CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja quem são Gilmar Santos e Arilton Moura, alvos da operação da PF que prendeu Milton Ribeiro

Os dois teriam atuado informalmente em nome do MEC para liberação de recursos do FNDE

O Liberal
fonte

Além do ex-ministro Milton Ribeiro, a operação da Polícia Federal que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem como alvo os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. O primeiro é líder do Ministério Cristo para Todos, um ramo da Assembleia de Deus, com sede em Goiânia. Já Moura é braço direito de Santos e atua como assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos. As informações são do Estadão.

VEJA MAIS

image Operação Acesso Pago: PF ainda não cumpriu mandado de prisão no Pará
A Assessoria de Comunicação da PF no Pará informou que até o início da tarde desta quarta-feira (22), o mandado de prisão previsto ainda não havia sido cumprido

image Presidente Bolsonaro fala sobre prisão de Milton Ribeiro: 'ele responda pelos atos dele'
Ao falar sobre o caso, presidente afirmou que operação demonstra que ele não interfere PF: 'porque isso aí vai respingar em mim, obviamente'

image Deputada Vivi Reis provoca Éder Mauro, que responde: 'Cheiro de maconha'
Parlamentar do PSOL usou as redes sociais para ‘alfinetar’ o deputado do PL após a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro

Mesmo sem ocupar cargos na máquina pública, eles teriam acesso privilegiado ao governo do presidente Jair Bolsonaro, atuando informalmente em nome do Ministério da Educação, durante a gestão de Ribeiro.

Gilmar

Comparada com outros ramos da Assembleia de Deus de atuação nacional, o Ministério Cristo para Todos é considerado de pequeno porte. A igreja de Gilmar Santos está presente em cinco estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele é pastor há mais de 40 anos e preside a Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos.

Se notabilizou por pregar em diversas igrejas, para além do meio “assembleiano”.

Arilton

No ano de 2018, Arilton Moura ocupou o cargo de secretário extraordinário para Integração de Ações Comunitárias, no governo Simão Jatene, no Pará. Ele ficou menos de um ano no cargo - a nomeação foi no dia 30 de março e a exoneração no dia 1º de novembro daquele ano, conforme consta no Diário Oficial do Estado.

VEJA MAIS

image Ex-ministro da educação Milton Ribeiro é preso pela Polícia Federal
Ele é investigado por esquema de corrupção envolvendo pastores evangélicos. Também há mandados de prisão contra dois pastores

image Polícia Federal investiga desvio de recursos da educação no Pará e mais três estados
A PF está cumprindo 13 mandados de busca e apreensão e 5 prisões. Ação ocorre também no Distrito Federal, Goiás e São Paulo. Um dos mandados de prisão é contra Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação.

image Operação Acesso Pago: PF prende uma pessoa no Pará em investigação sobre recursos da educação
Mandado foi cumprido no início da tarde desta quarta-feira (22/06)

Em março deste ano, o prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB) denunciou Moura, afirmando que o pastor pediu pagamentos em dinheiro e até em ouro em troca da liberação de recursos para escolas e creches. Segundo o prefeito, o pastor solicitou R$ 15 mil antecipados para protocolar demandas da prefeitura e mais um quilo de ouro após a liberação dos recursos.

Acesso ao Governo

De acordo com o Estadão, apesar da amizade pública e do acesso diferenciado ao ministro Milton Ribeiro, o vínculo da dupla com o governo Bolsonaro é anterior à chegada de Ribeiro à pasta da educação. Quem abriu as portas do governo ao dois foi o deputado João Campos (Republicanos-GO), pastor da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, ligado à convenção de Madureira, conforme informações de integrantes da bancada evangélica.

Uma reportagem do Estadão divulgada em março mostrou que os encontros no MEC entre os dois pastores e prefeitos resultaram em pagamentos e empenhos (reserva de valores) de R$ 9,7 milhões dias ou semanas após promoverem as agendas. Ao menos 10 prefeitos confirmaram ter sido abordados pelos pastores, inclusive com relatos de pedido de propina em ouro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA