de 10 gramas de canela.

Já outras pesquisas apontaram que o principal composto da canela combate diversas infecções por fungos e bactérias, incluindo salmonela, acne cáries.

Contraindicações e riscos

O uso excessivo de canela pode reduzir funções hepáticas e causar hemorragias, por conta das grandes quantidades de cumarina presente na planta.

É importante notar que a canela-chinesa, também conhecida como cássia, contém 62 vezes mais cumarina que a caneleira-verdadeira.

Como fazer chá de canela

  1. Em uma chaleira ou panela, aqueça por cinco minutos duas xícaras de água e dois paus de canela
  2. Coe e adoce a gosto.
Receita
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM RECEITAS

ÚLTIMAS EM RECEITAS